Eu não disse?

shot010

O presidente Lula foi na conversa de Nicolas Negroponte do laptop de 100 dólares e lançou, em 2007, o programa UCA (Um Computador por Aluno).

Eu ousei, à época, escrever um artigo sugerindo que o programa seria um fiasco porque tanto Negroponte quanto Lula estavam errados.

Um dos parágrafos do meu artigo de 2007:

“Ouso discordar do método, pertinência e oportunidade do projeto de Negroponte, assim como enxergar como lamentável a precipitação do Brasil em aderir a ele: se levada a cabo esta empreitada, o resultado prático será um enorme fiasco.”.

Abaixo, trecho de uma reportagem do “Estado de S. Paulo”, edição deste domingo, 05, sobre o tema:

“Parte dos 150 mil laptops comprados pelo governo por R$ 82,5 milhões está subaproveitada. Há também registro de alto índice de laptops quebrados e avariados.”.

Outro trecho do meu artigo de 2007:

“Mesmo que estas máquinas sejam conectadas, o acesso ao conteúdo será pesado para a capacidade de processamento delas: isto frustrará o possuidor, que acabará usando-a tão somente para brincar de joguinhos da década de 80..”.

Outra trecho da reportagem, publicada no último domingo, 05:

“De acordo com o relatório (o governo encomendou à Universidade Federal do Rio de Janeiro uma avaliação do projeto), a maioria dos alunos do ensino médio e fundamental declarou usar os laptops para 'brincar com joguinhos'”.

A Finlândia, cujo sistema educacional a ONU considera, há 5 anos consecutivos, o melhor do mundo, não permite o uso de computadores nas salas de aula de ensino fundamental.

O Brasil precisa parar de se deixar comandar pela arrogância de intuir que é possível começar a casa pela cumeeira.

Alunos de tenra idade não precisam portar um laptop na sala de aula só para dizer que estão incluídos digitalmente: precisam de bons, bem remunerados e exaustivamente capacitados mestres.

Se desejar ler todo o meu artigo de 2007, clique aqui.

Fotos: Ed Ferreira/AE

Comentários

  1. Parsifal é o Pedro Simon do Pará! Pena que beija mão do morubixaba do PMDB.

    ResponderExcluir
  2. De que adianta adquirir equipamento eletrônico ou tecnológico avançado se nossos educadores não conseguem sequer alfabetizar nossas crianças!?

    Quantos livros os brasileiros leem por ano? Quantos escritores e cientistas nacionais ganham projeção internacional? Quantas universidades brasileiras estão entre as cem melhores do mundo?

    Em matéria de corrupção, sim, nos destacamos bem no cenário internacional. Já em educação e gestão pública...

    ResponderExcluir
  3. Então meu caro, comece um movimento pra relativizar a Lei de Responsabilidade Fiscal pra certas áreas do serviço publico que são essencialmente humanas, como educação, justiça, e outras.
    Como pagar mais, se o limite de gasto com pessoal para certas areas está engessado?

    Pra medicina eu concordo, medico bem pago e bons equipamentos, mas pra educação, como vc mesmo disse, pra que bons computadores se não tem bons professores??

    Eu tb digo isso a anos, mas ninguém ouve, vão esperar quem concluir essa ideia tão obvia? o Papa?

    O Seu prazer em provar que o Lula estava errado é o mesmo que eu tenho em provar que a maioria dos políticos da sua geração também estão por se manter na política apesar do despreparo, mas já que o Sr. é diferente, pelo amor de Deus, levante esta ideia, a maioria da sua geração só quer saber de ferrar com o PT, perde tanto tempo com isso que as coisas boas que são pra propor e levantar discussão não o fazem.

    Até pra ser oposição tem q ter competência.

    Eu sei que vai dizer, que não é oposição e tal. Mas seus posts deixam claro que tens a "leve" tendencia tucana de ser, mas pelo Bem do Brasil, larga mão de ser que nem os outros e proponha, levante a discussão, não seja que nem a maioria dos tucanos retardados que tem como o único proposito de vida ferra com a vida do PT, estes infelizes foram eleitos pra melhorar a vida do povo e não pra ser espirito perseguidor dos outros.

