Ford lança conceito de carro elétrico/solar

O conceito sustentável segue movendo a indústria automobilística, que ainda não resolveu o nó da pouca autonomia e do alto preço dos carros elétricos.

Na quarta-feira (8) a Ford apresentou na CES, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, o C-MAX Solar Energi Concept: um conceito híbrido de carro elétrico com um painel solar no teto que ajuda na carga da bateria enquanto o carro se movimenta.

Shot010

O painel solar do C-MAX, desenvolvido pela Ford, SunPower e Instituto de Tecnologia da Georgia, é inteligente: move-se na direção em que os raios do Sol incidem com maior potência sobre as suas placas.

Shot009

> Fusão nuclear

Eu aposto na fusão nuclear como combustível do futuro mediato. A ocorrência já é elaborada teoricamente, mas faltam elementos para faze-la funcionar na prática.

É a fusão nuclear que faz do Sol uma enorme bateria que gera energia para o sistema solar há 5 bilhões de anos, e durará outros 5 até “apagar”, decretando o fim do sistema. Mas até lá já teremos mudado para outra Terra, ou as nossas inconsequências já terão sido o combustível da nossa extinção.

Quando dominarmos a fusão nuclear, poderemos colocar em uma pilha do tamanho de um bateria de carro, combustível suficiente para move-lo por 20 anos.

O problema ainda é domar o processo em cadeia da fusão nuclear, e prende-la dentro de alguma coisa. Foi o controle da fissão nuclear, prendendo as reações em uma cápsula, que gerou a bomba atômica quando a cápsula é aberta.

Mas não podemos condenar o estudo do átomo pela bomba atômica, porque o problema não é a fissão e nem a fusão, e sim o que de ruim fazemos com ambas, pois há coisas maravilhosamente boas para serem feitas.

Comentários

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação