Palpite infeliz

Leio no “Blog do Hiroshi”, que os que defendem o “SIM” para o Tapajós e “NÃO” para o Carajás revelaram a primeira peça gráfica da campanha, que, copiadas do citado blog, colo abaixo:

shot004

A peça é preconceituosa com o “Tapajós” e repisa a equivocada ideia de que as riquezas minerais do “Carajás” são bens do estado.

O “Tapajós” não é uma região desprovida de riquezas e oportunidades. O Carajás não é dono dos minérios que lá se exploram.

O Pará não é dono do subsolo e nem do potencial hidrelétrico, pois ambos pertencem à União. Aliás, o Pará não recebe e nem percebe coisa alguma disto, devido ao diferimento legal que a União protagoniza e jamais abrirá mão.

Portanto, em se dividindo o Pará, este não perderá as minas de Carajás e assimilados, porque não as tem e Carajás não as terá porque não lhe pertencerão.

Se a campanha publicitária tem a lógica da riqueza no subsolo, os dois pratos deveriam estar vazios.

Quanto aos outros ingredientes, há agricultura e pecuária em todo o território paraense, e se o peso específico maior está na região Sul, gerando as riquezas que se reclamam, ela foi gerada exatamente pelas pessoas que, na ânsia contraditória da falta de argumentos, são chamadas de forasteiros.

Comentários

  1. eu sei que vai ser muita confusa essas argumentações de prós e contras. Por favor, um manual de instruções...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, você parrou de falar no escândalo da OAB e perdeu centenas de leitores do blog. Todos foram para o blog do Barata, que está bombando. O que foi que houve, hein, você está concordando com as diatribes do Jarbas? Sinto muito.


    Márcio Elísio Souza

    ResponderExcluir
  4. Prezado amigo Parsifal,
    Estou ensaiando a publicação de algumas idéias na internet, para tal, lancei um blog, que já está em funcionamento.
    Gostaria que, quando possível, você desse uma passada lá e me dê a sua opnião, pois será muito importante pra min.
    O endereço é: www.celsosabino.com
    Sem o .br
    Até o retorno dos trabalhos legislativos.
    Um forte abraço

    Celso Sabino

    ResponderExcluir
  5. Olá Bianca,

    Prazer ver você por aqui. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sabino,

    Vou acessar e recomendar. Um abraço e até agosto.

    ResponderExcluir
  7. Olá Márcio,

    Eu não costuno repisar fatos apenas com intuito de repercuti-los. Eu já disse o que penso do presidente e dos fatos por ele protagonizados na OAB-PA, e, sobre o episódio da venda do terreno de Altamira não nada novo: apenas mais do mesmo.
    Há, todavia, um novo fato envolvendo o presidente da OAB-PA que está programado para postagem às 23:00hs.

    ResponderExcluir
  8. A campanha contra o Estado do Carajás é uma estratégia dos contra a divisão do Pará, É uma isca para os carajoaras votarem contra a emancipação do Estado do Tapajós. Os carajoaras com o orgulho ferido , se vingariam e se rebelariam contra o Tapajós, seria um golpe mortal para todos. Por isso o momento é de união e Tapajós precisa dos votos do Carajás e de Belém, como diz a campanha , será a união de e estados que deverão se unir e votar pelo SIM para que a campanha obtenha sucesso nas urnas.

    ResponderExcluir
  9. A questão é: Porque a região de Belém não quer a emancipação do Estado do Tapajós, porque esse já existe de fato, só falta ser emancipado. A resposta é: porque o Estado do Tapajós dá lucros a região de Belém. Se não desse lucro, eles seriam os primeiros a quererem se livrar desta região. Então senhores deputados do contra, esse discurso que o Estado do Tapajós não terá desenvolvimento, é mentiroso. O Estado do Tapajós tem um futuro brilhante pela frente.

