A propaganda do carnaval no Brasil é toda ilustrada com forte conotação sexual, como se pode ver abaixo:
Mas os brasileiros, nas redes sociais, patrocinaram uma campanha contra a Adidas por retratar o Brasil com conotação sexual, e o presidente da Embratur, Flávio Dino, aproveitou a deixa para desancar a Adidas que confecciona camisetas “vinculando a Copa do Mundo no Brasil a apelos sexuais”.
Na mesma esteira reagiu a secretária de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Políticas Para Mulheres, Aparecida Gonçalves, afirmando que as imagens “não retratam o Brasil de hoje”.
O motivo da revolta fez com que a Adidas retirasse os produtos das prateleiras. Eis os dois modelos abaixo:
Na camiseta esquerda a ambiguidade do coração/nádegas na frase “I love Brazil” ofendeu a nossa moral e bons costumes. Na da direita, uma mulher de biquíni e a frase “Lookin’ to score Brazil”, expressão idiomática de duplo sentido, que pode significar “Fazer gols” ou “Pegar garotas”, igualmente pode “incentivar” o turismo sexual no Brasil.
Creio que a Adidas não teve a intenção de “incentivar” o turismo sexual no Brasil: isso nós mesmo fazemos e não precisamos de mais ninguém para ajudar. A empresa, com tantas imagens de conotação sexual que produzimos, quis apenas entrar no clima, pensando em faturar, o que estava dando certo: as duas camisetas eram as que mais vendiam da coleção lançada.
Então tá. Doravante, estamos assim acertados: o Brasil só permite imagens com conotações sexuais no Carnaval. Na Copa nem pensar.
Gastaram tinta, palavras, indignações demais para coisas de menos...concordo com 100% deste post.
ResponderExcluirReflexão desconcertante,
ResponderExcluirParabéns, Parsifal!
Charles Alcantara
"Hipocrisia a gente vê por aqui!!" podia ser o slogan do brasil pelo mundo!! um bando de hipócritas isso que nós brasileiros somos...uma das coisas que mais me incomodam é isso: a hipocrisia!
ResponderExcluirDeputado, quem ganhou a eleição pra conselheiro do TCM?
ResponderExcluirSérgio Leão. Está programada uma postagem para às 14 horas.
ExcluirComo samba e futebol estão entre as diversões mais prazeirosas aos brasileiros e voce quase foi um empresário de futebol...rsrsrsrs...aqui vai essa...é inacreditável e está dentro do contexto daquela conversa.... quando emiti minha opinião sobre o que se passa no futebol de hoje. http://blogdojuca.uol.com.br/2014/02/quantos-peles-vale-um-rooney/
ResponderExcluirÉ o que eu sempre digo, meu caro: somos o país do Carnaval, do futebol e das bundas. Mas a indignação mesmo é porque a Adidas queria faturar em cima de nós usando os três em uma só camisa, sem nos pagar os royalties. Se nós tivéssemos uma participação nos lucros...
ResponderExcluirNão concordo com a camiseta da Adidas, mas também não concordo com propaganda de cerveja nacional com mulher seminua e o mesmo povo que chiou, gosta de cantar forro e breganejo "dizque" universitários, cujo refrão trata a mulher como mero objeto sexual. No dia que tiver manifestação da marcha das vadias nestes show , passo a crer que o ser humano mudou para melhor.
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ResponderExcluirTrês pilares da propaganda mantem-se nas peças veiculadas na mídia: o luxo, o humor e a sensualidade feminina (ou apelo sexual dissimulado). Só que no Brasil os marqueteiros extrapolam os limites da arte e descambam no vulgarismo dos estúpidos e ignorantes que tratam a mulher como objeto. A globeleza é o clichê perfeito dessa prática emoldurado na tela da televisão. Não gosto e me sinto ofendido em meu lar.
Negativo caro blogueiro, a promiscuidade só é permitida quando é "meidim Brazil", se vier lá de fora não vale.
ResponderExcluirSanta Hipocrisia!!!!