A frase acima é da senhora da foto: Rita Montalcini, ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina de 1986. Ela proferiu a frase em uma das suas últimas palestras, já com 100 anos de idade.
Rita, que faleceu ontem (30) aos 103 anos, dividiu o Nobel de 1986 com o norte-americano Stanley Cohen, pela descoberta e isolamento da proteína que faz as células crescerem, o que propiciou uma revolução no tratamento de doenças cardiovasculares e no dia em que se descobrir a cura do Alzheimer, tributar-se-á a ela a origem da proeza.
Parte da pesquisa de Rita foi feita no Brasil, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
"Após a aprovação e convite do Professor Chagas, eu embarquei em um avião para o Rio de Janeiro, carregando na minha bolsa dois ratos", referiu-se Rita sobre a sua temporada no Rio de Janeiro, por ocasião do discurso de recebimento do Nobel.
O ser humano só progride através da inteligência e da lucidez. Rita Montalcini faz parte daquele Panteão de pessoas que, efetivamente, mudaram a compreensão científica da nossa elaboração orgânica.
Se os seres humanos, a exemplo da DOUTORA RITA MONTALCINI pudessem viver pelo menos até 200 anos, com certeza teríamos um mundo muito melhor.
ResponderExcluirGostei muito do seu artigo. Lembrei de Aline, da Cidade das Pirâmides e, sugiro que veja o vídeo dela quando completou 49 anos. http://www.youtube.com/watch?v=dSagrGrBeCw&feature=share&list=UUBvY_tI9xN0wVbBqJMxSr6g
ResponderExcluirAbraços.