    ResponderExcluir
  10. DUDA MENDONÇA foi enfático em citar que a campanha deverá adotar o termo de multiplicação para três Estados, e não uma divisão. Com poucas palavras, frisou que o correto é provar à região metropolitana de Belém que o Pará remanescente se desenvolverá mais ainda após a criação destes novos Estados.

    ResponderExcluir
  11. O Estado do Tapajós só tem a contribuir para o desenvolvimento da região norte., por isso é que queremos o desenvolvimento de toda a região do Pará que será transformado em mais 3 estados, firme , forte, unido, com administrações própria e governos centralizados em suas três novas capitais, Belém, Santarém e Marabá. 3 governadores na região terão mais força que um. Será o fim da hegemonia do eixo São Paulo- Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  12. Alguns membros da imprensa local precisam parar de publicar besteiras do tipo: “ouvi falar que só o Tapajós vai passar”, “o povo de Belém apóia o Tapajós, mas é contra o Carajás. Entendo que esse tipo de informação ( se é que isso é informação) acaba dando munição para quem é contra a criação dos estados do Tapajós e Carajás. E pior, soa como provocação aos irmãos do Carajás. Penso que é hora de nos unirmos e não de ficarmos plantando a discórdia. Aliás, ver a discórdia entre Tapajós e Carajás é tudo o que ois políticos de Belém querem.

    ResponderExcluir
  13. Pô, Parsifal, dizer que o Pará ganha NADA com a mineração aí já é absurdo. O senhor vai dizer que não existe CFEM? Vai dizer que, mesmo sendo percentualmente pequenos, as mineradoras não fazem compras nem deixam salários aqui?

    Aposto que nos interioreszões o senhor "vende" essas minas como a redenção das vidas para pessoas que mau sabem ler.

    ResponderExcluir
  14. 23:15:00,

    Se você acha que é alguma coisa, 23% de 2% do faturamento líquido (depois de deduzido os impostos, que são diferidos - mas deduz - os custos operacionais e o transporte, que é onde a Vale ganha dinheiro) da exploração mineral, que é o que cabe ao Estado, a sua lógica é puramente aritmética, e por aí, o “nada” não passa de uma força de expressão.
    Mas, feitas as contas, esta “alguma coisa” dá negativo, devido ao diferimento. O Pará está sempre em débito com a Vale e a União sempre em débito com o Pará e ninguém faz questão alguma de encontrar as contas, portanto, analisar esta contabilidade pelo viés unicamente aritmético da CFEM, sem cotejá-la com o ICMS que não entra, é um equívoco e, “forçando a barra”, acabamos por concluir que a conta dá “menos que nada”.
    Quanto ao seu preconceito com as “pessoas que mal sabem ler”, achando que elas compram tudo que se coloca na prateleira porque não sabem ler, você continua enganado: não saber ler não significa não ser inteligente o suficiente para não ter discernimento racional.
    Ao meu respeito o seu equívoco é maior: o meu discurso para com a politica minerária da União sempre será o mesmo para quem sabe e para quem não sabe ler: expurgo federativo.
    Eu faço política falando o que penso e não o que algumas pessoas desejam ouvir.

    ResponderExcluir
  15. TAPAJÓS E CARAJÁS DEVEM SER EMANCIPADOS.
    SERÁ BOM PARA O PARÁ, SERÁ BOM PARA O BRASIL.

    “A criação dos estados do Tapajós e Carajás é o maior projeto de desenvolvimento econômico do País que se discute hoje, temos que levar em conta os benefícios da região Norte e da Segurança nacional da Amazônia, acredito que esta estratégia que os municípios estão articulando, tem que ser feita urgentemente já que o nosso tempo é de cerca de 4 meses, para a realização do plebiscito”, Chega de colonialismo, vamos desenvolver a região do Tapajós e Carajás com mais política de investimentos e crescimento.

    ResponderExcluir
  16. DENÚNCIA !!!!

    ZENALDO ESTÁ USANDO A MÁQUINA ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO ESTADO PARAENSE PARA FAZER CAMPANHA CONTRA A EMANCIPAÇÃO DOS ESTADOS DO TAPAJÓS E CARAJÁS.

    O BRAÇO DIREITO DO GOVERNADOR SIMÃO JATENE DEVERIA SER AFASTADO DO CARGO DA CASA CIVIL PARA FAZER CAMPANHA USANDO
    A MÁQUINA DO GOVERNO. .

    ResponderExcluir
  17. A prefeita de Santarém, Maria do Carmo disse que esta é uma campanha suprapartidária e nós da política, precisamos estar inseridos nela e agir de forma articulada para que possamos vencer, senão, futuramente, seremos cobrados pelo que fizemos ou deixamos de fazer enquanto prefeita e enquanto deputado federal, pela criação do novo estado”,

    O deputado federal Lira Maia, disse que essa é uma tarefa de todos. “Temos obrigação, de alguma forma, de ajudar, e nós precisamos também do engajamento da imprensa. É uma luta grande, precisamos nos unir, e esta talvez seja a única oportunidade de nossas vidas. Será a mudança de vida de nossa região. Aqui não tem partido político. O único candidato é o Tapajós”, expressou o parlamentar.

    Já o povo do oeste do Pará luta por uma causa que já dura mais de 150 anos que é a emancipação do Estado do Tapajós.

    Todos devem estar unidos nessa luta histórica pela criação do Estado do Tapajós.

    ResponderExcluir
  18. COMENTÁRIOS / DRIBLE DO “NÃO” NO GANSO.
    Comentário: Pedro Maia,
    Sobre o post Ganso convocado para campanha do “não”:

    Bem que nós do SIM poderíamos “contratar” o Elkeson, do Botafogo pois ele cresceu em Marabá, apesar de ter nascido na cidade de Coelho Neto(Ma) mas se considera “paraense”.
    Outro que poderia ajudar na campanha seria o Jeda, santareno que atua na Itália. Fica o recado.

    ResponderExcluir
  19. Zequinha Franco deixou seu comentário sobre o post: "Desfaçatez: Lira e Maria juntos pelo Tapajós"

    Eu penso que esse momento é de união pela criação do Estado do Tapajós. Maria do Carmo e Lira Maia, todos sabemos que sempre foram adversários de interesses políticos, mas estão mostrando muita inteligência e sensibilidade com a causa de criação desse novo estado. Como disse o anônimo: Todos devem estar unidos nessa luta pela criação do Estado do Tapajós. Eu como filho e morador dessa região esquecida pela falta de investimentos dos governantes ao longo da historia desse Estado, vou fazer minha doação com muito orgulho de R$ 6,00 para o Instituto SIM ao Tapajós custear as despesas da campanha. Quero aqui expor meu sentimento dizendo que toda a população ganha com esse projeto de crescimento da Amazônia! Quem perde são os políticos viciados que nada fizeram ou quase nada pelo povo que mora, trabalha e estuda nessa imensa região! Concluo dizendo que todo e qualquer custo para a criação desse tão sonhado Estado do Tapajós é investimento para o fortalecimento da Amazônia e do Brasil.

    ResponderExcluir
  20. Criação do Tapajós vai aquecer construção civil

    Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Santarém, José Santana, a criação do Estado do Tapajós vai fortalecer o setor, pois criará várias frentes de serviços e contribuirá com o desenvolvimento da região. A expectativa entre os trabalhadores é a melhor possível, já que o volume de obras nos municípios que vão compor a unidade federativa será intenso.

    Santarém, alçada à condição de capital, certamente abrigará os grandes empreendimentos, pois será necessária a construção de novos prédios para sediar futuros órgãos públicos estaduais. “Estamos confiantes com este processo. O clima é favorável à criação dos novos estados, pois nunca houve uma mobilização tão intensa como a que ocorre neste momento. Portanto, a construção civil será um dos setores que certamente será alavancado com inúmeras obras. Não temos dúvidas de que o futuro Estado será bom para todos nós”, observou José Santana.

    ResponderExcluir
  21. Lançamento do comitê Nacional Pro Tapajós e Carajás.‏

    Acontece em Brasília, o lançamento do Comitê Pró Tapajós e Carajás, na Câmara Federal, anexo II. Pelo Estado do Tapajós estão presentes: O deputado Lira Maia, prefeita Maria do Carmo, prefeito Aparecido (Rurópolis) vereador Reginaldo Campos, Deputado Alexandre Von, prefeito Danilo Miranda, (Trairão) Wilson Lisboa (assessoria jurídica do ICPT), Alberto Oliveira e Olavo das Neves.(coordenação ICPT).
    Pelo Carajás estão presentes: Deputado Wandenkolk Gonçalves, Deputado federal Zequinha Marinho, Deputado federal Giovanni Queiroz, Prefeito Luciano Guedes e Ítalo Ipojucan.

    ResponderExcluir
  22. Asdurúbal Bentes deixa governo de Jatene
    O Deputado Federal é a favor da criação dos estados do Tapajós e Carajás

    O Secretário de Pesca do Pará, Asdrúbal Bentes, foi até o governador Simão Jatene e sem nenhum rodeio entregou o cargo que ocupa no primeiro escalão do governo tucano. Asdrúbal Bentes é Deputado Federal do PMDB, licenciado.






    Uma das razões pela qual Asdrúbal entregou o cargo foi por defender a criação dos estados de Carajás e Tapajós. Outra, é por não ter nenhum recurso na pasta que administra, e também por ter hombridade e caráter, pois já que quer dividir o Pará, não pode jamais estar atrelado nos que são contra.

    Asdrúbal Bentes foi corajoso e correto e todos que estão na mesma situação deveriam fazer o mesmo. O Deputado que deve voltar para Brasília, finalizou com a frase: “MINHA POSIÇÃO É IRREVERSÍVEL”.

    ResponderExcluir
  23. Enquanto isso,
    em Belém RT @MarceloBacana: Galvão, Gamma, Griffo e Mendes , o eloqüente Zenaldo criaram a marca GGGM PARÁ para planejar e produzir a campanha contra a divisão do Estado.

    Quem decide o plebiscito é o povo.

    Acorda, Carajás e Tapajós.

    ResponderExcluir
  24. PRÓ-TAPAJÓS: COMITÊ DECIDE REALIZAR DEBATE SOBRE A DIVISÃO, A PRIORIDADE SERÁ BELÉM.

    Membros o comitê priorizam o planejamento da campanha na região metropolitana de Belém

    O Comitê Metropolitano Pró-Estado do Tapajós voltou a se reunir para definir as principais estratégias e ações para a campanha do plebiscito de 11 de dezembro próximo.

    Foi a primeira reunião depois do encontro que teve com o presidente do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (Icpet), professor Edivaldo Benardo, no dia 25 de julho, aqui em Belém. O Icpet será o responsável pela campanha eleitoral pró-Tapajós na campanha para o plebiscito.

    Duas decisões importantes, ontem: primeira, a realização de uma ampla pesquisa de opinião na região metropolitana de Belém para levantar informações e avaliar a percepção da população sobre o projeto de divisão do Pará e a criação dos dois novos Estados; segunda, a realização de um primeiro debate sobre o tema, que deverá acontecer no auditório de uma faculdade de Belém, em parceria com instituições civis.

    "De posse das informações coletadas pela pesquisa, voltaremos a nos reunir com a direção do Icpet para propor e debater estratégicas específicas para Belém e a região metropolitana, pois entendemos que a votação será decidida aqui", afirmou Dornélio Silva, profissional da área de planejamento e marketing.

    O debate a ser promovido pelo Comitê Metropolitano Pró-Tapajós será no início de setembro, em local a ser definido.

    ResponderExcluir
  25. MUNICÍPIOS DO OESTE VÃO INSTALAR COMITÊS PRÓ-ESTADO DO TAPAJÓS


    Os municípios do Oeste seguem implantando os comitês locais de apoio à criação do futuro Estado do Tapajós. Além de Belterra, Almeirim, Prinha e Monte Alegre, já anunciados aqui no blog, mais oito acabam de anunciar as datas de suas instalações.

    Veja abaixo os municípios que estão na agenda do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós para a instalação dos comitês:

    * Almeirim - dia 08/08
    * Prainha - dia 09/08
    * Monte Alegre - 09/08
    * Aveiro - 12/08
    * Medicilândia - 24/08
    * Brasil Novo - 24/08
    * Altamira - 25/08
    * Vitória do Xingu - 25/08
    * Senador José Porfírio - 26/08
    * Porto de Moz - 27/08
    * Novo Progresso - 31/08

    A corrente pró-Tapajós está juntando novos elos e se fortalece.

    Falta 4 meses para votar no plebiscito!
    QUEREMOS EMANCIPAR O ESTADO DO TAPAJÓS.
    Nossa resposta será SIM!!

    ResponderExcluir
  26. O ESTADO DO TAPAJÓS NÃO É PARÁ.

    Quando queremos emancipar do Pará , não é somente por causa do desgoverno estadual e sim também porque o próprio paraense do Pará é diferente do paraense do Estado do Tapajós…
    A história do Pará é diferente da história do Tapajós…
    E por último porque a nossa permanência agregada ao Pará foi imposta por séculos…... mais já está acabando, apenas 4 meses para o SIM....

    ResponderExcluir
  27. MANOBRA QUE NÃO DEU CERTO
    Durante a audiência pública promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sexta-feira passada, em Brasília, o deputado federal Zenaldo Coutinho, capa-preta do NÃO na campanha do plebiscito do dia 11 de dezembro, arriscou uma rasteira, sem sucesso.

    Ele sugeriu ao TSE a mudança da data do plebiscito para 18 de dezembro, alegando que a data atual da consulta (dia 11 de dezembro) é próxima da festa de Nossa Senhora da Conceição, que ocorre no dia 8 de dezembro, em Santarém, provável capital do futuro Estado do Tapajós. Ele justificou que a manutenção da data do plebiscito poderia aumentar a abstenção da população à consulta.

    Também presente no evento, o deputado estadual Alexandre Von (PSDB/PA) tratou de desmascarar o arauto do NÃO: ele explicou que a maior festa religiosa do Estado é a de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, que ocorre sempre no segundo domingo de outubro, e não a de Nossa senhora da Conceição.

    “Não há, portanto, nenhuma conexão que inviabilize a realização do Plebiscito no dia 11 de dezembro”, esclareceu Von.

    Como se diz lá pras bandas do Tapajós, Zenaldo "ficou com cara de tacho".

    ResponderExcluir
  28. o Estado do Tapajós e Carajás, mesmo divididos, estarão juntos como uma familia e mais fortes por uma região Norte mais fortalecida com maior representatividades no cenário político brasileiro, DIGA SIM para a multiplicação, diga sim para o desenvolvimento do Pará,sou de Belem mais não sou egoísta e nem burro,tenho a certeza que o Estado do Pará, será o maior beneficiado com a multiplicação.

    29/07/2011 08:14:00

    ResponderExcluir
  29. Tapajós e Carajás, mesmo divididos, estarão juntos como uma familia e mais fortes por uma região Norte mais fortalecida com maior representatividades no cenário político brasileiro, DIGA SIM para a multiplicação, diga sim para o desenvolvimento do Pará,sou de Belem mais não sou egoísta e nem burro,tenho a certeza que o Estado do Pará, será o maior beneficiado com a multiplicação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação