Vox Populi sobre divisão: 42% NÃO, 37% SIM e 22% INDECISOS

Pesquisa encomendado pelo jornal “O Liberal” ao Vox Populi, publicada neste domingo, 03, revela que 37% da população paraense é a favor da divisão do Pará, 42% é contra e 22% está indecisa.

shot015

A pesquisa, que foi realizada entre 18 e 22 de junho, teve como amostragem Belém e mais 58 municípios e ouviu 1.200 pessoas.

Em se considerando a margem de erro apontada, 2,8%, é possível concluir que a opinião do paraense está à beira de um empate técnico sobre o assunto: a divisão do Pará está no voto dos indecisos.

A pesquisa revela ainda que dos que são contrários à divisão, 67% está na capital e 35% no interior. Quanto aos favoráveis, 43% reside no interior.

Os principais motivos daqueles que dizem não à divisão estão listados abaixo:

shot016

É interessante notar, lendo a tabela acima, que as razões da coletividade contrária à divisão, não têm os aspectos chulos dos que se julgam formadores de opinião, cujo único argumento é a agressão pura e simples aos que se posicionam a favor.

Comentários

  1. E vice-versa: quem é contra a divisão também recebe ataques chulos dos a favor. Nesse jogo, infelizmente, não tem santo. Bem que poderíamos travar, com diálogo, um bom combate.

    ResponderExcluir
  2. Deputado, o mais interessante desta pesquisa é que ela fora feita no calor da divulgação em massa - de toda a imprensa manipuladora da capital - dos pontos "negativos" que divisão do Pará causaria. Isto desmonstra que a população está tendente a votar pela separação, faltando apenas que comece, também, divulgação em massa, à respeito dos pontos positivos que a separação causaria.

    ResponderExcluir
  3. É, parece que os delírios separatistas vão sair pelo ralo.

    Achei graça quando li que o Comitê Pró-Carajás irá ao STF pedir para que só eles votem... Ou seja, querem ficar com as jóias da coroa - as minas da Vale do Rio Doce - sob o olhar complacente da maioria do Nordeste paraense. É muita cara de pau, prezado deputado (ah, desculpe-me! V.Exª é também um separatista!).

    ResponderExcluir
  4. ALBERTO GRANHEN03/07/2011, 12:11

    Sou contra a separação visto que será mais um cabide de empregos aos amiguinhos do Partido, tem que haver debates nas escolas mostrar o prós e contras , os estudiosos dizem que terá um prejuizo de R$ 1,8 Bilhão de Reais, nos ficaremos com a maior população sem nada de riquezas, porque o tapajos irá ficar parte de terras, e nós a menor parte?, como irá ficar as obras que o estado do pará fez a estes estados que querem separar? nós continuaremos a pagar essa conta?, quem vai sustentar estes estados claro que será o Governo federal?até a implantação da sede do Governo Estaduais? e o nosso estado do pará continuará pagando o funcionalismo público até quando após a separação. Isso pra mim é cabide de emprego dos DEPUTADOS LIRA MAIA E GIOVANNE QUEIROZ que não tem condições de ganhar como Governador aqui e querem criar mais cargos politicos, despesas ao país, desvio de dinheiro público , o Deputado Federal Giovanne queiroz porque não vai para MINAS GERAIS e separa o seu Estado ao Meio. Pra mim essa divisão deveria ser debatida em todos os estados do Brasil porque quem vai pagar essa conta são os Brasileiros.Porque não dividem o Amazonas? Qual é o interesse dessa divisão?????

    ResponderExcluir
  5. Já sei que essa pesquisa e fajuta, o mesmo instituto que fez a pesquisa sobre a divisão do Pará, fez tambem a opinião sobre os jornais o o LIBERAL ganhou, só que indiscutivelmente o DIARIO DO PARÁ, e o melhor, o mais lido e o mais vendido, isto e fato.

    ResponderExcluir
  6. Eu não participei dessa pesquisa,e aí,como é que fica?

    ResponderExcluir
  7. BOA TARDE DEPUTADO,COMO FICARIA V.EXº COM A CRIAÇÃO DO ESTADO DE CARAJÁS? governador? que tal? abrçs (paulo de tucuruí)

    ResponderExcluir
  8. BOA TARDE DEPUTADO,COMO FICARIA V.EXº COM A CRIAÇÃO DO ESTADO DE CARAJÁS? governador? que tal? abrçs (paulo de tucuruí)

    ResponderExcluir
  9. Olá Paulo,

    Não tenho pretensões a priori. Acho que a divisão será melhor para todos.

    ResponderExcluir
  10. Deputado, tenho opinião e visão contraria a sua. Não vejo progresso nenhum na divisão do nosso Estado, pelo contrário, vejo que dividir em pedaços desiguais no qual o estado do Pará ficará com a menor parte em todos os sentidos, só servirá para triplicar os gastos com mais políticos que não tem interesse em melhorar a vida do povo paraense. Eu acredito que o problema não está no tamanho do estado e sim, nas PESSOAS ANTI-ÉTICAS que elegemos para nos representar.
    A exemplo temos ai o caso ALEPA, que é uma vergonha, e não entendo o porquê, os parlamentares não assinam o requerimento da CPI, inclusive você. Por que? De que a Sua Excelência tem medo? Acredito, esta ser duvida dos seus eleitores como eu.
    E eu sempre acreditei e tenho muito respeito por você.

    ResponderExcluir
  11. Arnold Sovadejegue03/07/2011, 20:48

    Se a pesquisa é do O Liberal, pode crer que vai dar divisão! Eu voto pela divisão e sou paraense nato. Esse Estado é ingovernável gente com esse tamanho todo. Voce vai de avião jato de Belém à Teresina-PI ou à São Luiz-MA ou Macapá-AP e gasta 45 minutos enquanto que de Belém à Santarém, no mesmo jato, voce leva 1 hora e 10 minutos de vôo. Por outro lado, a Região Norte precisa sim se fortalecer para ter força no Congresso Nacional. Do jeito que está, vai continuar a discriminação, a exploração das riquezas e seremos sempre povo de terceira categoria. O Mato Grosso dividiu e não encolheu e já quer dividir novamente. Muito pelo contrário, a divisão trás progresso, desenvolvimento, mais emprego e renda para as populações e seremos três Estados írmãos. Quem é contra a divisão, são os ´coronéis da política paraense, pois ficarão sem os seus "currais" eleitorais e pregam a teoria do quanto pior melhor. Eu sou evoluído, moderno e quero o desenvolvimento sim, por isso, voto pela divisão!

    ResponderExcluir
  12. Nenhum partido será dono dos novos Estados, Belém só pensa nas terras esquece os brasileiros que vivem nela, já se vão mais de trinta anos essas obras não valem nem a metade que não recebemos.
    Caro amigos acredito que a promotoria ficará de olho em tudo o que ocorrer, como por exemplo na alepa paraense.
    O cerco está se apertando contra os corruptos.

    ResponderExcluir
  13. Alberto Granhen;

    Li os seus argumentos e... classifiquei-os como "o Pará do futuro"; mas aí é que está o "x" da question: as gentes envelhecem e morrem enquento esperam. Sonhar que haveremos de ter bons políticos capazes de se sensibilizarem pelas seculares deficiências das comunidades do interior é o mesmo que acreditar que com uma boa trança de linguiça se possa amarrar um cachorro (faminto).

    ResponderExcluir
  14. 19:29:00,

    Já expliquei várias vezes aqui que CPIs são verdadeiras farsas: todas elas. E jamais resolvem coisa alguma. O caso está muito bem investigado pelo MPE. E ainda tem mais coisa vindo. Em CPIs se fazem acordo e ao final não acontece coisa alguma, como em todas as que já se fizeram no Brasil.

    ResponderExcluir
  15. ao anonimo que citou a divisão do estado de mato grosso vale um esclarecimento, que faz 33 anos a divisão e ate hoje existe uma dívida com a união que nenhum governo separatista assumiu nesses anos....se lá e assim, imagine vc por aqui onde os politicos dão show em "gatunagem"

    ResponderExcluir
  16. ALMIR GABRIEL APOIA O TAPAJÓS E A CRIAÇÃO DO ESTADO CALHA NORTE OU MONTE ALEGRE.

    O ex-governador Almir Gabriel, que ocupou o Palácio dos Despachos entre 1995 e 2002, classificou a atual proposta de divisão de “burra”. Segundo ele, o ideal seria dividir o Estado em dois: a margem direita do Xingu seria o Pará remanescente e a margem esquerda o Tapajós. Almir defende ainda a criação do território do Calha Norte ou Monte Alegre, que, diz ele, em 50 anos poderia ser transformado em Estado.

    Primeiro passo é criar o Tapajós que depois seria um degrau para criar o Estado do Calha Norte.

    ResponderExcluir
  17. É incrível como algumas pessoas de Belém não conhecem a realidade de quem mora no interior. Aqui não não tem quase nada de saneamento da Cosanpa, falta ambulância,o governador nunca manda e quando manda, são aquelas que ja vem usadas de Belém, o hospital regional não tem médicos suficientes e leitos nem se fala. Enfim, somos uma terra linda mas esquecida pelos governantes. Eles não dão nenhuma assitência a cidade de Santarém, mas na hora de dividir o estado eles não querem nos perder, é a história da "galinha dos ovos de ouro". Santarém e Marabá só vão se desenvolver com o desligamento do Pará, queremos independência já. É óbvil que essa pesquisa é balela,afinal 42+22+37=101...101%. Nem se deram ao trabalho de somar direitos as percentagens.

    ResponderExcluir
  18. Se o Pará fosse dividido em
    4 estados, Pará, Tapajós, Carajás e Calha Norte a região Amazônica teria muito mais representatividade na Câmara Federal e no Senado. A bancada Amazônica teria mais poder e poderia desenvolver a região como um todo. A Amazônia teria mais representatividade no cenário nacional acabando na a hegemonia do eixo São Paulo e Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  19. Se o Pará fosse dividido em
    4 estados, Pará, Tapajós, Carajás e Calha Norte a região Amazônica teria muito mais representatividade na Câmara Federal e no Senado. A bancada Amazônica teria mais poder e poderia desenvolver a região como um todo. A Amazônia teria mais representatividade no cenário nacional acabando na a hegemonia do eixo São Paulo e Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  20. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
    Santarém é a maior cidade do interior do estado (e terceira maior do Pará: Belém, Ananindeua, Santarém...) e provavelmente a mas esquecida. Aqui falta tudo, em todos os setores, falta saneamento da cosanpa, falta médicos e leitos no hospital egional, as escolas estaduais estão sme professor e caindo, as estradas estaduais só buracos, o aeroporto (internacional) não comporta metade dos passageiros...Enfim, essa é a bela Santarém, será que estamos errados de querer independência, só sabe da realidade quem a vive. SOU A FAVOR SIM.
    Não sou radical, apenas sou realista.
    Adriano Tapajós
    Msn: hadriano@hotmail.com
    Fone: 093 9182 4678
    Email: adriano.santos@fogas.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olha, essa divisão não acontecerá! Não existem benefícios para o que seria apenas o Pará nisso tudo. Como nós somos a maioria, não vamos votar a favor disso! Só um louco votaria a favor de uma coisa que nos prejudicaria! Enfim, quando começar a campanha contra a divisão, já era o sonho de "carajas" e "tapajos".
    O Parsifal só é a favor pq acha que tem uma chance de ser governador de Carajás!

    ResponderExcluir
  22. Dos muitos que desejam a separação existe a afirmação de que Belém tem lucrado com as "riquezas" existentes no Oeste e Sul Pará.Meus amigos as políticas públicas não chegam na capital e nos outros recantos do Pará.A cidade de Belém é uma das mais pobres da nação e segundo dados do IBGE dos 50 municípios mais pobres do Brasil 10 estão no Pará e próximos da Capital (Melgaço, Bragre, Cachoeira do Piriá...). Então meu povo não é proximidade que assegura bons serviços públicos, mas sim políticas de gestão sérias. Por isso, que dividir o Estado deslocará a miséria para Feudos Políticos mais particulares.Não se iludam com falsas promessas.

    ResponderExcluir
  23. Prezado Deputado Parsifal: O senhor esteve á frente da prefeitura de Tucuruí, não me recordo se como prefeito ou vice, durante o embate para a divisão daquele territorio, criando os municipios de Breu Branco e Novo Repartimento. Na oportunidade o senhor foi favorável e um dos defensores da divisão. Hoje sabemos que NovoRep e Breu Branco estão crescendo e melhorando á olhos vistos. Se estivessem ainda como territorio de Tucuruí isto não teria acontecido.
    Pergunto se o senhor sabe quando o TRE vai determinar igualdade nas oportunidades de publicidade nos meios de comunicação dos pró e contra. O que vemos agora, são os principais grupos de midia da capital fazendo, exlusivamente, a defesa da não divisão.
    Sabado passado, no JL-TV, saiu mais uma materia contraria á divisão. Outra coisa que lhe pergunto afinal no decreto de divisão já há determinado que Marabá será a capital do Carajas e Santarém a do Tapajós? Afinal a imprensa da capital dá isto como certo e acabado.

    ResponderExcluir
  24. Adriano Tapajós, a aqui em Belém não tem quase diferença para o interior, aqui tambem falta tudo , saneamento, ambulancia,coleta de lixo, hospitais, agua e ainda recebe pacientes do interior e tem o pior prefeito do Brasil , o falso médico Duciomar.

    ResponderExcluir
  25. Olá Zé,

    De fato a campanha da grande imprensa é pesada. Ainda não vi o calendário eleitoral da consulta, mas, com certeza, lá está estabelecido o início da campanha e a partir daí não será possível o desequilibrio midiático que se vê agora.
    O decreto não fala em capitais. Isto caberá, caso seja aprovada a criação dos estados, à Constituição dos respectivos estados.

    ResponderExcluir
  26. Gente o que o deputado Pasifal Pontes postou é verdade, o desequilibuio midiático é grande, vemos os meios de comunicação (Tv, jornal e rádio) na capital apregoando que o estado deve ser mantido e um desses exemplos de oportunismo é o Diário do Pará, vejam só: Enquanto seus proprietários Jader Barbalho e o seu rebento Helder Barbalho se mostram favorável a consulta popular, por outro lado, seus meios de comunicação fazem propaganda direta com slogan "Orgulho de ser do Pará" é puro oportunismo político. Ora, ora! Veja só: Jader diz que "é a favor do plebiscito", por outro lado, Helder diz que "é a favor de que toda a população seja ouvida".E ai, o seu Império de comunicação trabalha contra a sua divisão.Isso é brincar e um nítido deboche com a cara do povo.

    ResponderExcluir
  27. Divisão já se queizermos tirar a Amazônia e o Norte do Brasil do cabrêsto do governo federal! Chega de sermos tratados com migalhas, com sobras do bolo da União. Com mais Estados, seremos fortes e incomodaremos muito. Hoje não fazemos cócegas sequer e tudo fica no sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. Não tem outra receita não. É dividir e criar mais Estados sim! O resto é desculpa ou consequência natural. Voto a favor!

    ResponderExcluir
  28. SERÁ UMA EMANCIPAÇÃO E NÃO UMA SEPARAÇÃO.

    A cada dia se torna mais próximo o tão sonhado momento do povo do sul do Pará ir ás urnas para votar pela criação do estado de Carajás. Para muita gente parece que a ‘ficha ainda não caiu’ e tudo ainda parece ser como antes ‘especulações indefinidas’. Mas não, dessa vez é pra valer, o congresso autorizou a realização do plebiscito que deverá acontecer até o primeiro semestre de dezembro deste ano. O povo vai votar SIM ou Não pela criação de Carajás e Tapajós. Mas a pergunta que todos fazem: – “Quem vai votar só as regiões que querem se emancipar ou todo estado?”.
    De acordo com a “lei mãe” que é a Constituição da República de 1988, no art. 18, § 3º – Os Estados podem incorporar-se, subdividir-se, desmembrar-se, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população ‘diretamente interessada’, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. Desta forma, fica claro que só a região interessada em criar os estados de Tapajós e Carajás votaria.
    Mas, em 18 de novembro de 1998 (dez anos após), a Constituição foi alterada com a criação da lei complementar N. 9.709, que deu outra interpretação para divisão de estados brasileiros, dizendo que o plebiscito passaria ter que ser feito no território que se pretende desmembrar, e também no que sofrerá o desmembramento.
    No entanto, segundo o maior ativista para criação do estado de Carajás, Deputado Giovanni Queiroz – a alteração da constituição foi feita de forma irregular, “Qualquer mudança na Constituição deve ser feita por Emenda Constitucional e não por lei complementar como foi feito, são tramitações diferentes. Por tanto essa mudança é inconstitucional e é isso que vamos pedir ao Supremo que corrija esta falha e que determine votação plebiscitária somente na região que quer desmembrar”, explicou Giovanni.
    Em 2002 a Assembleia Legislativa do estado de Goiás, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a lei complementar N.9.709, mas como não havia nenhum estado em vias de divisão à ação nunca foi votada pelo TSE. Uma das estratégias do grupo pró-Carajás e Tapajós é que o TSE julgue a ação apresentada pela Assembleia Legislativa de Goiás, ou decidir pela apresentação de uma nova ação com a mesma interpelação “Que o Superior Eleitoral decida pela inconstitucionalidade da lei 9.709”, pelo fato da mesma ter sido feita de forma irregular.
    Para demandar no TSE pela inconstitucionalidade da lei e garantir o plebiscito somente no Carajás e Tapajós, líderes do movimento garantem que foi contratado um dos melhores escritórios de advocacia constitucional do Brasil e que já começaram as mobilizações junto ao Supremo Eleitoral.
    OPINIÃO: caso a eleição seja só na região que quer desmembrar certamente o sonho dos mais de três milhões de habitantes fica mais próximo de ser realizado. Se as leis forem respeitadas é quase certo que somente o Carajás e o Tapajós vão às urnas na eleição plebiscitária.

    ResponderExcluir
  29. Edimar Cesar - São Geraldo05/07/2011, 06:55

    OLÁ DEPUTADO, SOU FAVORÁVEL SIM A DIVISÃO DO ESTADO, EU SÓ GOSTARIA DE SABER DOS MORADORES DE BELEM QUE SÃO CONTRARIOS, SE ELES GOSTARIAM DE VIR MORAR EM NSSA REGIÃO, ONDE NÃO TEM, RODOVIA ASFALTADA, QUE PARA ANDAR EM UM TRECHO DE 40 KM COMO POR EXEMPLO SÃO GERALDO A PIÇARRA QUE EM ÉPOCA DE CHUVA LEVAMOS ATÉ 4 HORAS, ISSO QUANDO OS CARROS NÃO ATOLAM, ONDE QUANDO QUEREMOS FAZER UMA FACULDADE TEMOS QUE IR PARA O TOCANTINS QUE TAMBEM FOI DIVIDIDO E DEU MUITO CERTO, TAMTO PARA OIAS QUANTO PARO O TOCANTINS, QUANDO QUER UM MÉDICO ESPECIALISTA TEM QUE IR PARA BELEM MAIS DE 700 KM PARA NÃO SER ATENDIDO OU PIAUI,GOIANIA ETC...E EU VEJO TAMBEM SE EXISTE CABIDE DE EMPREGO ESTÁ EM BELEM, PORQUE MAIS DE 90% DOS FUNCIONÁRIOS ESTADUAIS ESTÃO CONCENTRADOS AI NA CAPITA E ENTORNO, NÓS QUEREMOS A CRIAÇÃO DO CARAJAS E TAPAJOS, PORQUE AMAMOS O PARA E SEU POVO QUE PRECISA SER MELHOR ATENDIDO, NÓS QUEREMOS É UNIR FORÇAS PARA TERMOS MAIOR REPRESENTAÇÃO NO CONGRESSO, TAMANHO DE ESTADO NÃO É QUALIDADE NÃO, VAMOS DEIXAR DE SER EGOISTAS, A NOSSA REGIÃO TAMBEM PRECISA DESENVOLVER, SOBRE PAGAMENTO DO QUE JÁ FOI FEITO AQUI NA REGIÃO, EU ACHO QUE NÓS JA PAGAMOS E MUITO BEM CARO, POIS AS NOSSAS RIQUEZAS, SEMPRE FORAM PARA A CAPITAL E ATÉ HOJE NÃO TIVEMOS RETORNO. VAMOS JUNTOS POVO DO PARÁ VOTAR SIM NA CRIAÇÃO DOS ESTADOS, POIS SERÁ BOM PARA TODOS, MAIS OPORTUNIDADES PARA AS PESSOAS QUE VIVEM AS MARGENS PALACIANAS..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação