PMDB oficializa candidatura à presidência da Assembleia Legislativa

"Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.". (Fernando Sabino)

Shot004

Em reunião ocorrida na tarde de hoje (19), a bancada estadual do PMDB, por unanimidade, decidiu que o deputado Martinho Carmona é o candidato oficial do partido à presidência da Assembleia Legislativa do Pará.

Participaram da reunião o vice-presidente e o presidente do PMDB no Pará, prefeito Helder Barbalho e senador Jader Barbalho respectivamente.

Como partido que compõe a base aliada do governo e em tendo apoiado a eleição da Mesa para o 1º biênio, quando se elegeu presidente o deputado Manoel Pioneiro (PSDB), o PMDB opina como legítima e oportuna a pretensão de, nesse 2º biênio, pleitear junto aos deputados estaduais, inclusive à bancada do PSDB, a presidência do Poder Legislativo.

O PMDB, a partir de amanhã (19), inicia as articulações para montar uma chapa que reflita a pluralidade partidária da Casa e resulte em um melhor equilíbrio de forças entre os poderes do Estado.

Comentários

  1. Deputado, embora eu tenha enormes reservas com o PMDB e sua tropa, acho que o senhor teria muito mais futuro fora dele. Não se pode negar que a partir da sua maior participação no partido o PMDB começou a ter coragem, ou disposição para disputar e não ficar só fazendo negociatas para se dar bem em qualquer governo.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS AO PMDB, temos condição de eleger o Presidente.
    O partido tem que ir unido.
    E em 2014 o partido tem condições de candidatura própria para o governo.
    Acho que o DEPUTADO PARSIFAL seria um bom candidato a Presidência, mais vamos de Carmona mesmo

    ResponderExcluir
  3. O PMDB Pará é um grande partido! Tem um grande time, será saudável para nos e para o povo ter um presidente na ALEPA do PMDB, isto equilibra os poderes, embora tire harmonia, até por que a harmonia muitas vezes é prejudicial, precisamos mesmo é do embate saudável que sacuda a aqueles que estão no poder para que assim o povo possa espremer deles o melhor possível.
    Já estou torcendo pela chapa presidida pelo PMDB, só de ser presidente da ALEPA podendo contar com este time liderado pelo Dr. Parsifal. Já dar motivos de sobra para que o povo faça figa a favor.

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo Gomes19/11/2012, 19:46

    Acertadíssima e sensata decissão essa do PMDB. E sendo um dos representantes mais legítimos da frente que dá sustentação ao governo federal, e que hoje tem o único nome com viabilidade real para unir essa frente em 2014, que é Helder Barbalho, nada mais justo que buscar apoio do PT e os demais da base. Um bom caminho é a "Bordaleza" do PT que, inclusive saiu vitoriosa e fortalecida na sofrida eleição municipal ptista

    ResponderExcluir
  5. Getúlio Teixeira19/11/2012, 20:36

    Deputado Parsifal,

    Nada mais que legítima a pretensão do PMDB em pleitear a presidência da ALEPA. Juntamente com o PT são os partidos com as maiores bancadas individuais, além da inquestionável história em favor da redemocratização do Brasil e manutenção do status quo político. Mas porquê o Carmona?

    Desde 1994, quando surgiu no cenário político paraense, que o deputado evangélico tem demonstrado apetite voraz por cargos diretivos. O fato mais marcante aconteceu ao final do biênio 99/00, quando entorpecido pelo poder patrocinou a alteração do Regimento Interno da ALEPA, tornando-se o primeiro presidente eleito para dois mandatos consecutivos.

    Apartir daí, o que se tem visto é a tática do balão de ensaio ou marcação de espaço político. Em qualquer eleição, o deputado se apresenta, faz pressão e depois negocia. Sem falar na falta de identificação partidária. É claro que não podemos crucificá-lo(sic), mas o Partido de Ulisses e Jader tem e merece um melhor quadro a representá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Adão Carlos19/11/2012, 20:57

    BLOG Uruará em Foco,
    O presidente da ASPIATX (Associação dos Profissionais de Impressa Altamira Transamazônica e Xingu) Sr. Carlos Magno, publicou em nota sua posição contraria repudiando a atitude do Promotor de Justiça do município de Uruará PA, Dr. Arlindo Jorge Cabral Junior, onde em seu despacho determina o fechamento do Blog Uruará em Foco do Sr. Valdeci Mecca. Magno entende que está atitude atentem a liberdade de imprensa.
    Não é a primeira vez no Brasil que um blog é fechado por determinação da justiça, o caso mais conhecido foi o blog do Google, que no período eleitoral a justiça mandou tira do ar porque imitava campanha petista em São Paulo. Em Uruará já ouvi varias reclamações contra o blog Uruará em Foco por publicações mentirosas.
    A liberdade de imprensa corresponde á comunicação através da mídia, como jornais, revistas, radio e televisão, mesmo assim ainda tem seus limites. Sabemos ainda que tem muitos blogueiros que publicar matérias muito mais importante que muitas redações, e são profissionais muito melhor que certos jornalistas, o que precisamos saber é quem está fazendo a coisa certa ou não antes de chamá-lo de profissional, por causa de muitos que estão levando a coisa na brincadeira, que o ex presidente Lula chamou blogueiros de falsos formadores de opinião, já na Revista Imprensa do mês de setembro o jornalista Ricardo Kitscho, anuncia em letras garrafais que blogueiros não é jornalista, e a revista completa depois que estamos carecas de saber que nem todo blog é um blog jornalístico e nem todo blogueiro é jornalista.
    Jornalista ou não, acho que pra ser profissional é preciso viver do que faz, ser remunerado, e não aqueles que abrem um blog pra não ganhar nada, ainda permitem que políticos o utilizam para jogar contra seus adversários de forma ridícula, usam fotos de pessoas sem autorização pra fazer gracinha montando e desmontando, não respeitam a lei e desafia a justiça de modo aberto pra adultos e crianças podem vê, imagem fortes são colocadas sem restrição ou respeito por aqueles que acessam, chamam as pessoas de vagabundo e de ladrões sem prova alguma, e ainda tem os que vivem nas portas dos políticos fazendo chantagem em troca de silêncio, se Magno chama isso de imprensa, o ex presidente tem razão, pois pra mim continuar acreditando que ainda existe a verdadeira imprensa, sou obrigado a creditar que blogueiros não é jornalista,
    Acredito que os profissionais da imprensa, seja de uma redação ou de um blog ralaram bastante para intender que é preciso ter foco no futuro e esta preparado para o melhor que a vida pode nos trazer, isto gera sorte que nada mais é: a preparação encontrando-se com a oportunidade, por isso não devemos deixar que qualquer um seja chamado de jornalista .
    Meu muito obrigado aos colegas profissionais que mim entende, pois sei também que serei ignorado pelos Leigos
    Adão Carlos – Regional FM – Uruará PA

    ResponderExcluir
  7. Barco furado bem carregado, onde está o Governador Jatene que não rompe de uma vez por todas com o PMDB que so quer viver de barbalizar com as coisas publicas. Gostaria de saber quando e como o PMDB arranjaria cargos com gordos salarios para este mundareu de gente que estão a mamar nas tetas deste Governo. Acorda Jatene e rompe de uma vez por todas com estes aproveitadores do PMDB.

    ResponderExcluir
  8. É o que venho afirmando a vc deputado:Helder candidato a governador e Paulo Rocha ao Senado(claro que o vice será o PT). o que reforça o que digo é o que vai trincar de vez a relação com o PSDB amanhã com a fala do Mario Couto detonando todo o grupo RBA no senado. vamo aguardar se ee sustenta o que afirmou hoje.

    ResponderExcluir
  9. Nenhum Partido Político, ainda que no apogeu do poder, deve pugnar pela ilusória sensação da plenitude.

    A decisão do PMDB de disputar as eleições à Presidência e demais cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa consagra um instante magnânimo ao exercício da democracia no Parlamento Estadual, como bem frisou o Líder da Bancada Pemedebista, Deputado Parsifal Pontes.

    Que não haja recuo na sábia e justa decisão do PMDB, mesmo diante do sacrifício.

    É apenas uma etapa de um caminho mais longo - talvez cheio de surpresas - do que o que ficou para trás.

    A consciência de já ter vencido as hesitações de ontem e de já haver traçado um rumo definido para a caminhada do porvir.

    A maturidade política implica na sobrevivência de qualquer projeto de poder, haja vista que exige a renúncia aos velhos métodos de intolerância, de prepotência irredutível e de grosseira insensibilidade do governante aos reclamos dos que lhe dão sustentação política: base aliada.

    O segredo da estabilidade democrática está na prática quotidiana e persistente do consenso.

    Dialogar, transigir, acomodar os antagonismos, fazer renúncias e concessões mútuas, investigar, em meio às reivindicações de todos os matizes, onde está o mais equitativo e o mais justo, é dever fundamental, não só dos governos, mas também das lideranças políticas que deles participam.

    Mas, para obter-se e manter-se o consenso, não bastam a boa vontade e o mero propósito de consegui-lo.

    Bons propósitos e boa vontade, por si sós, não têm força bastante para conduzir as ações dos homens com a energia e a persistência necessárias ao êxito.

    Para isto, é preciso que haja motivação, motivação consciente, planejamento racional, certeza de que será sempre esse o melhor caminho a seguir, visão clara do como, do porquê e do para quê daquilo por que se está lutando.

    Todo o mandar é transigir!

    Não há no mundo função de mando que se sustente sem o apoio de outras forças; e não há força que compartilhe o seu apoio com outra a troco de nada.

    Cada qual formula exigências, para apoiar. A recusa pode importar em não poder mandar, porque não há mandante que chegue jamais à condição de mandar sozinho, nem mandado que não logre sempre, em algum momento, mandar alguma coisa.

    Ao governador Simão Jatene: agir como um moderador, com a sabedoria de quem usa do poder com sobriedade, sem jamais se permitir abusar do poder para impor à base aliada do seu governo direções contrárias à tranquilidade dela.

    Viva à DEMOCRACIA! Rumo dos novos tempos!



    ResponderExcluir
  10. esses pmdbistas são do c..., tem ****** roxo, estava de mais, concentraçao de poder não é bom pra ninguém, espero que esses deputados entendam e comprem essa idéia o povo vai agradecer, viva os barbalhos !!!!!!!! helder governador eu compro essa idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vislumbra-se na decisão do PMDB em disputar as eleições da Mesa Diretora da Alepa senão a justeza da alternância da direção institucional daquela Casa.

      Quaisquer outras ponderações são meras e descabidas especulações que em nada contribuem para o processo da eleição em comento.

      O momento é de eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, só isto, nada mais que isto. Não há outros contextos nem conjecturas.

      Excluir
    2. Ronaldo Gomes20/11/2012, 12:34

      É claro que outros contextos existem. É claro que a presidência da ALEPA determina posições no tabuleiro de 2014. Não há "purismo" na eleição para a mesa diretora da ALEPA e todas as conjecturas possíveis são pautadas nesse percurso. E o PMDB está cada vez mais na pauta do dia, dos contextos, das conjecturas.

      Excluir
    3. Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las. (VOLTAIRE)

      Sempre admirei essa frase. Acho que ela tem tudo haver com a filosofia da democracia, com a idéia de liberdade que é inerente a todo ser humano, embora muitos assim não o queiram.

      Voltaire, poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista francês. Ele defendia a liberdade de ser e pensar diferente.

      Filósofo, amante da sabedoria, ou seja, da verdade, Voltaire nos deixou inúmeras lições democráticas e de vida, entre as quais destaco:

      "A primeira lei da natureza é a tolerância; já que temos todos uma porção de erros e fraquezas.

      "A alma é um fogo que convém alimentar, que se apaga se não a alimentarmos".

      "Todo o homem é culpado do bem que não fez.”

      Excluir
    4. Ronaldo Gomes21/11/2012, 10:25

      Também conheço Voltaire, como conheço Maquiavel.

      Excluir
  11. HÉLDER 2014!!! EU VOU!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Volto a dizer que a escolha do PMDB em apoiar o Jatene no segundo turno (2010) foi um tiro no pé. Se com a Ana estava ruim, com os bicudos espertos ficou pior. A Muralha Amarela que se formou no estado mostra bem isso. Agora vamos combinar que essa candidatura ficaria bem melhor com o Senhor. Carmona chegando lá mais uma vez, dará uma bana ao partido e ficará amigo de infância dos Maioranas.

    ResponderExcluir
  13. Como um Barbalho ainda quer ser Governador do Estado, se ele como Prefeito de Ananindeua é lembrado somente pelo Baile da Flores e Casamento Comunitario que a Prefeitura patrocinava? Este pessoal pensa que o povo se esquece rapido de como esta gente barbalhiza o dinheiro publico. Quero estar vivo para ver a derrota do PMDB se isto vier a se concretizar. Por outro lado o mensaleiro Paulo Rocha esta inelegivel ainda nas proximas eleições.

    ResponderExcluir
  14. martinho carmona??????? o pmdb age certo por linhas tortas...!! muito tortas!!! voce deveria ser o candidato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela menção ao meu nome, mas eu jamais desejei ser candidato a presidente da Alepa. Eu não teria foco para a missão, pois isso exige um dedicação para a qual eu não estaria disponível e não poderia colocar meu nome apenas para atender uma vaidade pessoal.

      Excluir
  15. Deputado a Lei Maior assegurou aos partidos políticos competência para, no âmbito interno, estabelecer normas de fidelidade e disciplina.

    Desta forma, o Ministro Cesar Asfor Rocha, enfatizou que:

    "...não há dúvida nenhuma, quer no plano jurídico, quer no plano prático, que o vínculo de um candidato ao Partido pelo qual se registra e disputa uma eleição é o mais forte, se não o único elemento de sua identidade política, resumindo que o candidato não existe fora do Partido Político e nenhuma candidatura é possível fora de uma bandeira partidária".

    Pergunta-se ao jurista Parsifal:

    Ainda que secreta a votação, se a Executiva Regional de um Partido fecha questão quanto ao apoio da bancada (composta por um único deputado) em favor de determinado candidato à eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa em que tem assento, e esse deputado quanto à decisão partidária se rebela e vota contra a orientação objeto daquela decisão, tal fato constitui infidelidade partidária, comprovada a indisciplina? Essa falta pode culminar na perda do mandato?





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em o partido fechando questão e registrando isso em ata de reunião partidária sim. Todavia, em caso de votação secreta, não é possível ação alguma contra o detentor do mandado pois não é possível provar que ele não seguiu a orientação partidária, devido ao sigilo do voto que é um princípio, juridicamente, impossível de ser quebrado.

      Excluir
    2. "Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las." (VOLTAIRE)

      Sempre admirei essa frase. Acho que ela tem tudo haver com a filosofia da democracia, com a idéia de liberdade que é inerente a todo ser humano, embora muitos assim não o queiram.

      Voltaire, poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista francês. Ele defendia a liberdade de ser e pensar diferente.

      Filósofo, amante da sabedoria, ou seja, da verdade, Voltaire nos deixou preciosas licões democráticas e de vida, entre elas, destaco as seguintes:

      "A primeira lei da natureza é a tolerância; já que temos todos uma porção de erros e fraquezas".

      "A alma é um fogo que convém alimentar, que se apaga se não a alimentarmos".

      "Todo o homem é culpado do bem que não fez.”

      Excluir
    3. Deputado, desconsidere a resposta que postei aqui, porque não se dirige ao que o Senhor respondeu, mas, ao que foi respondido por um internauta anteriormente. Já procedi a postagem no lugar certo. Obrigada!

      Excluir
  16. PMDB: 8 deputados;
    PT : 8 deputados;
    Eliel Faustino (PR) 1 deputado;
    Edmilson Rodrigues (PSOL): 1 deputado;
    João Salame (PPS): 1 deputado.

    Total: 19 votos.

    21 votos representam a maioria na Alepa, que tem 41 deputados. Tudo indica que será a eleição mais acirrada nos últimos 30 anos à Mesa Diretora daquela Casa. Sem previsão de vencedor!

    Deputado Parsifal os 19 votos acima relacionados já estão fechados com o candidato do PMDB à Presidência da Alepa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há expectativa desse número como meta de largada, mas só é possível afirmar que votos estão fechados quando eles caem na urna.

      Excluir
    2. Edmilson já informou que votará em Branco....Então a disputa será pelos 40 votos

      Excluir
  17. Ricardo, o algoz20/11/2012, 23:53

    Falta contabilizar os deputados evangélicos, esses vão com o Carmona com certeza! O PMDB que "indicou" um bucha de canhão, vai se ferrar porque o Carmona leva esta.
    Pô, anônimo das 15:40, Jurista! Isto é brincadeira sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parsifal, além de Deputado Estadual, é advogado, com notável saber jurídico. Na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, na qual tem assento, exercita a liberdade do seu pensamento e a altivez de suas atitudes, virtudes inerentes aos que estudam e praticam o direito.

      Excluir
  18. O deputado José Megale alardeia ser o futuro Presidente da ALEPA, porque, segundo ele, as ORM (Organização Rômulo Maiorana) é a tutora midiática da sua candidatura à Presidência da ALEPA.

    De fato, diariamente, o Jornal O LIBERAL tem se empenhado a consolidar o candidato, que afirma ter lançado e garante será vitorioso. Megale vem recebendo, também, apoio explícito do Blog do Bacana.

    1 - Jornal O LIBERAL, edição de segunda-feira (19 de novembro de 2012), Coluna Repórter 70, EM POUCAS LINHAS:

    "O governador Simão Jatene, a partir desta semana, passa a dedicar a sua atenção às negociações para a mesa da Assembleia Legislativa. O candidato preferencial é o deputado tucano José Megale."

    2 - Jornal O LIBERAL, edição de terça-feira (20 de novembro de 2012), Repórter 70, EM POUCAS LINHAS:

    "O governo trabalha rápido na articulação para garantir a eleição da Mesa da Assembleia Legislativa, em dezembro. As negociações até agora já garantiram 23 votos.

    Mas os tucanos esperam ter, no final da semana, o número de votos sufucuentes para eleger o candidato José Megale e garantir a permanência do poder nas mãos do PSDB."

    3 - Jornal O LIBERAL, edição de hoje (Quarta-feira, 21 de novembro de 2012), Coluna Repórter 70, EM POUCAS LINHAS:

    "As negociações para eleger o deputado José Megale presidente da AL estão restritas ao âmbito do Legislativo e sendo conduzidas pelo candidato e o presidente Manoel Pioneiro.

    Somente num segundo estágio mais avançado é que o governador Simão Jatene entrará nas articulações. A verdade é que o PSDB não abre mão da presidência do Poder."

    Ressalte-se, que na edição de Domingo, 18 de novembro de 2012, o Jornal O LIBERAL, Coluna TuttiQui (fls.18, do Caderno PODER), se reporta a Alepa noticiando a disposição da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa de romper com o PMDB na Casa. Em seguida veicula matéria sob o título MESA Força, na qual destaca o deputado José Megale como o próximo Presidente da Alepa.

    Observa-se que o apoio midiático das ORM para eleger como Presidente da ALEPA o deputado José Megale, de cuja candidatura se dizem tutores, veicula notícias desencontradas e contraditórias, especialmente quando envolve o governador Simão Jatene.

    Deputado PARSIFAL PONTES, comente a evolução das negociações à eleição da Mesa da Alepa, se possível relatando o que se encontra definido. Obrigada!



    ResponderExcluir
  19. Deputado Parsifal Pontes, o Jornal DIÁRIO DO PARÁ, edição de hoje (quarta-feira, 21 de novembro de 2012), na Coluna RD Repórter Diário, Linha Direta, entre outros fatos, registra o seguinte:

    "Depois do lançamento da candidatura do peemedebista Martinho Carmona, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Pioneiro, tem falado em adiar a eleição da Mesa Diretora para 15 de janeiro. Sem explicar os motivos.".

    Deputado, percebe-se uma nítida manobra em decorrência do voto do Deputado João Salame, que toma posse na Prefeitura de Marabá em 1ª de janeiro de 2013, haja vista que o voto deste parlamentar na eleição da Mesa Diretora é impossível de ser manipulado pelo candidato José Megale, vez que o Deputado João Salame decididamente votará no Deputado Martinho Carmona, cujas razões do Parlamentar eleitor, além de justas e legítimas, são de notório conhecimento de todos.

    Deputado PARSIFAL PONTES, compulsando as disposições do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, que tratam das atribuições, funções e prerrogativas do Presidente daquela Casa, não encontrei amparo regimental para que Sua Excelência possa decidir isoladamente o adiamento da eleição da Mesa Diretora para o 2º biênio da Legislatura, uma vez que, regimentalmente, está fixado no Art. 11, II, que "a partir de 1º de dezembro, do segundo ano da legislatura, haverá reuniões preparatórias para a eleição da Mesa Diretora, para o segundo biênio.".

    O Art. 5º, caput, daquele diploma legal (Resolução nº 02/94), estabelece que "A Assembleia Legislativa reunir-se-á, anualmente, na Capital do Estado de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1ª de agosto a 15 de dezembro, independentemente de convocação.".

    Deputado PARSIFAL PONTES, se estatuto legal em comento determina as reuniões preparatórias para eleição da Mesa Diretora para o 2º biênio da Legislatura a partir de 1º de dezembro do segundo ano da Legislatura, depreende-se, inequivocamente, da forma mais cristalina e absoluta, que a eleição deverá ocorrer dentro da sessão legislativa em curso, jamais cabendo convocação extraordinária para aquele fim (eleição da Mesa Diretora), por ausência de suporte regimental pra tal convocação extraordinária. No máximo poderia se adotar, por analogia, o rito previsto no Art. 18, caput, do Regimento Interno daquela Casa.

    Deputado PARSIFAL PONTES, apelo para que faça um post acerca da matéria aqui analisada, que é do interesse de todas as bancadas partidárias, um estudo mais minuncioso e esclarecedor, que não deixe lacunas jurídicas ou legais pertinentes à essa questão.

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvindo esse rumor, protocolei na manhã de hoje (21) um requerimento à Presidência, expondo os argumentos que você narra e requerendo que seja marcada a data da eleição, como determina o Regimento, entre 1 e 20 de dezembro (houve, em 2008, emenda ao Regimento estendendo a sessão legislativa a 20 de dezembro e não mais 15).
      Como são apenas rumores a intenção de adiar para janeiro, prefiro, ainda, não tratar o assunto aqui.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação