A onça bebendo água

onca

O Partido dos Trabalhadores, que eventualmente perde nessas eleições municipais o seu tradicional quinhão eleitoral em Belém, sua para retomar, ou manter, estratégicos municípios no interior, com vistas a erigir palanques em 2014.

> Governador do Estado se movimenta no final

Na reta final da campanha, na esteira do PMDB que desde o início pisou na estrada em apoio as suas mais de 90 candidaturas majoritárias e mais de 1500 proporcionais (o maior número de candidatos no Estado), o PSDB e o PT cuidaram de sair a regar a horta.

O governador Simão Jatene (PSDB), depois da volta do Japão, amiudou as viagens ao interior, tratando de pentear as plumas dos tucanos que lhe gritam provimento.

> Ministro da Saúde é cabo eleitoral federal

O PT, sem maior intendência no Estado, apela para o Planalto e traz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para um périplo pelo Estado.

Em Santarém ele tenta colocar torque na candidatura do PT que se bate com o PSDB, mas o chão que separa esse daquele não deverá ser vencido pelos gritos do ministro no palanque.

Em Parauapebas a mesma aventura se repete, com a particularidade de ser esse um dos municípios mais estratégicos do Pará, no centro da maior província mineral do mundo.

Padilha também passa por Marabá, centro geopolítico do Sul do Pará, onde o PT compõe a chapa do PPS, encabeçada pelo deputado estadual João Salame, que faz o candidato do PTB, apoiado pelo PSDB, suar aos cântaros para tentar reverter a virada aplicada pelo socialista.

> O vale do Acará e o Tocantins

O PT também disputa dois importantes municípios da macro região do Acará-Tocantins: Abaetetuba, em coligação com o PMDB (vice) onde tenta retomar o poder do PSDB, cuja prefeita tenta a reeleição, e em Cametá, onde também tenta voltar à prefeitura.

Em Cametá o PSDB coliga-se com o PMDB, cujo candidato a prefeito trava uma acirrada queda de braço com o PT que disputa palmo a palmo os votos do eleitorado da terra dos Romualdos.

> Castanhal

No Nordeste paraense o PMDB deverá conquistar a cidade capital: Castanhal, estrategicamente localizada às margens da BR-316, de onde emana influência geopolítica difusa para todos os vértices das suas bordas.

Após 07.10, portanto, veremos o Estado com uma correlação de forças equilibrada para 2014, faltando, para completar o quadro, o resultado de Belém.

Comentários

  1. Deputado,
    Digo que não conheço toda as regiões que vc destacou na postagem.
    Agora Marabá e minha terra a 40 anos.
    Essa eu conheço muito bem.
    Escreva o que vou afirmar e guarde para depois da eleição confirmar.
    Em Marabá o Sebastião Miranda vai ganhar com aproximadamente 15% de diferença para João Salame.
    Todas, digo, todas as pesquisas (do João e do Tião) não refletem o que acabei de afirmar.
    Lembre bem: 15% a favor de Sebastião Miranda.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Deputado, situação que se presa não perde eleição! E parece que isto não vale para Ananindeua. Como pode um Prefeito que praticamente nadou em dinheiro, dinheiro este conseguido com o prestigio de seu pai, de sua mãe e do Priante, fazer uma administração pifia, que será lembrado sempre pelo Baile das Debutantes e pelo casamento comunitário que a Prefeitura patrocina. Penso que a tatica do Dr. Jader de colocar o maximo de candidatos para bater chapa com o Pioneiro não está dando certo e parece que teremos a maior derrota no Estado do PMDB. Uma pena o povo de Ananindeua não merece ter politicos desta estirpe.

    ResponderExcluir
  3. " Alô TRE: Governo Jatene faz campanha irregular de TV com comunicado da COSANPA, na prática foi um Direito de Resposta do Zenaldo !!
    Depois de dar uma tremenda bola fora, com a paralização das obras do BRT, o governo do Lorota resolveu correr atrás do prejuízo e dar uma ajudinha no seu candidato, para tanto vem usando o seu panfleto pago com o nosso dinheiro, O Liberal, com matérias produzidas para "limpar" a barra do governo.

    Contudo, com a certeza da impunidade de quem tem tantos familiares de juízes em seu gabinete, Jatene deu ordens para que a COSANPA lançasse mão de um comunicado oficial, que foi ao ar na TV Liberal no intervalo da novela Avenida Brasil deste sábado, que não se contentou só em informar a população sobre a atitude da empresa, o que já era uma ação política eleitoreira, mas foi além, acusou que estava havendo manipulação eleitoral do fato, numa atitude típica de um Direito de Resposta da campanha do Zenaldo, só que ilegal.

    É preciso que o TRE haja imediatamente, o governador Jatene cometeu um ato ilegal que demonstra abuso do poder econômico e propaganda ilegal. Uma vergonha !!


    Postado por Vicente Cidade às 22:35"

    ResponderExcluir
  4. Em belem a
    Melhor opção seria Priante estou achando dificil
    Pra ele
    Edmilson é a marca da baixa qualidade e atraso
    Para belém

    ResponderExcluir
  5. Caro Deputado, concordo com o 1o comentarista. Em Marabá o Tião Miranda leva... E leva bem, não sei se com os 15%, mas que João Salame não tem chance .... Ah isso não tem

    ResponderExcluir
  6. O crescimento da candidatura do Zenaldo é explicável. O Governo Simão Jatene é bem avaliado pelo povo de Belém e seu aval tem sido decisivo, porque gera a esperança de que juntos, Governo do Estado e Prefeito de Belém, poderão trabalhar melhor pelo bem-estar da população.

    ResponderExcluir
  7. É Parsifal em Parauapebas a coisa não está boa para o PT não, em todas as pesquisas divulgadas até agora, o candidato do PSD Valmir da Integral aparece na frente, uma penas!!

    ResponderExcluir
  8. Deputado, em Tucuruí-Pa o Sancler leva fácil fácil, onde se anda ve-se que o povo ta com o Prefeito, re-eleição na certa. e o senhor o q acha?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação