Incoerência ideológica ou imposição cronológica?

No FrontPage o comentário de Yan Rodrigues dos Santos sobre a privatização dos aeroportos pelo PT.


shot006

A oposição no Brasil não sabe contar a sua história. Quando acusado de “privatista”, Geraldo Alckmin cobriu-se de adesivos de estatais. Os tucanos, renegando o próprio programa, não abriram o bico para defender as privatizações do governo FHC.

Só agora que o governo Dilma festeja a privatização de três aeroportos é que o PSDB se levanta. Ora, a reivindicação de um triunfo político tem de vir antes, e não depois, das eleições.

Em vez de ficar acusando o PT de “pirataria”, o PSDB deveria é explicar ao povo que, primeiro, é ele o dono original da ideia; segundo, a situação sempre se opôs a ela; e, terceiro, a desestatização é positiva, necessária e urgente.

É preciso cobrar a incoerência ideológica da presidente e do seu partido. A oposição precisa se lembrar, às vezes, de que é oposição.”.

Yan Rodrigues dos Santos (yan.rodrigues.santos@gmail.com)

Comentários

  1. A diferença é que o governo decidir criar 3 novos aeroportos pra depois de 2014 (evento privado) ele pode criar, mas hoje não dá pra criar uma vale do rio doce nova porque a concessão "eterna" está na mão da Vale.

    Simples.

    Com todo respeito, quem se faz de besta pra achar que é fim do mundo precisa aprender que coerente mesmo seria o governo não gastar um unico centavo pra implementar obra nenhuma pra esse evento privado, ai sim, seria coerente, contudo, se o governo fosse o PSDB, já teriam vendido até a cueca do Pelé pro Ricardo Teixeira ficar bem na foto. Estou Certo ou Errado? Né Petrobrax?

    Ora por favor, eu sou do adepto do ditado, quer pressa? Gastar mais? Vem e faz, não tem que ser responsabilidade de ESTADO (e não governo) patrocinar luxo de evento privado, cada um que se vire.

    Eu já acho um absurdo a oposição querer precionar o governo pra gastar mais do que da conta pra atender o calendario da copa, pra mim isso é coisa de bandido criminoso que compactua com a lambança de dinheiro público, coisa de bandido sem escrupulos mesmo, em vez de se preocupar com escolas, tão preocupado com estádio, e depois vem com papo de dizer que brasileiro é vagabundo, vagabundo são esse bando de irresponsáveis que querem ser campangas da fifa e fica incentivando a confecção desse bando de obras sem o cronograma adequado pra garantir a economia do gasto público, nome disso que aprendi com a minha avó é coisa de quem não tem o que fazer, porque se tivesse tava pensando em como melhorar e não como piorar o que já tá ruim.

    Belém não teve condições fisicas nem de receber um joguinho de uma seleçãozinha como essa do MANO, e os manés achavam que isso aqui tinha de ser sede da copa. Eu achei foi pouco, soltei rojão aqui em casa, pelo menos esta sangria nós não sofreríamos, brasileiro ama se fazer de burro, e quando o assunto é política, futebol ou religião ai que o povo ama deitar na lama da ignorância e irracionalidade, parece homens das cavernas que só sabem usar porrete diante de coisa lógicas.

    Pelo amor de Deus, coerencia, bom senso, tá em falta no Brasil, de ambos os lados, é mais fácil encontrar gente inteligente dentro das torcidas de futebol que inteligentes na política, deve ser por isso que a cada dia, mais gente se desinteressa por esse assunto e passa a ser mero bicho repetidor dos veículos de comunicação de massa, nem sabe que tá dizendo, mas tá repetindo, que nem papagaios.

    Era só que faltava, gastar o que tem e não tem pra fazer uma festa em casa pro outro tirar o lucro. Só brasileiro mesmo pra permitir essas coisas, o povinho mixuruca esse nosso.

    E antes que venham com papo furado de impostos, vão estudar custo de produção, no Brasil o custo é alto por uma coisa chamada "oferta reprimida" leva quem pode pagar mais, não é só o governo que come esse dinheiro mas todo mundo que produz ganha em excesso, porque vocês acham que a classe alta está cada vez mais alta?? Parafraseando Cristiane Tornole: Lei da Oferta e procura bebê. Simples. Quer então paga mais que o outro ta oferecendo.

    As pessoas que discutem política no Brasil olhando só um lado são piadas engraçadíssimas, espero estar vivo daqui a 40 anos pros meus netos chegarem a mesma conclusão que eu: Que povo atrasado vovô!
    Eu vou responder: é meu querido, falo isso a 40 anos, mas fazer o que? O Mundo inteiro é assim!
    Mudar é fácil, mas pergunta quem quer sair do lamaçal da ignorância? A lama é quentinha a verdade inconveniente atrapalha, doí.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Pensar como um todo, forma sistêmica holisticamente, alguém já ouviu falar disso??