    Sinceramente, eu não canso da política, mas já cansei do espírito limitado e subdesenvolvido da maioria dos políticos brasileiros, não seja como a maioria desses acefálomos, além de criticar proponha algo diferente, pois se continuar assim, não vou me assustar no dia que grupos terroristas surgirem pra matar idiotas de ambos os lados.
    Não subestime as minhas "previsões", também costumo dizer muito "eu não disse". Mas infelizmente, a quantidade de retardados cresce a cada dia, só olhar na Bahia, e o tipo de movimento terrorista que a oposição tá criando pra pressionar as eleições municipais. Ai você vai dizer: não tem nada provado e nada haver, é apenas um factoide.
    Eu retruco: espere, você logo mais vai ouvir a frase "eu não disse."

    A política não é ruim, mas os mente limitada que a a compõem fazem com que ela seja vista como tão suja quanto suas almas imundas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita-me esclarecer que eu não tenho "prazer" em mostrar que o Lula estava errado. A intenção foi apenas demonstrar que eu estava certo. Todos cometemos erros de avaliação.
      Permita-me, ainda, esclarecer que as minhas colocações não são erigidas por ter "tendências" por tucanos ou qualquer outro tipo de aves: escrevo o que penso ser correto de acordo com a visão crítica da realidade que vejo e, como todo ser humano, também posso estar errado nas minhas colocações, sob o ponto de vista da visão crítica de quem lê. Este é o exercício dialético ao qual me proponho aqui.
      Não tenho a preocupação do alinhamento com correntes partidárias, pois o exercício da "real politik" não passa de uma enorme colcha de retalhos com a qual todos os que chegam ao poder se embrulham: poder, e governos, não têm ideário e sim conveniências.
      Quanto a sua visão e previsão, permita-me discordar quando traça desencantos: todas as evidências indicam que o Brasil tem avançado em todos os setores. Estamos algo distante do que poderia ser um arremedo de ideal (o ideal puro é utópico), mas, não há nenhuma dúvida que estamos avançando.
      Somos uma República nova e uma democracia em processo de maturação. Não divida os políticos da sociedade: aqueles são a exata representação desta. Como a sociedade avança, os políticos avançarão com ela. Nós (políticos) desta geração, creio, seremos os últimos que causam desgosto à nação enquanto classe.

      Excluir
  4. Parsifal;

    A política no Brasil é isso: encenação de progresso. Os espertalhões não se cansam de iludir o povo e de se locupletarem com os velhos golpes em cima destas novidades. Que melhor exemplo podemos ter do que a mais recente "futura-obra-inacabada" (com direito a nome em inglês) da "Holding Costa"?

    Mas voltando ao assunto educação, quero dizer a você que a carência é tão grande que precede até mesmo ao quadro de "professores bem treinadsos e remunerdaos". Educação num país de primeiro mundo (pelo menos naqueles frequentemente citados pelos nossos políticos) é uma coisa para mostrar à criança e ao jovem a relação cívica que existe entre a nação e eles; o que se espera dos futuros cidadãos; porque há necessidade de capacitá-los, para que com suas potencialidades a nação venha a competir e a garantir desenvolvimento; porque é necessário construir um arcabouço moral, ético e intelectual neste ser vivo emergente, de modo a construir um tecido social progressista.

    Neste país não existe educação. Educação no Brasil - aí sou obrigado a concordar de malgrado com o Maynard - "é coisa que se diz quando não se quer fazer nada". Os jovens são tratados desde cedo como massa de manobra dos políticos; completamente desassistidos de qualquer processo cívico-pedagógico. Encaminham-se jovens neste país às escolas, apenas para "tirar um certificado".

    ResponderExcluir
  5. É a tal DEMOCRACIA do PT, ele aida acabam com este país.

    ResponderExcluir
  6. Mas os interesses deles concerteza eram outros... eles sabiam na verdade que não ia dá certo este projeto...

    ResponderExcluir
  7. Parsifal, que Deus e os anjos digam Amém pro que você disse, eu adoraria estar errado desta vez.
    Mas infelizmente, a ignorância e as bandeiras partidárias, igual time de futebol e torcedores fanáticos crescem a cada dia, e a dialética e a reflexão diminuem.

    Peço a Deus todos os dias que essas brigas partidárias acabem, parece que vejo os mesmos atores de 2000 anos atras lutando em nome de DEUS... ou os mesmos que travaram luta sangrenta em Jerusalém também em nome de Deus. Gente retardada que nem sabe o que é ideologia, como vc acha, defende porque virou paixão cega mesmo, doentes emocionais, eu os classifico. Como aqui de vez em quando aparece pra escrever no seu mural. Antes quem alguém se sinta humilhado, eu digo isto dos dois lado, já virou mais briga de moleque retardado de escola que debate ideológico.

    Um dos exemplos ilustre é do Senador Mario Couto, cara, chega a doer a minha inteligência, preferia os ataques do Artur Virgilio, do Democlites Torres, Aecio Neves, o próprio Flexa é mais racional, só que ele, pelo amor de Deus, passionalidade pura, sem um pingo de crédito em qq coisa que ele diga, mesmo que seja a mais pura verdade, não existe mais crédito nas suas palavras. Pra mim, virou um bufão que joga pra plateia de passionais e irracionais. Longe de ser um debatedor de ideias e ideologia como acreditas que a maioria faça.

    Aqui, a ignorância e a intolerância de ambos os lados lutam em nome do "Povo e da Moralidade", mas que povo vai sobrar e que tipo de moralidade (eu acho hipocrisia do cacete) esse principio na Cf/88, se cada um tem a sua e jamais, terá um consenso do que seja ou não moral.

    Com todo respeito, esse nosso povo atrasado precisa realmente evoluir muito pra poder entender o ditado:
    Mentes pequenas discutem pessoas (estado atual da sociedade), Mentes médias discutem fatos e Mentes grandes discutem Ideias.

    Não sou eu quem diz isso, existe um estudo de um renomado sociólogo, que dedicou a vida pra estudar o ser humano e suas relações sociais, sobre o nível de elevação moral das pessoas, segundo ele, o das pessoas existem 6 níveis, apenas 1% da população mundial estão no nível 6, que realmente entende o que seja problema moral e não de foro íntimo (aquele velho: eu acho tal coisa é imoral, porque eu penso assim) e segundo o mesmo, 80% da sociedade brasileira encontra-se no nível 2, briga por interesses pessoais, por mais que diga de forma diferente, afinal de contas, querer apedrejar político ou qualquer autoridade só porque não usufrui dos mesmos benefícios é o maior sintoma disto, não concorda? Porque se ele tivesse lá pensaria diferente, né??
    Não lembro o nome do sujeito, mas a tese dele é ensinada em aulas de MBA em Gestão empresarial, pros futuros profissionais poderem trabalhar com os diferentes níveis morais de cada funcionário.
    Fica a dica.

    E sinceramente, espero que esteja errado mesmo a respeito do nosso povo, mas infelizmente a leitura que estou fazendo deste momento social vai completamente pro caminho oposto da sua perspectiva.

    Deus nos proteja da intolerância do nosso próprio povo.

    ResponderExcluir
  8. (Os tucanos retardados que tem como o único proposito de vida ferra com a vida do PT, estes infelizes foram eleitos pra melhorar a vida do povo e não pra ser espirito perseguidor dos outros)* Vou me referi sobre este comentário deste Petista doente. Quero primeiro informar q não sou de partido algum. Petista, pimenta no .... é refresco né??? Lembras quando foi criado o plano real???? Lembra também que o seu partido PT era contra??? Lembrou né??? Pois é parceiro. Aqui não tou dizendo que concordo com partidos políticos que são contras bons projetos, é errado concerteza. Agora não concordo que vocês venham com este discurso barato pra boi dormir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação