Pular para o conteúdo principal

Parlamentares e executivos que mudaram para o PSD poderão perder o mandato

shot004

A partir do entendimento de que os políticos com mandato precisam ser fundadores de um novo partido para que não percam a vaga ao trocarem de legenda, o Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro requereu, e o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RJ) deferiu, mandado de busca e apreensão de documentos nas casas dos deputados estaduais Ricardo Henriques e Fábio Silva, e em sedes do PSD no Estado do Rio de Janeiro.

A Polícia Federal cumpriu os mandados na manhã desta sexta-feira. O objetivo da investigação é apurar denúncias de fraudes na lista de fundadores da legenda. As fraudes consistiriam na inserção, entre os fundadores, de nomes de políticos com mandatos, somente depois do partido registrado. 

O entendimento corrente, até o momento, é o de que os políticos poderiam mudar de partido, sem o risco de perder o mandato, desde que se filiassem imediatamente a um partido recém-criado, no caso o PSD. Nunca se cogitou de que, para mudar, seria necessário ser fundador do novo partido.

O novo entendimento causa uma ventania de boa cepa: desde o seu registro em 28.09, o PSD passou a ser o receptáculo de vários parlamentares, principalmente da base de governos, pois a maioria dos governadores adquiriu o partido para lhes orbitar a legenda principal.

Caso proceda o entendimento, e se o TRE-RJ deferiu a busca é porque viu a fumaça do bom direito na tese, mais de 12 parlamentares do Rio de Janeiro, e um número ainda não contado de outros estados (no Pará, pelo menos dois deputados estaduais trocaram suas anteriores legendas pelo PSD), estarão no fio da navalha, pois, tanto quanto se sabe, nenhum participou da lista de fundação do partido.

Pelo sim, pelo não, e principalmente pelo talvez, uma enxurrada de pedido de vagas virão dos partidos originários e, no mínimo, os retirantes terão uma boa dor de cabeça.

Comentários

  1. Acorda Alice!!!

    ResponderExcluir
  2. Você disse muito bem: não se exigia a condição de fundador para migrar para partido recém criado. Parece que a tese oposta é só uma tentativa dos partidos já existentes para segurar a porteira e evitar a debandada. Afinal, o novo PSD é o sonho de todo político, pois não tem ideologia, não é de direita e nem de esquerda, ou, melhor dizendo, não é contra nem a favor, muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  3. Parcifal, esse movimento descabido é pura dor de cotovelo dos partidos que estão perdendo deputados e de partidos outros enciumados.

    ResponderExcluir
  4. O PSD é tão diferente da maioria das siglas partidárias brasileiras...
    O PMDB é só negociata e cargo,
    O PR, PTB, PP, PT e outras figuras partidárias do mensalão são a favor do quê afinal?
    Num país em que fazer o errado é que traz credibilidade...
    Onde ser político é defender o seu povo (amigos, parentes e outras do gênero)
    Falar o que do PSD, até parece que o Junior Ferrari vai mudar a posição que teve com a Ana Julia ou Jatene I ou Jatene II...ou a Luzineide, votada as custas dos recursos da prefeitura de Benevides..vai ter um comportamento diferente do que tinha no PR, o de mulher do prefeito...Ou o Wlad que saiu do PMDB..O que dizer do Deputado Coimbra, envolvido com a máfia das carteiras de pesca????
    A surpresa fica por conta do próprio Jatene que não sei pq não foi para o PSD? De social democrata não tem nada, aliás o PSDB não tem nada de social democrata,,

    ResponderExcluir
  5. "PSD" sonho de todo politico????
    ACORDA ALICE !!!

    ResponderExcluir
  6. Acorda tu, anônimo. Vê se enxergas a ironia na afirmativa, ô cara!

    ResponderExcluir
  7. PSD DEVERIA SIGNIFICAR PARTIDO DOS SAFADOS E DESCARADOS, SEM RUMO E SEM POSTURA. OS DEPUTADOS ESTADUAIS FERNANDO COIMBRA, HILTON AGUIAR E CHICO DA PESCA ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS E DEVERIAM IR PARA ESSE NOVO PARTIDO, POIS ASSIM FICARIAM NUMA GUILHOTINA SÓ. O TRE DO PARÁ TÁ ENROLANDO E POSTERGANDO O JULGAMENTO DOS DOIS PRIMEIROS. O CHICO DO SEGURO DEFESO FOI EXPULSO MAS MANTEM-SE NO CARGO POR CONTA DE LIMINAR. ENFIM, TANTO OS PARTIDOS QUANTO A JUSTIÇA DO PARÁ SE COLOCADOS NUMA PANELA NÃO HÁ COMO DIFERENCIAR. ASSIM, A MELHOR SOLUÇÃO É CRIAR OS NOVOS ESTADOS E VER O SURGIMENTO DE NOVAS LIDERANÇAS, CABEÇAS DIFERENTES E QUEM SABE OUTROS POLÍTICOS, MENOS CORRUPTOS E MAIS COMPROMETIDOS COM A SOCIEDADE. SAULO DA CRUZ, SANTARÉM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

Campanha para nomeação de Defensores Públicos aprovados em concurso

Os aprovados no concurso da Defensoria Pública do Pará, em 2009, labutam pela nomeação e, às vésperas da expiração do prazo do concurso, 23.07.2011, iniciam uma campanha para não terem as suas expectativas frustradas. No concurso de 2009 foram aprovados 148 candidatos, dos quais 56 foram nomeados e 92 aguardam nomeação. Por emenda da deputada Simone Morgado, o Orçamento do Estado, para 2011, prevê dotação para a contratação de 45 Defensores Públicos. A Defensoria Pública do Pará está recebendo, desde janeiro deste ano, os repasses financeiros já acrescido o valor da emenda citada, mas, até o momento não notificou os aprovados para nomeação, assim como não dá explicação alguma da não providência. Dos 144 municípios do Pará, 83 não possuem Defensores Públicos. Das 117 comarcas instaladas no Pará, em apenas 65 há Defensores Públicos lotados. O Grupo de Concursados requer a nomeação dos 45 Defensores Públicos para os quais o órgão possui dotação orçamentária e recursos financeiros para c...