A Alpa, as pedras, o Ruy Barata e os bois

Shot002

A imprensa publicou ontem (28), com ar de novidade, que a implantação da Aços Laminados do Pará (Alpa), em Marabá-PA, está suspensa "porque o governo federal retirou do orçamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) deste ano uma hidrovia crucial à siderúrgica.".

Se você é leitor usual desse blog já leu mais de uma postagem onde afirmo que a Alpa jamais foi intenção da Vale e que a mineradora usará quaisquer artifícios para se desincumbir da implantação, que só ocorrerá se houver imposição política.

> Esperando Godot

A Vale alega que "aguarda definição da solução logística por parte do governo federal", que seria a conclusão da hidrovia entre Marabá e Belém, que eu já afirmei aqui também, não ser prioridade para o governo federal, que sempre arreda do orçamento da União os recursos ali alocados para detonar as pedras que "impedem" a navegação no trecho citado.

O "impedem" está aspeado porque há controvérsias sobre a inviabilidade das barcaças navegarem entre as pedras: basta saber o caminho das pedras para por elas navegar.

> Engasgando-se com mosquito

A Vale alega ainda que interrompeu a terraplenagem para a planta da Alpa por problema na desapropriação de uma área.

Imaginem... Caso a Vale quisesse a Alpa no seu portfolio já teria, ela mesma, resolvido o impasse, ou vocês acham que a Vale, para parafrasear o Ruy Barata, acostumada a montar em cobra grande, vai se escanchar em poraquê?

O certo é que nos estão enrolando há tempos e a bancada federal do Pará está indo tomar cafezinho e bater fotos com o vaqueiro ao invés de ir procurar o dono (quero dizer a dona) dos bois. Assim, como dizia o meu pai, os bois não dançam.

Comentários

  1. Deputado, e o Priante, segundo o Bilhetim ele já é o quarto! Será que ele ficará com menos votos que o Sérgio Pimentel? É o PMDB caindo pelas tabelas, quem diria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe que a sua oposição ao PMDB ou ao Priante empane a sua análise do quadro político eleitoral do Estado.
      O PMDB jamais "caiu pelas tabelas": é o partido que mais cresceu no Brasil e, há 10 anos, faz o maior número de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e senadores do Brasil. É também o segundo partido em números de deputados federais e o quarto partido com o maior número de votos nominas no mundo.
      No Pará, o PMDB tem o maior número de prefeitos e vereadores e tem a maior bancada da Alepa. O PMDB fará, novamente, nessa eleição de 2012, o maior número de prefeitos e vereadores no Pará e no Brasil.
      Estenda um pouco a sua visão e você enxergará que o Pará não se resume a Belém, portanto, há eleições municipais fora da capital e elas são tão importantes quanto as de lá.
      Sucessos e insucessos eleitorais há em todos os municípios e para todos os candidatos e o PMDB, como disputa em todos, terá muitos insucessos, mas fará o maior número de sucessos.

      Excluir
  2. Continue a colocar em frases compreensíveis os problemas, pois assim compreendemos e nos posicionamos!

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, hoje em Ananindeua tem casamento comunitário patrocinado pela Prefeitura do Helder. Este casamento e o baile das debutantes são as unicas obras estruturantes deste Governo. Como querer ganhar eleição com estas atitudes? É por isto que os candidatos apoiado pelo atual Prefeito estão patinando. Geralmente os filhos são a cópia do pai mas este Helder foge do trabalho como o diabo foge da cruz. O Barbalhão deve ficar raivoso com o Barbalhinho pois o mesmo com tanto dinheiro não fez nada pelo nosso povo. Uma vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você só enxerga o que deseja ver, ou só argumenta o que lhe convém é uma prerrogativa dos seus próprios óculos dar-lhe a vista e uma forma conveniente de exercitar política eleitoral contra quem elegemos como adversário.
      Repito-lhe, todavia, já que cisma sempre em tocar a mesma nota, que as obras do Helder em Ananindeua são muitas. Procure-as sem os olhos eleitorais e você as verá, independente de quem for eleito para suceder-lhe, pois o povo tem o direito e a ocasião de mudar para quem quiser e como quiser.
      Eu não creio, por exemplo, que o povo de Ananindeua não elegeu o candidato do Pioneiro, quando elegeu o Helder pela primeira vez, porque o Pioneiro não trabalhou. Não creio, ainda, que o povo de Ananindeua reelegeu o Helder, vencendo o Pioneiro, porque aquele só tenha feito bailes e esse não tenha feito nada.
      A política vai bem além dessas paixões sem causas.

      Excluir
  4. Parsifal, entre suas atribuicoes como deputado estadual o que poderia ser feito a respeito do patrocinio do estado com o carnaval da escola de samba do reio Imperatriz Leopoldinense. E um absurdo o estado financiar esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tudo o que podemos fazer é protestar.O Estado tem prerrogativas orçamentárias para esse tipo de patrocínio.

      Excluir
  5. A Vale é poderosa. Quem deu tanto poder a ela? E os políticos dessa terra, vão continuar abençoando a Vale? São muito$ o$ motivo$, né deputado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tantos assim a nível estadual. O poder mesmo vem do governo federal, que suplanta os bagrinhos, nós, estaduais.

      Excluir
  6. SEM ALVARÁ O PEDRAL SERÁ ETERNO COMO O DIAMANTE

    Caro Parsifal

    Aprofundando no tema, acho que no caso da demora na conclusão das eclusas juntou a fome com a vontade de comer, o governo não queria gastar e a Vale sem tal conclusão ganhava tempo quanto ao problema Alpa.

    A Vale só tem uma única meta o LUCRO e me parece não notar qualquer tipo de lucro na Alpa e sim prejuízo embora pequeno, como então imaginar que ela não se movimente para protelar ao maximo tal projeto usando todas sorte de artifícios?

    Existe em Belém um major da Aeronáutica aposentado de nome Perine que é especialista em explosivos (Trabalha para a Comara) que entregou um estudo detalhado na Setran (Inicio do governo da Ana) sobre as pedras no trajeto da hidrovia e garante em 180 dias liberar o trafego para qualquer embarcação capaz de navegar nas outras áreas, com um custo 80% menor que o previsto pelo governo federal.

    Se existe solução com custo e prazo menor que o previsto falta o que? Falta vontade de ir contra o que a Vale quer , apenas isso! Quem poderia pressionar a empresa se satisfaz com esmolas em migalhas e fica tudo no faz de conta.

    Quer que as pedras deixem de ser um problema coloque um eterno alvará de lavra de diamante onde hoje estão as cachoeiras no nome da Vale.

    Você que é da região tem consciência que todo velho garimpeiro afirma existir ótimos exemplares lá, será que a Vale desconhece tal fato?

    Todo vez que a água baixa no pedral existe pessoas arranjando algum xibiu ali e uns maiores próximo a ilha da Bagagem, mês passado saiu um que foi vendido por três mil reais no local e revendido em Belém por sessenta mil!

    Sem tal alvará a Vale fará o pedral ser como o diamante, eterno!

    MCB



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MCB,

      Você tem razão. Quanto aos diamantes, todo os vale do Tocantins, no trecho Tucuruí acima, tem diamantes e o garimpo de brilhantes já foi grande na região. Meu pai, inclusive, comprava xibius para revender.

      Excluir
  7. Deputado, meu comentario sobre o puxao de orelha nos parlamentars paraenses do PMDB nao foi publicado. Ressalto, que nao ofendi ninguem, foi um comentario muito respeitoso por sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não houve comentário algum moderado nessa postagem. Caso o seu comentário não tenha aparecido pode ter ocorrido erro no blogger. Por favor, repita-o e ele será publicado.

      Excluir
  8. Isso era quase inevitável com a eleição de Jatene. Sem pressão política, no que o governador é um zero a esquerda,não haverá siderúrgica. Lembremos, o projeto só começou com pressão da ex-governadora Ana Júlia e ação firme do presidente Lula.Nestes quase dois anos, enquanto Jatene corria atrás da quimera da taxa de mineração, embargada no STF, vem deixando, calado e inerte, a Vale parar as obras da ALPA.

    ResponderExcluir
  9. O que o Jatene fez nesses dois anos de governo.? Opcoes. A) promoveu a filha dele Isabela Jatene por meio do ProPaz. B) empregou um monte de acefalos com DAS. C) promoveu a inseguranca publica no estado. D) superfaturou contratos com a Delta no aluguel de carros. E) deixou cair a nota no ideb. F) endividou em mais de 2 bilhoes o estado. G) todas as respostas anteriores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação