Parlamentares e executivos que mudaram para o PSD poderão perder o mandato

shot004

A partir do entendimento de que os políticos com mandato precisam ser fundadores de um novo partido para que não percam a vaga ao trocarem de legenda, o Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro requereu, e o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RJ) deferiu, mandado de busca e apreensão de documentos nas casas dos deputados estaduais Ricardo Henriques e Fábio Silva, e em sedes do PSD no Estado do Rio de Janeiro.

A Polícia Federal cumpriu os mandados na manhã desta sexta-feira. O objetivo da investigação é apurar denúncias de fraudes na lista de fundadores da legenda. As fraudes consistiriam na inserção, entre os fundadores, de nomes de políticos com mandatos, somente depois do partido registrado. 

O entendimento corrente, até o momento, é o de que os políticos poderiam mudar de partido, sem o risco de perder o mandato, desde que se filiassem imediatamente a um partido recém-criado, no caso o PSD. Nunca se cogitou de que, para mudar, seria necessário ser fundador do novo partido.

O novo entendimento causa uma ventania de boa cepa: desde o seu registro em 28.09, o PSD passou a ser o receptáculo de vários parlamentares, principalmente da base de governos, pois a maioria dos governadores adquiriu o partido para lhes orbitar a legenda principal.

Caso proceda o entendimento, e se o TRE-RJ deferiu a busca é porque viu a fumaça do bom direito na tese, mais de 12 parlamentares do Rio de Janeiro, e um número ainda não contado de outros estados (no Pará, pelo menos dois deputados estaduais trocaram suas anteriores legendas pelo PSD), estarão no fio da navalha, pois, tanto quanto se sabe, nenhum participou da lista de fundação do partido.

Pelo sim, pelo não, e principalmente pelo talvez, uma enxurrada de pedido de vagas virão dos partidos originários e, no mínimo, os retirantes terão uma boa dor de cabeça.

Comentários

  1. Acorda Alice!!!

    ResponderExcluir
  2. Você disse muito bem: não se exigia a condição de fundador para migrar para partido recém criado. Parece que a tese oposta é só uma tentativa dos partidos já existentes para segurar a porteira e evitar a debandada. Afinal, o novo PSD é o sonho de todo político, pois não tem ideologia, não é de direita e nem de esquerda, ou, melhor dizendo, não é contra nem a favor, muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  3. Parcifal, esse movimento descabido é pura dor de cotovelo dos partidos que estão perdendo deputados e de partidos outros enciumados.

    ResponderExcluir
  4. O PSD é tão diferente da maioria das siglas partidárias brasileiras...
    O PMDB é só negociata e cargo,
    O PR, PTB, PP, PT e outras figuras partidárias do mensalão são a favor do quê afinal?
    Num país em que fazer o errado é que traz credibilidade...
    Onde ser político é defender o seu povo (amigos, parentes e outras do gênero)
    Falar o que do PSD, até parece que o Junior Ferrari vai mudar a posição que teve com a Ana Julia ou Jatene I ou Jatene II...ou a Luzineide, votada as custas dos recursos da prefeitura de Benevides..vai ter um comportamento diferente do que tinha no PR, o de mulher do prefeito...Ou o Wlad que saiu do PMDB..O que dizer do Deputado Coimbra, envolvido com a máfia das carteiras de pesca????
    A surpresa fica por conta do próprio Jatene que não sei pq não foi para o PSD? De social democrata não tem nada, aliás o PSDB não tem nada de social democrata,,

    ResponderExcluir
  5. "PSD" sonho de todo politico????
    ACORDA ALICE !!!

    ResponderExcluir
  6. Acorda tu, anônimo. Vê se enxergas a ironia na afirmativa, ô cara!

    ResponderExcluir
  7. PSD DEVERIA SIGNIFICAR PARTIDO DOS SAFADOS E DESCARADOS, SEM RUMO E SEM POSTURA. OS DEPUTADOS ESTADUAIS FERNANDO COIMBRA, HILTON AGUIAR E CHICO DA PESCA ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS E DEVERIAM IR PARA ESSE NOVO PARTIDO, POIS ASSIM FICARIAM NUMA GUILHOTINA SÓ. O TRE DO PARÁ TÁ ENROLANDO E POSTERGANDO O JULGAMENTO DOS DOIS PRIMEIROS. O CHICO DO SEGURO DEFESO FOI EXPULSO MAS MANTEM-SE NO CARGO POR CONTA DE LIMINAR. ENFIM, TANTO OS PARTIDOS QUANTO A JUSTIÇA DO PARÁ SE COLOCADOS NUMA PANELA NÃO HÁ COMO DIFERENCIAR. ASSIM, A MELHOR SOLUÇÃO É CRIAR OS NOVOS ESTADOS E VER O SURGIMENTO DE NOVAS LIDERANÇAS, CABEÇAS DIFERENTES E QUEM SABE OUTROS POLÍTICOS, MENOS CORRUPTOS E MAIS COMPROMETIDOS COM A SOCIEDADE. SAULO DA CRUZ, SANTARÉM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação