11/01/2014

Internet passa o rádio e é o segundo meio de busca de informação no Brasil. TV é o primeiro

Shot009

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República contratou o Ibope para medir como, e por quais meios, a população busca informações no Brasil.

O Ibope ouviu 18.312 pessoas em 27 estados e 848 municípios, ponderando as médias de sexo, idade e grau de instrução da população e apresentou os resultados do que chamou de "Pesquisa Brasileira de Mídia 2013".

> 1° quesito

O Ibope mostrou ao entrevistado cinco meios de difusão de informação e pediu que ele ordenasse, em ordem decrescente, aqueles que buscava quando desejava obter informações gerais.

O disco tinha a TV aberta, a Internet, o rádio, o jornal impresso e a revista impressa.

Os resultados:

Shot004

Observa-se que a TV aberta, com 78% de preferência, segue sendo a absoluta primeira opção de entrega de informação ao brasileiro, seguida pela Internet que, com 12% de preferência, passou o rádio, embora esse ainda seja a primeira segunda opção, com 32%.

Os impressos, jornais e revistas, são irrisórios 1% da primeira opção do cidadão.

Eu não li toda a pesquisa, e não sei se ela aferiu as razões das preferências, mas arrisco dizer que os impressos amargam baixos percentuais, porque são pagos.

> 2° quesito

No segundo quesito, mantidos os meios de comunicação e a lógica das repostas, o Ibope pediu que fossem ordenados os meios quando o entrevistado queria buscar informações específicas sobre as questões brasileiras.

Os resultados:

Shot005

O quadro não apresenta mudanças, salvo nos quesitos rádio e impressos, cujas linhas estão em cor diversa para pronta visualização. Observa-se que quando o cidadão quer informação específica sobre questões nacionais, a revista impressa vai a zero como primeira e segunda opção.

> Globo é a líder da TV aberta

Os 78% de brasileiros que dão preferência à TV aberta na busca de conteúdo e informação, têm na Rede Globo a sua rede preferida. O Jornal Nacional, com 34% de preferência, é o líder absoluto, seguido pelo Jornal da Record, com 10%.

Shot010

> Corte de renda e faixa etária

A pesquisa também faz corte de faixa etária e de renda. Os resultados, embora apresentem percentuais diversos em cada corte, mantêm a classificação geral com a TV aberta sempre com a maior preferência, seguida pela internet, rádio, jornais e revistas.

Um comentário:

  1. Posso dizer por experiência própria, que as revistas hoje em dia só tem propaganda, são 02 páginas de notícias e 04 de propaganda, enche o saco. Sem falar na falta de parcialidade das mesmas, pois todas são ligadas a algum grupo político.
    André - Tucuruí

    ResponderExcluir

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.