Planalto anunciará novas medidas afirmativas para negros

Shot010

Dando prosseguimento à política de exigências do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado pelo Congresso em 2010, o Planalto gesta mais um pacote de ações afirmativas que complementam aquelas já tomadas, como a política de cotas para negros nas universidades.

> Adoção de cotas para o funcionalismo público

O carro chefe do pacote, que deverá ser anunciado no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), é a adoção de cotas (30%) para negros no funcionalismo federal, o que poderá ser seguido pelos estados nas suas respectivas legislações funcionais.

As medidas afirmativas vão além e abrangem todo o espectro das relações públicas e privadas com o negro, como a criação de incentivos fiscais à iniciativa privada que fixe metas de preenchimento de vagas por negros, incentivo diferenciado à produtores culturais negros, auxílio financeiro aos negros cotistas nas universidades e reserva de bolsas para estudos no exterior.

> Negros são 50,7% da população brasileira

O Estatuto da Igualdade Racial define o negro como sendo aquele que se diz “preto ou pardo”. Os dois juntos compõem mais da metade dos quase 191 milhões de brasileiros, conforme o quadro abaixo:

Shot005

Podem ser vistos no quadro abaixo os principais pontos das ações afirmativas a serem anunciadas pelo Planalto:

Shot006 

É o Brasil se consolidando rumo a uma das maiores e melhores democracias do mundo.

Comentários

  1. Que maldade o Zenaldo está fazendo com um jovem com obesidade mórbida. O rapaz é obrigado a ficar em pé no meio da calçada da João Paulo II, segurando uma bandeira do Zenaldo. com isso, atrapalha, com seus mais de 150 kg, os pedestres e demais pessoas que praticam atividades na via.
    Realmente esse Zenaldo é um ser sem consciência mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Sacanagem anônimo 21:13, agora ele vai ,sem escrúpulos ,demitir o jovem que perderá os 30 "paus" por dia para balançar a bandeira do Zenaldo.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de assistir ao debate. O Edmilson desta vez detonou com o Zenaldo. Edmilson mais seguro, com maior conhecimento da cidade, só tem que administrar melhor o tempo nos próximos dos debates que ainda restam. O Zenaldo está com discurso vazio, superficial, parece que nao tem projeto para a cidade. O desespero realmente deve ter batido na porta do 45.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato o Edmilson mostrou mais conhecimento e propriedade do assunto (acabei de escrever uma postagem sobre isso e a programei para a primeira do dia), mas não creio que ele tenha "detonado" com o Zenaldo.

      Excluir
  4. Deputado, porque os pardos são considerados negros se, teoricamente, são descendentes de brancos e pretos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa definição foi muito discutida por ocasião da votação do Estatuto e decidiu-se observar os dados estatísticos para juntar os dois grupos por proximidade econômica.
      As estatísticas mostram que os pardos vivem problemas sociais similares ao pretos, como baixa escolaridade e taxa similar de desemprego. Além disso os pardos também são afrodescendentes com carga genética e fenotípica mais aos pretos que aos brancos.
      Mas a definição, para os efeitos legais, é auto declaratória, ou seja, se um pardo se declarar branco a instituição que o está recebendo não pode dizer o contrário, assim como os negros não são obrigados a se submeter às cotas e podem, mesmo se declarando como tais, refutar as políticas afirmativas.

      Excluir
  5. Zenaldo, o que voce vai fazer com a educação básica municipal?
    - Ah, deixa pra lá!
    Zenaldo, o que voce vai fazer na saúde do municipio?
    - Ah, deixa pra lá!
    Zenaldo, o que voce vai fazer com o saneamento da cidade?
    - Ah, deixa pra lá!
    Zenaldo, o que voce vai fazer com a cultura?
    - Ah, deixa pra lá!
    Zenaldo, o que voce vai fazer com o lixo?
    - Ah, deixa pra lá!

    ResponderExcluir
  6. Caro parsi onde fica o mérito nessa tão falada política de cotas,Priorizaseva corbelha detrimento

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação