Senador Aécio Neves lista os 13 fracassos do PT

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), em resposta às provocações ofertadas na festa dos 10 anos do PT na presidência, discursou no Senado dizendo que o PSDB foi o “convidado de honra” da festa aceitou o convite apresentando 13 pontos em réplica:

Shot008

1. O comprometimento do nosso desenvolvimento

Tivemos um biênio perdido, com o PIB per capita avançando minúsculo 1%. Superamos em crescimento na região apenas o Paraguai. Um quadro inimaginável há alguns anos.

2. A paralisia do país: o PAC da propaganda e do marketing

O crítico problema da infraestrutura permanece intocado. As condições de nossas rodovias, portos e aeroportos nos empurram para as piores colocações dos rankings mundiais de competitividade. O Brasil está parado.

3. O tempo perdido: a indústria sucateada

O setor industrial praticamente não tem gerado empregos. Agora começa a desempregar, como mostrou o IBGE. Estamos voltando à era JK, quando éramos meros exportadores de commodities.

4. Inflação em alta: a estabilidade ameaçada

O PT nunca valorizou a estabilidade da moeda. Na oposição, combateu o Plano Real.

O resultado é que temos hoje inflação alta, persistentemente acima da meta, com baixíssimo crescimento. Quem mais perde são os mais pobres.

5. Perda da Credibilidade: a contabilidade criativa

A má gestão econômica obrigou o PT a malabarismos inéditos e manobras contábeis que estão jogando por terra a credibilidade fiscal duramente conquistada pelo país.

Para fechar as contas, instaurou-se o uso promíscuo de recursos públicos, do caixa do Tesouro, de ativos do BNDES, de dividendos de estatais, de poupança do Fundo Soberano e até do FGTS dos trabalhadores.

6. A destruição do patrimônio nacional: a derrocada da Petrobras e o desmonte das estatais

Em poucos anos, a Petrobras teve perda brutal no seu valor de mercado.

É difícil para o nosso orgulho brasileiro saber que a Petrobras vale menos que a empresa petroleira da Colômbia.

Como o PT conseguiu destruir as finanças da maior empresa brasileira em tão pouco tempo e de forma tão nefasta?

7. O eterno país do futuro: o mito da autossuficiência e a implosão do etanol

Todos se lembram que o PT alçou a Petrobras e as descobertas do pré-sal à posição de símbolos nacionais. Anunciou em 2006, com as mãos sujas de óleo, que éramos autossuficientes na produção de petróleo e combustíveis.

Pouco tempo depois, porém, não apenas somos importadores de derivados como compramos etanol dos Estados Unidos.

8. Ausência de planejamento: o risco de apagão

No ano passado, especialistas apontavam que o governo Dilma foi salvo do racionamento de energia pelo péssimo desempenho da economia, mas o risco permanece.

Os "apaguinhos" só não são mais frequentes porque o parque termoelétrico herdado da gestão FHC está funcionando com capacidade máxima.

A correta opção da energia eólica padece com os erros de planejamento do PT: usinas prontas não operam porque não dispõem de linhas de transmissão.

9. Desmantelamento da Federação: interesses do pais subjugados a um projeto de poder

O governo adota uma prática perversa que visa fragilizar estados e municípios com o objetivo de retirar-lhes autonomia e fazê-los curvar diante do poder central.

10. Brasil inseguro: insegurança pública e o flagelo das drogas

Muitos brasileiros talvez não saibam, mas apesar da propaganda oficial, 87% de tudo investido em segurança pública no Brasil vêm dos cofres municipais e estaduais e apenas 13% da União.

11. Descaso na saúde, frustração na educação

O governo federal impediu, através da sua base no Congresso, que fosse fixado um patamar mínimo de investimento em saúde pela esfera federal. O descompromisso e as sucessivas manobras com investimentos anunciados e não executados na área agridem milhões de brasileiros.

12. O mau exemplo: o estímulo à intolerância e o autoritarismo

Setores do PT estimulam a intolerância como instrumento de ação política. Tratam adversário como inimigo a ser abatido.

Tentam, e já tentaram cercear a liberdade de imprensa.

E para tentar desqualificar as críticas, atacam e desqualificam os críticos, numa tática autoritária.

13. A defesa dos maus feitos: a complacência com os desvios éticos

O recrudescimento do autoritarismo e da intolerância tem direta ligação com a complacência com que setores do petismo lidam com práticas que afrontam a consciência ética do país. Os casos de corrupção se sucedem, paralisando áreas inteiras do governo.

Ao final do discurso Aécio Neves declarou que “a grande verdade é, nestes dez anos, o PT está exaurindo a herança bendita que o governo Fernando Henrique lhe legou.”.

Leia aqui a íntegra do discurso.

Comentários

  1. Isso é resultado de tempo demais no poder, acaba em Soberba e pronto!

    ResponderExcluir
  2. Aecio Neves, venha ver como o Pará está crescendo com o Jatene e o PSDB no governo.

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, interessante que se apenas mudar o termo governo federal por governo estadual do Pará, na fala do Aécio Neves, o resultado é o mesmo.

    ResponderExcluir
  4. FORA DE ÉPOCA SÓ CARNAVAL

    Deputado

    Não posso dizer que não são verdadeiros os pontos abordados pelo Aécio, estaria sendo leviano, também não posso achar que uma simples mudança de comando possa inverter essa realidade , principalmente se o timão cair nas mãos do atual quadro do PSDB.

    Que o Aécio foi um bom gestor em nível estadual não existe duvida a interrogação é se teria capacidade de repetir o feito no comando federal? São administrações diferentes, apontar erros não gera capacidade o que transmite aptidão são as correções.

    Acho que expor as fragilidades do rival fora de época foi infantil de sua parte, ele mostrou onde pretende atacar dando tempo de uma defesa ser preparada.

    Se tomarmos a Petrobras como exemplo, saberemos que o PT agora terá bastante tempo para maquiar seu declínio buscando pequenos crescimentos localizados e fazer uma somatória deles com a Petrobras conseguindo um resultado com sinal positivo.

    Usar o tema apagão um ano antes dele ser politicamente relevante novamente mostrar o caminho que o PT pode seguir, não mostrando a via para resolvendo o problema e sim indicando que o partido que esta no comando deve armazenar impedimentos constitucionais para tirar a culpa do executivo e pendurá-la na conta dos outros dois poderes.

    Posso estar errado , Aécio talvez esteja fazendo uma jogada de mestre se tiver uma carta joker na manga para destruir as defesas que ele ajudou a criar apontando de maneira convincente que existe diferença entre justificativa e solução.

    Dois matutos caminhavam para uma área onde o solo lá estava fértil por um deles ter adubado, após algum tempo de caminhada o que não sabia onde ficava a área para plantar perguntou ao outro.

    Compadre ainda falta muito para chegarmos a onde vamos?

    Uns vinte minutos o outro respondeu.

    Mas como sabes que ainda faltam vinte minutos e não dez insistiu o amigo.

    É que esse é o tempo que falta para chegar onde eu caguei , só não sei porque você esta com tanta pressa para chegar na minha merda!

    ((((((((((MCB))))))))))

    ResponderExcluir
  5. Pô, a doméstica que trabalha aqui em casa (com seus direitos trabalhistas garantidos), conseguiu erguer sua casa em alvenaria nesse governo petista. Diga pra ela que o Lula ou a Dima são corruptos e aguente as consequências: comida salgada ou queimada. hahahaha

    ResponderExcluir
  6. O senador Aécio Neves, deveria pensar 13 vezes antes de beber e cheirar pó, ele tem que se orientar que agora quem consome droga tem que fazer o teste.

    ResponderExcluir
  7. Ei Aécio, te acalma maninho!

    ResponderExcluir
  8. O resultado vai aparecer logo logo, o descaso destes governos, conchavos de partidos não é nada democrático. A Petrobas tá no buraco,ninguem sabe por que? É só seguir os passos do Eike Bastista e do Zé Dirceu e outros, onde eles passam fica o buraco. Com PT é assim, governo do povo, pelo povo e para o povo e também para os novos ricos (milionários). Chora Brasil, choraaaa....

    ResponderExcluir
  9. senti falta de sua opinião, deputado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação