Morreu Reginaldo Rossi. Viva Reginaldo Rossi!

Shot005

Um câncer de pulmão derrotou, em tempo curto, um dos últimos cantores de brega da velha guarda da MPB. Aos 69 anos morreu hoje, 20.12.2013, em Recife, o rei do Brega, o grande Reginaldo Rossi, ao som de quem eu dancei noites inteiras na juventude.

Seu nome de pia era Reginaldo Rodrigues dos Santos. Nasceu em Recife-PE em 1944. Começou a ganhar a vida como professor de física e matemática, enquanto cursava engenharia civil.

A carreira artística, embora ao 18 anos já cantasse rock – ele se gabava de ter sido o primeiro cantor de rock do Nordeste - e fizesse crooner em boates, inaugurou-se aos 20 anos, em 1964, na esteira do movimento da “Jovem Guarda”: com um timbre fortemente anasalado, inspirou-se em Roberto Carlos para entrar na onda.

As composições de Reginaldo Rossi, como todo brega clássico que se preze, trazia na batida característica do estilo – uma espécie de bolero acelerado – e na presença maciça dos metais, histórias de amores perdidos: o brega é uma elegia à fossa, ao amor, à traição, ao drama da boemia.

“Garçom”, talvez o seu maior sucesso, "A raposa e as uvas", uma ode singela aos tempos em que ainda era preciso permissão do pai para namorar um brotinho em flor, e "Leviana", são marcas registradas de Rossi.

Em 2000 vários e renomados artistas da MPB homenagearam Reginaldo Rossi com um tributo musical cujo título é "ReiGinaldo Rossi", onde releram as composições do “Rei do Brega”: um tesouro para quem gosta do gênero.

Reginaldo Rossi lega ao Brasil mais de trezentas composições gravadas. Foi, talvez, um dos artistas brasileiros que mais se apresentou em shows: disse certa feita que fazia uma média de 25 por mês.

Abaixo, uma das minhas preferidas de Reginaldo Rossi, “A Raposa e as Uvas”.

“Quando a orquestra
Tocava "Besame Mucho"
Eu lhe apertava
E olhava seu busto
Dentro do corpete
Querendo pular…”

Para ler um infográfico especial do G1 sobre Reginaldo Rossi clique aqui.

Comentários

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação