Pular para o conteúdo principal

Ford lança conceito de carro elétrico/solar

O conceito sustentável segue movendo a indústria automobilística, que ainda não resolveu o nó da pouca autonomia e do alto preço dos carros elétricos.

Na quarta-feira (8) a Ford apresentou na CES, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, o C-MAX Solar Energi Concept: um conceito híbrido de carro elétrico com um painel solar no teto que ajuda na carga da bateria enquanto o carro se movimenta.

Shot010

O painel solar do C-MAX, desenvolvido pela Ford, SunPower e Instituto de Tecnologia da Georgia, é inteligente: move-se na direção em que os raios do Sol incidem com maior potência sobre as suas placas.

Shot009

> Fusão nuclear

Eu aposto na fusão nuclear como combustível do futuro mediato. A ocorrência já é elaborada teoricamente, mas faltam elementos para faze-la funcionar na prática.

É a fusão nuclear que faz do Sol uma enorme bateria que gera energia para o sistema solar há 5 bilhões de anos, e durará outros 5 até “apagar”, decretando o fim do sistema. Mas até lá já teremos mudado para outra Terra, ou as nossas inconsequências já terão sido o combustível da nossa extinção.

Quando dominarmos a fusão nuclear, poderemos colocar em uma pilha do tamanho de um bateria de carro, combustível suficiente para move-lo por 20 anos.

O problema ainda é domar o processo em cadeia da fusão nuclear, e prende-la dentro de alguma coisa. Foi o controle da fissão nuclear, prendendo as reações em uma cápsula, que gerou a bomba atômica quando a cápsula é aberta.

Mas não podemos condenar o estudo do átomo pela bomba atômica, porque o problema não é a fissão e nem a fusão, e sim o que de ruim fazemos com ambas, pois há coisas maravilhosamente boas para serem feitas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

Campanha para nomeação de Defensores Públicos aprovados em concurso

Os aprovados no concurso da Defensoria Pública do Pará, em 2009, labutam pela nomeação e, às vésperas da expiração do prazo do concurso, 23.07.2011, iniciam uma campanha para não terem as suas expectativas frustradas. No concurso de 2009 foram aprovados 148 candidatos, dos quais 56 foram nomeados e 92 aguardam nomeação. Por emenda da deputada Simone Morgado, o Orçamento do Estado, para 2011, prevê dotação para a contratação de 45 Defensores Públicos. A Defensoria Pública do Pará está recebendo, desde janeiro deste ano, os repasses financeiros já acrescido o valor da emenda citada, mas, até o momento não notificou os aprovados para nomeação, assim como não dá explicação alguma da não providência. Dos 144 municípios do Pará, 83 não possuem Defensores Públicos. Das 117 comarcas instaladas no Pará, em apenas 65 há Defensores Públicos lotados. O Grupo de Concursados requer a nomeação dos 45 Defensores Públicos para os quais o órgão possui dotação orçamentária e recursos financeiros para c...