Deu empate e um voto sumiu

shot013

A eleição para a presidência da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (AMAT), que ocorreu no final desta manhã,  em Marabá, resultou em um empate.

Trinta e cinco prefeitos votaram. O resultado apurado apontou 17 votos para o prefeito de Tucumã Celso Cardoso (PDT), que é apoiado pelo governo (que compareceu com a sua tropa em Marabá), e 17 votos para o prefeito de Abel Figueiredo, Hidelfonso de Araújo  (PP).

Foram distribuídas, no entanto, 35 chapas: um dos votantes não depositou o seu sufrágio na urna.

Os candidatos conversam para saber como resolver a situação, já que o Estatuto da AMAT é omisso no caso de empate. Não há ânimo para repetir a eleição.

Atualizado às 13H43M:

A Assembleia Geral da AMAT, em virtude do empate, decidiu suspender o processo, assinando-se o prazo de até o dia 27.02.2012, para que se encontre uma solução negociada para o imbróglio surgido com a omissão do Estatuto.

Comentários

  1. Ao que me consta o prefeito de Tucumã é do PSD. Checa aí Dep. Se não, não teria sentido o apoio do Gov. Simão (PSDB).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma indefinição total a filiação partidária do prefeito Celso. Uns dizem que ele permanece no PDT, outros que foi para o PSD e outros que está no PTB mas controla o PSD.

      Excluir
    2. vcs são mesmos ******, não falem o que não sabem ,admiramos o senhor dep. não saber em qual partido o senhor celso está, é muita ****** em um pobre deputado que se diz um super poderoso.

      Excluir
  2. A titulo de informaçao o prefeito de Tucumã está filiado no PSD.

    ResponderExcluir
  3. Eleições assemelhadas geralmente contam com norma em que o desempate leva em consideração a idade. Não seria o caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi aventada esta possibilidade mas não houve consenso.

      Excluir
  4. Esse cidadão, prefeito de Tucumã, tem o "poder". Ele entrou para a Maçonaria e acabou com a loja, virou prefeito e acabou com a cidade, agora quer acabar com a Amat. Pra quem não sabe este cidadão está respondendo na justiça por vários crimes, de ambiental, e até um, que o ministério público está acusando de ser o mandante do assassinato de um vereador em seu município,o crime ocorreu em 2003, abram os olhos,prefeitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coitados de vcs que estão denegrindo a imagem dos outros, quem sabe esse que esta falando coisas terríveis, sem identidade,um pobre sanguessuga infiltrado nesse meio politico, vive comendo as costas dos políticos, querendo subir a qual quer preço,fazendo fofoquinha intrigas, procura um ponto pra vc se prostituir que vc pode ganhar muito mais queres tirar ondas de bacana e na verdade es um ******...

      Excluir
  5. A interfer�ncia direta do Governo em eleger seu candidato e a decis�o de se manter a realiza�o da elei�ao, portanto, a exist�ncia de duas chapas � fruto do resultado do plebiscito. � o Jatene tentando calar o desejo de cria�o dos Estados do Caraj�s e Tapaj�s, interferindo na elei�o da AMAT.

    ResponderExcluir
  6. Este resultado demonstra, apesar do forte trabalho da tropa de choque do governo, a situação critica da popularidade do Jatene, no sul e sudeste do Estado.Tudo em razão da aberta campanha do ex-chefe de Gabinete do governador Zenaldo Coutinho, na campanha do plebiscito.Em Santarém a situação é muito pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em razão do apoiamento ao Zenaldo Coutinho, durante a campanha plebiscitária, o presidente de um forte grupo de comunicações e com a ajuda de um proprietário de uma empresa de publicidade que trabalha para o governo, segundo conversas palacianas, teria "peitado" o governador a lançar o deputado como candidato à prefeitura de Belém.Comentam ainda que este é o efeito Puty no governo do Jatene.

      Excluir
  7. senhor Hildefonso sua casa esta pegando fogo. nao esta se dando conta o qto sua vida esta revirada, veja os seus funcionários escravos na sua fazenda eles estão com fome e sede no meio do mato. acho melhor ir dar melhor atenção a esses pobres coitados,não viver só de boa. sendo o melhor da corte. falo isso pq fui eleitor juntamente com minha família e amigo seu.cansei de conselhos mais não me ouviu , conclusão deu ai a cacada no ventilador...

    ResponderExcluir
  8. Senhores doa a quem doer, mas o novo presidente da AMAT chama-se Celso Lopes Cardoso (PSD). Não adianta o PMDB chorar porque quer medir força com o Jatene não visando o Carajás mas sim lançar o "Barbalhinho" Helder Barbalho (prefeito de Ananindeua), para Governador nas Proximas Eleições para governo. Em primeiro lugar digo que Celso é o novo presidente da falida AMAT devido a Lei Maior Constituição Federal do Brasil que versa sobre eleição a cargos eletivos, em seu Inciso 5º, Artigo 77 cita - "Se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso". Pergunto será que o nobre Estatuto da falida AMAT é superior a Constituição Federal senhores. Respondam senhores, acredito que o PMDB contrariado por nao ter dinheiro nas secretarias estaduais que comanda quer a qualquer custo mandar na AMAT-Carajás. Os barbalhos estão desesperado, Mário Couto neles, a final Mário Couto não é ACM, não tem sangue de barata. Pergunto porque o jornal do BArbalho Diario do Pará parou de escrever sobre Mario Couto e Pioneiro. Digo Medo, senhores Jader ter rabo de palha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem navegar pelas suas outras observações, permita-me observar que a sua interpretação do artigo 77, parágrafo 5° (e não inciso) da CF está absolutamente equivocada.
      A CF trata neste artigo, e nos demais, do Capítulo II, exclusivamente da eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República. Não é uma regra geral e sim específica, que deve receber análise restritiva e não extensiva, não tendo força de norma impositiva em casos que lembram similaridade fática.
      Portanto, para que tal aplicação haja, nos casos em que há omissão estatutária ou legal, se faz necessária decisão judicial, através de ação declaratória, ou, no caso em tela, deliberação do órgão máximo da eleição, que é a Assembleia Geral da AMAT convocada para a eleição.
      Esclareço-lhe que embora eu não tenha voz e nem voto na AMAT, aconselharia a solução através de um consenso no qual o Celso seria o presidente e o Hidelfonso o vice, pois aquele terá de se desincompatibilizar, renunciando à presidência.

      Excluir
    2. Para ficar nos bichos e não no jogo do bicho, gostaria de dizer que o comentarista, ouviu o galo cantar, mas não soube aonde.A CF, nada tem haver com a questão de desempate, nas eleições da Amat.Continuando nos bichos e não no jogo do bicho, de fato o Mário Couto, não deve ter sangue de barata, deve estar mais para consanguinidade com alguns roedores noturnos.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação