Atrás do biombo do Poder Legislativo

shot001

Reportagem de o “Diário do Pará” de domingo (04), assinada pela jornalista Rita Soares, “reacerta” o deputado estadual Divino dos Santos (PRB).

O jornal já denunciara que a doméstica do deputado era paga com verba parlamentar, o canal de TV fechada pagava-se com verba indenizatória e que o deputado ressarciu despesas de lazer em um balneário maranhense com o erário.

Revelou-se ainda que várias despesas com combustíveis foram feitas com intervalo de tempo e quantidade que não justificaria ser o veículo do deputado o que estava sendo objeto das despesas.

> Assessores do deputado fizeram as denúncias

As denúncias foram feitas por funcionários do gabinete do deputado, insatisfeitos por ele estar-lhes subtraindo valores salariais: é o assunto da reportagem de domingo (04) do “Diário do Pará”, que revela possuir áudios nos quais o deputado Divino conversa com assessores determinando-lhes que paguem de 5% a 10% dos salários para o PRB, seu partido.

Em alguns casos, segue a matéria, “o repasse compulsório pode chegar a 50% e boa parte seria embolsada pelo próprio deputado.”.

> Deputado Divino se defende

Em sua defesa o deputado Divino alega que a assessora que trabalha em sua casa e o pagamento do canal de TV fechada eram pagos com a verba indenizatória porque na sua residência funciona seu escritório político: isto é temerário, dificilmente convencerá a justiça e não convence o cidadão.

Alegou ainda que o lazer ressarcido ocorreu por erro, mas não apresentou a devolução do respectivo valor à Alepa, o que poderia elidir a despesa.

Quanto ao combustível, procede a alegação de que foram vários veículos abastecidos. As despesas com combustível têm base legal no exercício do mandato e para isto o deputado não usa somente um veículo, não abastece em uma só cidade e não precisa, necessariamente, estar no local onde houve a despesa.

> Descontos nos salários é pratica inaugurada pelo PT

O desconto de 5% a 10% do salário dos assessores para o partido é uma prática inaugurada no Brasil pelo PT que tem nela a sua principal base de arrecadação. A prática já foi questionada na Justiça, mas não há decisão até o momento.

O PMDB, por exemplo, demanda que os parlamentares estaduais e federais da legenda autorizem o débito nos seus contracheques a crédito direto na conta do partido. Os assessores, no entanto, não estão obrigados a contribuir.

> Divisão de salário com deputado resolve-se com concurso público

A respeito de “dividir” o salário com o deputado, não é a primeira vez que esta prática se desnuda e ela não acabará enquanto o deputado permanecer com a prerrogativa de apontar o número de assessores de acordo com a verba que dispõe para isto.

Defendo que, à exceção do chefe de gabinete e de um motorista, todos os demais funcionários do gabinete sejam funcionários concursados do Poder Legislativo.

Como a desculpa do delito é a ocasião, precisamos começar a fechar estas brechas ou jamais teremos o respeito do distinto público.

Comentários

  1. Sempre fui avesso a ministros evangélicos assumirem cargos públicos (vereadores, prefeitos, secretários, deputados, governadores, senadores, ministros etc).

    Não existe compatibilidade entre o púlpito e a tribuna.

    A respeito, JESUS disse:

    “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”,

    ou seja, uma vez pastor, sempre e unicamente pastor, não se podendo gastar tempo com outra atividade.

    E mais, quando o sujeito se envolve nesse tipo de conduta, a escandalizar a Igreja, desacreditar a chamada de DEUS, para tal há uma séria advertência do FILHO DE DEUS:

    “É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó (pedra de moinho), e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos”.

    Se o Pastor-Deputado ou Deputado-pastor DIVINO (e olha só o nome) não pagar pela Justiça dos homens, o que é provável ocorrer pelos numerosos precedentes, da Justiça de DEUS ele não escapa.

    ResponderExcluir
  2. Parsifal;

    O que você achou da avaliação do estado do Pará no IDSUS - Índice de Desempenho do SUS realizado pelo Ministério da Saúde, cujo resultado nos deixa na condição de "a população mais mal servida do país"? Será que toda esta propaganda do governo Simão Jatene em investimentos na saúde pública condiz com o tão esperado processo de recuperação deste status? Para mim é evidente que não, e o choque com a realidade é inocultável.

    Quando vejo notícias locais da "reativação do Presença Viva", que se propõe a sair em caravana pelo interior do estado uma vez por outra, como um circo que percorre várias cidades com suas atrações, e depois disso vejo o Jornal Nacional mostrar unidades (periféricas) de saúde do sul do país, super equipadas e com investimentos nas carreiras dos técnicos - em caráter permanente, me sinto um cidadão do estado que governa pior a questão da saúde pública.

    Há tempos que o governo do Pará vem substituindo a palavra "carreira" em saúde pública por coisas como: contratações sazonais (políticas) de levas de servidores temporários, terceirizações políticas com prestadores de má qualidade, convênios generosos com cooperativas, etc. E isto certamente passa pelos "biombos" da ALEPA.

    Por falar em ALEPA, causa-me a sensação do "tragicômico" ouvir que um mesmo deputado "identifica-se" com a polícia militar e a saúde pública. Um dos olhos do deputado só pode ser uma prótese. Isso é uma piada de mau gosto; só usando o "colírio alucinógeno do macaco Simão".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita-me observar que os dados levantados pelo Ministério da Saúde para emitir o relatório em tela foram somente até o ano de 2010, ou seja, por este relatório não é possível avaliar se o atual governo, que assumiu em 2011, avançou na área de saúde ou se mantém os mesmos índices do governo anterior.

      Excluir
  3. deputado,é verdade que o senador Jader está com cancêr no sistema urinário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade. O senador fez apenas uma pequena cirurgia de próstata e já está totalmente recuperado.

      Excluir
  4. Deputado, corrige essa informação.

    Todo mundo sabia, que o PT tinha os 20% era publico e notório. Mas a pratica de rateio de salário com o deputado é mais velho que andar pra frente.
    Aqui no Estado eu conheço inúmeros que faziam isto a décadas, alguns que ainda estão no poder.
    Esse repasse não era para o partido, mas pra si mesmo.
    E a quantia é de 50%.

    Posso acreditar em qualquer coisa, menos que o Sr. não tinha conhecimento dessa velha prática e nem quem sempre fez isto. Por favor deputado. Menos.
    Atribuir esta criação exclusivamente ao PT é igual reconhecer que Steve Jobs inventou o computador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convido-lhe, por favor, a ler novamente a postagem com mais atenção.
      Lá não está escrito que é exclusivamente do PT a prática de determinar desconto de assessores nomeados em cargo ou função de confiança. A palavra "exclusivamente" não está escrita em lugar algum do texto.
      Afirmo que o PT inaugurou a prática apenas. Afirmo, ainda, que tal prática já foi questionada na Justiça, que até o momento não se pronunciou sobre a sua legalidade, portanto não é possível dizer que é ilegal a cobrança.
      Quanto a dividir salários, também não afirmo que eu não sei de nada. Ao contrário, observo que a prática é feita em todo o Brasil e dou a solução: acabar com assessorias de deputados e instituir o concurso público para todos os cargos e funções do Poder Legislativo, com as duas exceções citadas.
      Portanto, por favor, permita-me observar que eu é que não acredito que você possa ter lido a postagem até o final, ou não teria feito o tipo de comentário que elaborou.
      Este é um dos problemas do leitor apressado: não depreende o conteúdo do texto em toda a sua forma, porque não tem paciência para ler todo o teor do mesmo.

      Excluir
  5. Deputado, o que falta voces da ALEPA cassar o mandato deste Pastor Deputado Divino. Ele fez tantas barbalhices que não merece estar no meio de voces. A Monica Pinto e fichinha comparando as barbalhidades feitas por este Pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desvio de finalidade de verba indenizatória não é conduta punida com cassação e sim com devolução dos valores glosados.

      Excluir
  6. Infelizmente não pega nada com quem rouba a ALEPA, este negocio de pagar domestica com dinheiro publico e não pegar nada foi iniciado pela Vereadora do PMDB Vanessa que pagava sua domestica com o dinheiro da Camara. Na Camara ela foi absolvida com louvor mas na Justiça do Trabalho foi condenada a indenizar esta domestica.

    ResponderExcluir
  7. Deputado o senhor sempre faz pastagens sensatas, sem negar as mazelas do poder legislativo, mas sem querer ser falso moralista ou paladino da justiça. Porque o senhor não se candidata a presidente da alepa? Acho que o senhor tem condições de arrumar a nossa Casa.

    ResponderExcluir
  8. Caro Deputado, roubar dinheiro da Alepa atraves de funcionários não é crime? Quer dizer que se ele recolher este dinheiro que roubou segundo o que diz o Estado do Pará de ontem ele pode continuar fazendo companhia a voces? Já tive conhecimento de gente que esta preso por roubar uma lata de leite para dar de comer a um seu filho e este Pastor Deputado é pego fazendo barbalhidade com o nosso dinheiro e não pegar nada é o cumulo. Parsifal voce não precisa ter colega deste tipo e que tal voce fazer uma campanha para moralização da ALEPA começando com a cassação deste Pastor Divino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coisas não podem acontecer da forma sumária como você sugere. A devolução dos recursos elide a parte civil. A parte penal está ao encargo do MPE, que já está de posse das denúncias (A Alepa, inclusive, já enviou a documentação requerida) e enviará ao Procurador Geral que procederá a apuração dos fatos denunciados.
      Caso o deputado seja condenado no processo penal caberá à Alepa cassar-lhe o mandato.
      Antes disto, o mandato que o eleitor lhe concedeu (e pode tira-lo) deverá ser respeitado.
      Observe sempre que a responsabilidade maior por um mandato é do eleitor e é exatamente por isto que é muito importante saber em quem se está votando.

      Excluir
  9. O que preocupa é a banalização da semvergonice que corroe a ALEPA

    ResponderExcluir
  10. esse episódio - pode explicar as crises na economia de muitos> paises, como agora na europa...> > > >

    curso rápido de economia e capital de giro.> > um viajante chega numa cidade e entra num pequeno hotel.> > na recepção,entrega duas notas de r$100,00 e pede para ver um quarto.> > enquanto o viajante inspeciona os quartos.

    o gerente do hotel sai correndo com as duas notas de r$100,00 e vai
    até o açougue pagar suas dívidas com ...o açougueiro.

    este pega as duas notas e vai até um criador de suínos a quem,
    coincidentemente, também deve r$200,00 e quita a dívida.

    o criador, por sua vez, pega também as duas notas e corre ao
    veterinário para liquidar uma dívida de... r$200,00.

    o veterinário, com a duas notas em mãos, vai até a zona quitar a
    dívida com uma prostituta.

    coincidentemente, a dívida era de r$200,00.

    a prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel , lugar onde, às
    vezes, levava seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas
    acomodações. valor total da dívida: r$200,00.

    ela avisa ao gerente que está pagando a conta e coloca as notas em
    cima do balcão.

    nesse momento, o viajante retorna dos quartos, diz não ser o que
    esperava, pega as duas notas de volta, agradece e sai do hotel.

    ninguém ganhou ou gastou nenhum centavo, porém agora toda a cidade
    vive sem dívidas, com o crédito restaurado e começa a ver o futuro com
    confiança!

    moral da história: não queira entender economia!

    mas o capital você viu como gira!!!!!!!!!!!!!!!.....

    ResponderExcluir
  11. Deputado, a justiça não resolve nada, não cassa ninguem
    como exemplo sito o Duciomar, um falso médico que desde o primeiro dia de seu mandato faz barbalhidade e nada pega com ele. O Senhor não acha que o que fez este Pastor Divino é caso de cassação? Que tal uma campanha que começe com a cassação deste individuo para a moralização da ALEPA? Roubar não é caso de cassação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, peço-lhe que modere os termos, pois a publicação do seu comentário, acusando o deputado Divino de "roubo" já é o suficiente para que ele me processe por calúnia (se você não assina o comentário o responsável por ele sou eu).
      Tecnicamente o deputado não cometeu roubo e sim desvio de finalidade da verba indenizatória, o que não tem como pena a cassação dentro do âmbito do Poder Legislativo.
      Há um processo legal a ser seguido e este já iniciou com o envio da documentação exigida pelo MPE para instruir o processo que a Procuradoria de Justiça poderá impetrar.
      Para todos, desde o inocente até o mais asqueroso culpado, a lei garante o sagrado direito de defesa. Condenações sumárias não mais existem no mundo civilizado.

      Excluir
  12. Pelo que o Sr. diz ser Deputado é tirar passaporte para roubar porque mesmo com provas a ALEPA não toma providencia para meter este pseudo Pastor na cadeia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alepa já tomou as providências que lhe cabem: enviou toda a documentação referente às prestações de contas e a contratação da assessora ao MPE, a quem cabe a ação penal, ou de improbidade competente. O Poder Legislativo não é titular de ação penal e nem civil pública.
      Se você quiser se dirigir ao MPE, cobrando celeridade nas providências, como cidadão, pode pleitear esta informação do MPE da mesma forma que cobra da Alepa.

      Excluir
  13. COMEDIA DO DIVINO SUPLENTE ou DIVINO SACOLÃO EIS O TO BE!

    Caro Deputado

    Eu tinha certeza de que você é um dos políticos que custa em prometer, entretanto cumpre o que promete!

    Acho que o uso do cachimbo é que faz ter boca torta, se como pastor o Divino estava acostumado na cobrança de dizimo de quem ouvia sua pregação como Divino deputado também se sentiu no direito de cobrar o dizimo, porem depois de algum tempo segundo alguém de seu gabinete ele foi alertado que cobrava não de quem ouvia seus ensinamentos e sim de quem lhe ensinava como pregar na ALEPA!

    Para corrigir esta falha ele então como não podia passar sacola de coleta pelo plenário, dirigiu sua sacola de oferta rumo a mesa da Alepa onde o dizimo se materializou com quitação de despesas domesticas como gasolina e estadia e educativas como TV e jornal!

    Como não deve haver restrições religiosas segundo nossa constituição ele não cometeu desvio de conduta, afinal ele pregava o vinde a mim minhas criancinhas tratando os deputados como crianças em dever religioso porque queria o paraíso para todos como pode ser lido em Lucas18,15-17 , “Em verdade vos declaro : quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará”

    Contudo não são só os que serão salvos que renegam palavras de fé, lembro um mal- agradecido pastor que anos atrás perturbou um empresário através de sua sogra para ter uma ajuda em sua campanha, o empresário então pediu que ele lhe indicasse um bairro onde queria ser ajudado pois iria lhe conseguir nele os votos da classe que a pregação do pastor não alcançava mas a dele empresário sim!

    Indicado o bairro (Águas Negras) o empresário cumpriu sua palavra e colocou uma Brasília rodando no bairro anunciando o jingle que traria os votos da classe prometida, porem depois de apenas um dia e meio o pastor de nome Wanderley desistiu da ajuda pela força da mensagem sem ao menos agradecer, alegando que seria pecado ter votos usando uma mentira!

    Jingle que traria os votos facilmente identificáveis que o pastor não alcançaria:

    “Pastor Wanderley
    Juara Juara que é Gay
    Wanderley é irmão
    Sua mulher Sapatão “ Bis ,Bis
    “Vote nele”

    Pelo exposto o termo sacolão se faz correto, afinal o Divino não é um mala porem também não podemos dizer que se trata de uma simples sacola!

    Quando ao quase anônimo que fazia cobranças de postagem da Comedia do Divino, esse devera continuar em sacrifício de suplência!

    MCB

    ResponderExcluir
  14. Parsifal, a ALEPA que esta tão sem moral para nada, que tal abrir um procedimento contra este Pastor Deputado Divino pelas bandalheiras, o termo é este mesmo que ele fez com o nosso dinheiro? Garanto que o povo que se liga em politica ficaria feliz se colocassem na cadeia este individuo. Não é possivel que a ALEPA para moralizar a Casa não possa fazer uma sindicancia para apurar estas romanices que este Pastor Deputado fez ou faz com o nosso pobre dinheirinho. É por isso que ninguem acredita em politico, mesmo os que são sérios pois eles fazem o que querem com o nosso dinheiro e nada acontece. Acho que a Santa Monica da Alepa é fichinha comparado a este individuo.

    ResponderExcluir
  15. Qual a moral da ALEPA em abrir procedimento contra esse ou aquele, ela não consegue nem fiscalizar ela mesmo vai ter moral para fiscalizar quem? Só se for para fazer mais pacotes, afinal os políticos do Pará não conseguem si quer fazer intervenção contra as tomadas de decisões em Brasília seja de quem quer que seja, manda mais que o Governador e parlamentares do Pará, há não ser, os PTralhas que saqueiam os recursos federais sem precisar de bancada, vejam o que Bernadete Tem Catem ficha suja dona do INCRA, se apossou do dinheiro dos territórios da cidadania que é para os municípios considerado territórios, que não é o caso do Lago de Tucuruí, há anos se pleiteia e ninguém consegue homologar o território do entorno do lago, daí a “Cara” amiga do “Cara” tem acesso ao recurso através do INCRA, e de forma política negociando com os prefeitos e o interlocutor passa a ser o SINTRAF recrutando as famílias e agindo também de construtor (construtora de encomenda), para construir minha casa minha vida no pacote já pré estabelecido, isso nunca vai acabar enquanto esses parlamentares estiverem de olhos vendados, boca fechada e bolsos e cuecas cheia.

    ResponderExcluir
  16. olha deputado as mortes de criança no regional em tucurui,ta quase iqual o da santa casa.ta feio,ja morreu outra mulher

    ResponderExcluir
  17. Sou funcionario do Deputado Pastor Divino, e não existe nenhum tipo de divisão salarial dentro do gabinete isso é um absurdo já trabalho com ele desde quando ele era vereador em ananindeua e por sinal o mais votado, mas infelizmente existem meia duzia de pessoas que não se adequaram ao trabalho e agora ficam inventando mentiras absurdas!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação