Pular para o conteúdo principal

Tucuruí em más notícias

mas

A coluna “Repórter Diário”, do “Diário do Pará”, edição de hoje, coloca questões críticas ao prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, e seu secretário de Saúde.

O prefeito de Tucuruí é do PPS, aliado do governo do Estado, mas, o seu secretário de saúde, Charles Tocantins, lançou uma chapa para concorrer, contra o candidato do governo, ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Consems).

O “Repórter Diário” farpeia: “Muitos prefeitos avaliam que a chapa seria uma continuidade do governo petista de Ana Júlia Carepa, já que Tocantins ocupava na gestão passada cargo de alto escalão.”.

Em seguida, o “Repórter Diário”, vai ao fígado do prefeito Sancler Ferreira, discorrendo sobre a situação calamitosa da saúde em Tucuruí:

“Aliás, a vitrine de Charles Tocantins está trincada: chovem denúncias de irregularidades e má gestão na Secretaria de Saúde de Tucuruí. Sancler Ferreira colocou o hospital municipal dentro do Hospital Regional, a 13 quilômetros de distancia da cidade, dificultando o acesso dos pacientes. A rede básica é péssima: faltam remédios e médicos. O fumacê de combate à dengue inexiste. Gestantes estão morrendo de parto junto com seus bebês. Apesar do descalabro, recursos do SUS continuam chegando ao município.”.

Quando o prefeito de Tucuruí transportou o Hospital Municipal para dentro do Hospital Regional de Tucuruí, fui informado de que a medida era temporária, até que se reformasse o prédio do Hospital Municipal.

Se a medida, todavia, foi tomada com intenção de permanência, o prefeito comete um gravíssimo equívoco que precisa ser reparado: o município recebe recursos e precisa prestar os serviços que o hospital municipal prestava, em prédio próprio.

Comentários

  1. Mas como pode Sancler não é aliado do Jatene?
    Vai apoiar outra chapa?

    ResponderExcluir
  2. E o Estado que se lixe!!!!Hein!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. E o MP. a Polícia Federal? E o TCM? Tribunal dos Contratos Mafiosos? Quem acessora o Pré-Feito de Tucuruí e presidente da Câmara Zé Gomes é a banca de advogados do Consegliere Conselheiro Dani Lavanderia. Têm até contrato!

    ResponderExcluir
  4. Nobre Deputado,ou o senhor toma atitudes que venham beneficiar nosso município,ou cale-se para sempre.

    ResponderExcluir
  5. É preciso colocar que o Charles Tocantins não está nem a 50 dias no cargo de Secretário de Saúde de Tucuruí, quando ele chegou a Maternidade já estava transferida.
    Na época que ele foi convidado para vir para Tucuruí Ananindeua também o queria, isso mostra a sua competência.
    Quando registrou Chapa no COSEMS não havia ainda um candidato do Governo, A indicação do Lucídio foi uma escolha do Zenaldo, nos últimos dias que faltavam para registrar a Chapa, até o Fredson atual presidente foi pego de surpresa ao saber que não seria mais o candidato à Presidência ficando apenas como Vice, e por tanto Lucídio passou a ser de última hora o Candidato do Governo. A disputa é boa, acredito que se for levado em consideração a experiencia e o currículo o Charles leva essa, e não existe essa de candidato desse ou daquele partido. Charles representa os Secretários de nossa Região, como Tucuruiense, ele deve querer o melhor para Tucuruí, e como Técnico entusiasta da universalidade do SUS. Vai amparar e apoiar os Secretários de Saúde do Pará na luta por um SUS de qualidade para todos. OBS.: A Saúde de Tucuruí estava praticamente sem esperanças, se alguém pode contribuir para mudar esse quadro é o Charles. Vai demorar um pouco mais do que a população pode esperar pois o rombo é muito maior que podemos supor. Mas tomara que a saúde fique a contento o quanto antes.

    ResponderExcluir
  6. O que mais me impressiona é que o Deputado Parsifal Pontes, conhecedor da má administração do Prefeito Sancler e, ainda assim, conversas afirmam que o nobre deputado pretende apoiá-lo nas eleições municipais de 2012. É mole?

    ResponderExcluir
  7. Mas como esse rapaz usa de artifícios para se auto-promover! Só ele sabe que "tudo quanto é prefeitura queria tê-lo como Secretário", até a Ananindeua do corrupto Helder Barbalho, conforme ele próprio - Charles Tocantins, conta assinando nome fictício neste blog. Esse moço é egocêntrico, ditador e portanto, péssimo administrador para gerir a área de saúde pública. Ele provou isso, quando diretor da SESPA no malfadado e fracassado governo da Ana Júlia Carepa, cujo fracasso, tem nele um dos principais culpados. Ou ninguém se lembra que o Hospital Ofir Loyola, antes referência nacional no tratamento de câncer, virou um açougue com ele a frente dessa irresponsabilidade toda da SESPA, que acabou por interromper dezenas e dezenas de radioterapias em doentes já em tratamento, levando-os ao agravamento da doença e consequente morte prematura, devido as sucessivas e inexplicáveis "panes" ora no acelerador linear, ora em outras máquinas de rádioterapia, falta de medicamentos para quimioterapia, falta de leitos para internamentos absolutamente necessários, negação de cirurgias, consultas, enfim, o caos mesmo a que chegou o Ofir Loyola. Por conta desse quadro caótico a que chegou a saúde pública no Pará, com Charles Alcântara Diretor de Saúde Pública da SESPA, ele, com o poder e ego ditatoriais, negava diariamente, as chamadas Guias para Tratamento Fora do Domicílio, integralmente custeadas pelo S.U.S, portanto, verba federal da saúde, ou, só as autorizava para um hospital de Gurupi na Belém-Brasília Estado do Tocantins, ou para Teresina-PI, negando peremptoriamente como se o dinheiro fosse dele, qualquer tratamento nos hospitais mais conceituados nesse tipo de doença, localizados no eixo Rio-São Paulo. É esse sujeito incompetente, boçal e tirano, espertíssimo por natureza, que se aboletou na Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí, uma das poucas secretarias municipais com muito dinheiro, pois Tucuruí e Parauapebas, são duas prefeituras com um orçamento muito bem alimentados, uma pela Vale (Carajás-Parauapebas) e Tucuruí pela Eletronorte com os milhões em Royaltes da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, além de Ananindeua que ele próprio citou como "convidado" para sser secretário lá. Tem Marituba, tem Faro, São Caetano de Odivelas, Tem Placas lá no Oeste do Pará, tem Benevides bem alí...o senhor aceitaria a secretaria municipal de saúde desses pobres municípios ou "gênio"?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.