    Desculpe o desabafo Parsifal, mas na boa... agora entendo meu irmão que teve que ir pra França pra poder discutir física quântica com gente mais elevada, o Brasil precisa amadurecer muito tanto na politica quanto socialmente, e Belém precisa tirar o pé da lama do século XVIII.

    Eu desisto de ver coisa boa acontecendo aqui neste século.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De alguma forma, você acabou explicando a "imposição cronológica" que determinou a "incoerência ideológica". Mesmo assim, prefiro repisar a velha máxima que traduz a realpolitik: governos têm conveniências e não ideologias.

      Excluir
    2. o nosso amigo ai ta sofrendo de esquizofrenia, só pode!! a oposição ta mandando gastar mundos e fundos com a copa??? és louco!! tanto copa do mundo como olimpiadas foram "conquistadas" pelo magnânino onipresente lula e o safado prometeu que nao a maior parte dos gastos seriam da iniciativa privada e mtoo pelo o contrario o safadão fez o maior lobby do mundo para construir inclusive o estadio do corintians( seu time) qnd na verdade a fifa queria que os jogos fossem no morumbi!!! nao se faça de doido)

      Excluir
  2. Protesto contra o mau uso do dinheiro público.
        Uma grande manifestação nas ruas de Marapanim foi orquestrada pelos comerciantes locais contra a má administração do Prefeito José Ribamar Monteiro Carvalho (PMDB), O comércio todo fechou em protesto ao atual prefeito. Uma verdadeira massa popular se deslocou através das ruas principais em direção a praça das vitórias (Praça Matriz) para descascar um rosário de denúncias contra o atual prefeito. As informações de populares dão conta de que o Gestor municipal estaria "comprando" notas fiscais para utilizá-las, tanto para cobrir os desvios na Secretaria de Saúde, como para cobrir os desvios na Secretaria de Educação. As informações dadas por populares é de que existe uma quadrilha instalada na prefeitura, tanto para comprar as notas do SIFAB (Sistema de farmácia Básica), para justificar os "desvios"  do dinheiro da saúde, como para, justificar a compra de merenda escolar que obrigatoriamente pela nova Lei, e determinação do MDS e MDA, os produtos que devem ser oferecidos aos alunos dos municípios atendidos pelos programas governamentais, devem ser obrigatoriamente oriundos da produção das familias assistidas pelo PRONAF (prog. Nac. da Agr. Familar) e no mínimo de 30% (trinta porcento) da utilização das verbas da Merenda Escolar. As denúncias devem ser apuradas com rigor pela CGU, Polícia Federal e Ministério público Federal.  Afinal de contas, onde estão os Conselhos???????? 
    Postado por Décio

    ResponderExcluir
  3. Foi concedida a grupos privados o direito de explorar serviços de solo dos aeroportos, e o governo (Infraero) mantém 49% da fatia. Salvo engano, o modelo difere do simples processo de venda do patrimônio público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todos os processos de privatização (concessão de operações públicas ao setor privado), a União mantém o controle. Jamais foi feita venda de bens ou serviços públicos no Brasil.
      Todas as privatizações feitas pelos tucanos (exploração de bens minerais, serviços de telefonia,etc..) como as feitas agora pelos petistas, não foram vendas, pois a Constituição veda a venda de tais objetos e obriga o concedente (a União) a manter o controle.
      O governo controla a Vale e as telefônicas, por exemplo, através das Golden Share (opções que quando exercidas conferem à União, 50% + 1 das ações).
      Foi ameaçando usar a opção de Golden Share na Vale que a presidente Dilma obrigou o Bradesco a trocar a presidência da empresa.

      Excluir
    2. Privatização difere de concessão, não concordo com conceito que defendes, pois há sim diferença. O Governo Lula utilizou o modelo de concessão no caso de rodovias federais, se a mesma coisa ou coisa do mesmo saco, por que só agora críticas sobre privatização, mudança de postura etc e tal? Isso antes mesmo das eleições. Resumindo, essa história de que os tucanos "renegaram o próprio programa" e só o defendem agora "pós eleições" com o caso dos aeroportos dito "primogênito" dos petistas, não cai bem para mim.

      Excluir
    3. Não há diferença alguma. Privatização não difere de concessão: as definições jurídicas e administrativas de ambas são conceitos que pertencem ao mesmo núcleo doutrinário, pois, aquela é consequência imediata desta, ou seja, a concessão (dos serviços públicos) se efetiva através da passagem das operações ao setor privado (privatização).
      Para efeitos de definição semântica, os dicionários, também, não diferenciam o processo (concessão), da forma (privatização).
      Não há motivos para o PT se envergonhar de ter mudado de opinião a respeito do instituto, porque a decisão foi correta.
      Inclusive, o PT precisa deixar a tentativa de diferenciar o que não é diferente e esclarecer que fez a privatização com muito maior competência e responsabilidade pública que os tucanos, pois os preços que Lula e Dilma conseguiram na "venda" das operações são espetacularmente maiores que o tucanato conseguiu: só a concessão de Guarulhos, por 30 anos, recebeu preços superior à concessão da Vale, por 400 anos (até acabar o minério). Mas, nenhum dos dois foi venda e sim concessões através de privatização das operações.

      Excluir
    4. Caro dep. não há Golden Share no setor de telecom. Alí o gov. não apita nem por onde devia, via agências regulamentadora.

      Excluir
    5. A "Golden Share" é a interface do poder e, no caso das telecom, permita-me discordar, o "apito" da União é mais supressivo que nas concessões em que há a GS pura, pois se trata de outorga.
      Há ainda o controle indireto em todas as concessões, seja por privatização ou outorga (eu não vejo, aliás, diferença de natureza jurídica nas duas espécies): os fundos de pensão de empresas públicas, ou o BNDESPar, têm a maior parte da ações (a TNL S.A, que controla a Oi, por exemplo, a Andrade Gutierrez tem 19,34%, a La Fonte 19,34%, a Fundação Atlântico 11,50%. O BNDESPar tem 16,86% e os fundos de pensão de estatais 32,96%: o governo é quem manda).
      O que ocorre é que o governo, seja pelo controle indireto, seja pelas agências reguladoras, só "apita" quando lhe é conveniente, mas, que ele tem uma gaita de foles inteira, tem.

      Excluir
  4. O problema, deputado Parsifal, é explicar porque um aereoportozinho foi concedido com um valor cinco vezes maior, do que a maior mineradora do mundo. O senhor não acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho.
      À época, escrevi vários artigos protestando contra o valor de avaliação da privatização da Vale, assim como protestei contra o valor que o governo levou à ata os aeroportos, que, felizmente, alcançaram arremate com ágio quase 6 vezes acima do avaliado.
      O tucanato explicava que as concessões da Vale tinham pouco valor agregado, pois os custos da extração e transporte dos minérios, além da carga tributária que pesa sobre os produtos explorados eram elevadíssimos. O produto,, ainda, era (é) uma commoditie avulsa no mercado internacional, o que era peso específico depreciativo no leilão.
      As alegações eram (são) corretas, mas, os efeitos delas sobre a depreciação do preço mínimo eram um sofisma: a Vale, e as telefônicas, foram presentes de avô para neto, pois os pais não são tão bondosos assim com os filhos.
      Mas, não é isto que está em discussão, e sim a mudança formal de postura do PT (que eu acho corretíssima) sobre o tema.
      A questão é que o partido se envergonha da reciclagem e “inventa” diferenças formais onde só existe diferença de preço.

      Excluir
    2. Prezado, a resposta de quem tem razão virá com o tempo, não adianta especular agora, quem tinha ou não razão em que. Vamos esperar mais 2 anos e comparar os dados concretos.

      Façam suas apostas. Pode dar 3 resultados: 1º PSDB acertou e foi melhor. 2º PT acertou e foi melhor. 3º Nenhuma dos dois acertou e foi uma droga.

      Resultado sai em 20 anos, numa padaria mais próxima de você, porque até isso vai ser papo de padaria mesmo. kkkk

      Excluir
  5. Quando foi que o PT teve uma ideia original!?

    Vamos aos fatos:

    01. Foi contra a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte a ser realizada ao final do regime militar (depois, quando viu que todos aderiram, aderiu, é claro);

    02. Foi contra o Plano Real (depois, vendo que dera certo, aderiu);

    03. Foi contra a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (depois aderiu, of course);

    04. Foi contra o Bolsa Cidadão (depois aderiu e o ampliou mudando apenas de nome - Bolsa Família, não é isso?);

    05. Tripudiou contra as privatizações realizadas pelo PSDB (depois, percebendo a ineficiência do Estado brasileiro e o acerto das privatizações, decidiu-se pela privatização dos três aeroportos).

    Então, como se infere facilmente, o PT nada cria, só copia e, não raro, mal.

    ResponderExcluir
  6. A discução tá boa, mas dizer que o PT náo tem ideias? Ora bolas! E a ideia de pagar tudo ou mais o que a Rede Globo e o tal IBIPE querem, isto é só democracia minha gente.

    ResponderExcluir
  7. Esse alvoroço tucano, tipo siri na lata, por causa do sucesso do modelo da privatização do PT tem origem na vã tentativa de igualar o modelo petista de privatização, pela partilha, com a privataria tucana, de concessão (de conceder, dar!).
    O povo brasileiro, que os tucanos e outros entreguisdta do patrimônio público julgam sem memória, sabe quem é quem. O povo brasileiro sabe a diferença entre entregar uma empresa como a Vale do Rio Doce e a partilha da prestação de um serviço como, os aeroportos.
    Provas? Nossas três vitórias par a presidência da reública.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação