Onde canta o galo

01lib

O corte acima é da coluna “Repórter 70”, de “O Liberal deste domingo.

Quando a Vale sacou o cheque e pagou, a preço de banana, a referida área, os desavisados regozijaram-se: agora o porto seria erigido.

Ledo engano: na verdade a Vale comprou a área para não fazer o porto.

Explico: o bilionário brasileiro Eike Batista colocou o olho na área e pretendia adquiri-la para o seu portfolio portuário, alcançando, com a construção, larga vantagem estratégica sobre os portos nos quais a Vale exercita a sua logística de transporte.

Percebendo a manobra, a Vale avexou-se e sacou R$ 10 milhões para manter as coisas como estão.

É o segundo capote que Eike leva da mineradora. O primeiro foi quando ele tentou avançar no controle acionário da empresa, com o aval do ex-presidente Lula.

Comentários

  1. Quer dizer então que se já não nos bastasse um safado dum Sarney para impedir o progresso do Pará, agora temos a Vale para nos boicotar os trilhos? Pois que o Governador faça o que tem que ser feito por ser seu dever constitucional para resguardar nossa soberania e os interesses do povo do Pará, desapropriando a área para construção do Porto em Curuçá, por ser do interesse público. Ou impomos respeito nessa porra desse Estado onde tudo atrasa, onde todos boicotam, onde todos roubam tudo e onde todo mundo manda, ou vamos raducalizar se providência nenhuma for tomada pelo governo.No Egito, o povo quiz, decidiu, foi às ruas e derrubou Mubarak. Na Argentina, nossa vizinha, o povo decidiu e invadiu o palácio tirando de lá Alfonsim para soerguer e tirar o País da hiperinflação - e conseguiu.Aqui mesmo no Brasil, fomos às ruas e tiramos Collor do Poder - agora o que está faltando para mostrarmos que chega de desrespeitar o povo e roubar a nossa dignidade? Vamos às ruas protestar contra a inércia do governo que assiste e permite isso.

    ResponderExcluir
  2. Assim também agem alguns políticos que adquirem o "passe" de adversários para seu partido para congelarem-nos no momento que julgarem conveniente!

    ResponderExcluir
  3. Parsifal,hoje tive que ir em tucurui no boa esperança da s 9:30h,uma vergonha o ônibus desse horario de BELÉM para TUCURUÍ,sujo fedorento e cheio de barata,o ar condicionado fraquissimo.
    Por que não colocar em todos os horários os ônibus novos da frota?
    O preço é bem salgado 50,00 reais,para passar 8 horas em uma imundiçe e sujeira .
    Alguém tem que tomar uma atitude

    ResponderExcluir
  4. Deputado Parsifal,
    Com é que a Vale adquire 3 mil metros de área de Marinha? De quem adquiriu? pagou 10 milhões prá quem? Quem se beneficiou com isso? a SPU - Superintendência do Patrimônio da União foi quem concedeu a licença? Se foi, por quê os 10 milhões? Não dá para entender essa história direito, tem algum angú nesse mingau, por favor, se o senhor tiver conhecimento, nos esclareça, afinal a área é do patrimônio da União, mas como é a VALE, todo mundo cala!

    ResponderExcluir
  5. Será que realmente os PARAENSES ainda se lembram de um sentimento chamado"INDIGNAÇÂO"

    ResponderExcluir
  6. Fora Agneli, viva Eike.

    ResponderExcluir
  7. 19:32:00,

    As áreas adquiridas pela Vale, que somam os 3 mil hectares são terrenos de marinha e pertencem à União. Tecnicamente a Vale comprou da RDP Empreendimentos, do holandês Hendrik van Scherpenzeel, os direitos de ocupação das terras, registrados no Serviço de Patrimônio da União.

    ResponderExcluir
  8. "fomos às ruas e tiramos Collor do Poder"

    Será que tem gente que acredita mesmo que os caras pintadas foram os responsáveis pela queda do Collor? Serio mesmo?

    ResponderExcluir
  9. Papaco, protetor do oprimidos.14/02/2011, 09:51

    Aqui em nosso estado, tudo o que ela faz é o que VALE, nossos politicos se VALEm por qualquer coisa, principalmente presentinhos, e assim vai se preVALEcendo a mineradora que leva nosso minério, e ao povo, pobre povo do pará, VALE o sentimento de indignação e observar o trem abarrotado de gusa indo embora sem ao menos se VALEr de dar um adeus.

    ResponderExcluir
  10. Reginaldo Ramos14/02/2011, 11:21

    Mesclando todas as complicadas regras de bens da União, dispostas no Art. 20 da CF. Essa área não poderá ser desapropriada pelo governo do Estado. Tudo indica que a área é da União (inciso IV do artigo citado).

    Como é regra de desapropriação a de que o ente menor não desapropria área do ente maior, logo o Pará não poderá desapropriar área da União.

    Por fim, com o governo federal proteje a Vale do Eike, logo, manterá a estratégia da Vale em detrimento do interesse do Pará.

    ResponderExcluir
  11. Peraí! Quer dizer que basta eu ir na SPU, registro lá alguns milhares de hectares de terra da união, não faço p... nenhuma e depois vendo por 10 milhões???

    ResponderExcluir
  12. E como é que a SPU, dá licença para uma única pessoa de 3 mil hectares? Há jogo nisso? Porque ela favoreceria um pseudo dono?Não há limite de terras a serem licenciadas? Essa história tá muita estranha, deveriam averiguar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação