Do legal e do moral; do erro e da reparação

Shot001

Leio no “Folha de Tucuruí” que, em virtude de incidente ocorrido durante queima de fogos, promovida pela Prefeitura de Tucuruí celebrando a passagem de ano, uma criança foi atingida por um morteiro.

Destaca a matéria que a Prefeitura de Tucuruí não tomou providência, salvo oferecer a quantia de R$ 100,00 à família, quando as despesas, segundo depoimento da mãe da criança, alcança a casa de mil reais.

Sob o ponto de vista legal, objetivamente, cabe à Prefeitura Municipal, promotora do evento, arcar com os prejuízos impingidos à vítima.

Todavia a reparação legal não virá com a urgência devida, caso o chefe do Poder Executivo não atenda outra questão que antecede a questão legal: a questão moral, que o obriga a não aguardar uma decisão judicial para mitigar o sofrimento que o órgão que comanda, mesmo involuntariamente, deu causa.

A questão moral nos chama àquilo que é mais essencial no ser humano: saber diferenciar o bem do mal e tomar a atitude correta na hora certa. É exatamente neste segundo que cometemos os nossos maiores erros ou os nossos maiores acertos.

O político é julgado mais pelas atitudes morais que toma do que pela aptidão legal que tem. Acertei muito nos meus oito anos como prefeito de Tucuruí, mas, não fui julgado pelos acertos e sim pelos erros que cometi. A rejeição pelo erro é imediata, enquanto o reconhecimento pelos acertos só vem quando, muitas vezes, não mais podemos reparar os erros.

Não é correto a um agente público bater a uma porta desditada e deitar-lhe quantia (R$ 100,00) que sequer arrefece o encargo. É erro mais grave o prefeito de Tucuruí ratificar tal atitude. Se assim o faz, deve-se esperar que trate a coisa pública com o mesmo desprovimento dos valores cuja ausência nós políticos temos purgado.

Não desejo tratar, ainda, a questão de forma política. Para mim seria fácil determinar que chegasse às mãos da família quantia suficiente para o tratamento da criança, mas, quem tem a obrigação legal e moral de fazer isto é a Prefeitura Municipal de Tucuruí e quem por ela responde é o prefeito municipal.

Quero crer que ele não tenha conhecimento do fato e, em tomando ciência dele, corrija o erro imediatamente. Se assim o fizer, proverá paz à família, mas, muito mais, paz a sua própria consciência.

Comentários

  1. Parsifal porque a criança nao procurou atendimento no SUS. Ou e o caso de gente comrecurso que vai para atendimento particular e depois quer privilegio de receber o dinheiro de volta.E tu podes adiantar o dinheiro para a familia ate ela receber e te devolver , Parsifal e tao bonzinho e nao esta fazendo politica com o caso.

    ResponderExcluir
  2. uai seguidor da lei de gerson tem consciencia???

    ResponderExcluir
  3. 12:01:00,

    Não. Eu não sou "bonzinho". Eu quero a prefeitura pague.
    Faça uma visita à casa dela. De repente você muda de ideia.

    ResponderExcluir
  4. Você esta certissimo Parsifal. Não podemos partilhar dos desmandos deste prefeito e seus acessores. A prefeitura tem que arcar com todos os tratamentos para esta criança.

    ResponderExcluir
  5. Caro Deputado Parsifal:
    Gostaria de parabeniza-lo pelo Post. Não ligue pra essas duas Antas neofitas,o das 12:01:00 é um profundo conhecedor do sistema Único de Saúde e só o fato de ele ter citado tal serviço,pesco-lhe a intenção.Ele gostaria que o Guri tivesse morrido.
    Entretanto o caso do Mineiro das 12:03:00, e de * Profocedência(* Uma mistura de más intenções) pura e revanchismo político.
    Entretanto caro deputado,gostaria de sugerir que vossa excelência garanta aos familiares desta Criança,acessoria Juridica se assim necessario for no caso de essa familia não tiver como bancar os honorários de um Advogado ou ainda melhor,orinte-os e de apoio para que acionem o Ministério público se a prefeito não quiser assumir suas responsabilidades.
    Professor Edi Viana

    ResponderExcluir
  6. Olá Edi,

    Obrigado. Tento chamar o prefeito à refletir sobre a atitude de ignorar o fato. Se providências não forem tomadas até amanhã, eu farei a parte que julgo ser a mais necessária, a priori, que é ajudar a família da criança.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez dep. os puxa saco do sancler entrão em ação querendo defender o prefeito. O prefeito alem de incopetente ainda tem acessores iguais a ele.

    ResponderExcluir
  8. Doutor, pode vir se candidatar em Tucuruí para prefeito de novo. Nós é que erramos em não lhe ter até hoje como prefeito. O senhor foi o melhor que já pisou aqui e outro igual ao senhor não vai ter. O Sancler quer lhe imitar mas só conseguiu lhe imitar nos erros.

    ResponderExcluir
  9. Parsifal

    Existem fatos que apenas os historiadores e biógrafos coerentes trazem a tona, fatos estes que fazem uma balança mudar a altura de seus pratos.

    Quando o correto é que “O bom seja escrito na rocha para sempre ser lembrado e o ruim na água para jamais ser lido” existe uma inversão no cotidiano, assim apenas uma preocupação deve acompanhar o homem publico sua consciência, pois jamais ele será lembrado corretamente na sua atualidade, se parece bom será ainda melhor ou ruim, se parece ruim será pior ou bom!

    Se salva a dignidade no futuro e na leitura de um passado perdemos.

    Afinal tudo depende do contido na entrelinha, nela esta o feito e seu efeito que difere o ato do fato.

    Quanto ao atual prefeito, seria coerente se ele agisse como um ser humano de boa índole, afinal existem varias maneiras de maior grandeza que ele como mandatário poderia se dignar em ordenar sem criar duvidas quanto a lisura de seu procedimento!

    Porem o ato de tentar mitigar sofrimento com intervenção financeira nos mostra claramente como ele chegou ao cargo que ocupa, afinal monetário é seu aquiritivo.

    Isto porem não é novidade quanto a homotetia de seus atos, alguém ainda lembra as passagens só de ida para São Paulo doadas para quem precisava de tratamento medico em Tucurui, sem indicar ou bancar a hospedagem ou ao menos garantir o retorno?

    Te desejo um feliz ano novo atrasado, pois por imposição familiar tive que me afastar do computador!

    ResponderExcluir
  10. Parcifal, reportagem com o ocorrido:

    http://www.youtube.com/watch?v=8c2T3rCxnVM&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, como tem gente que escreve errado.

    ResponderExcluir
  12. Parsifal nao respondestes porque os pais da criança nao procuraram o SUS? anonimo das 12hs

    ResponderExcluir
  13. 15:12:00,
    Acredito que você esteja brincando ao me fazer esta pergunta , por isto, brincando com você também, para corresponder ao seu humor, respondo-lhe que, talvez, a família da criança tenha fretado um jato e internado-a no Centro de queimados do Mount Sinai Hospital, de New York.
    Mas, caso você não esteja brincando, permita-me sugerir que a sua sensibilidade moral está bem abaixo do que possa estar a do prefeito e seu assessor, demonstrada neste caso.

    ResponderExcluir
  14. Alguem poderia ter passado sem essa!

    ResponderExcluir
  15. Nao estou brincando pois acho que o SUS e para ser valorizado pois trabalho nele e queimadura em serviço particular de saude e custou apenas 1000 reais provavelmente nao precisava do Hospital de Nova york.Quanto a minha sensibilidade seguramente e melhor que a tua lacaio do JADER BARBALHO.Aprende a respeitar para seres respritado.se e que queres. Anonimo das1201

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação