Hospital Regional de Tucuruí

anatomia

Tenho fundadas razões para acreditar que o Hospital Regional de Tucuruí, que presta serviços médicos hospitalares à população de toda a microrregião do Lago de Tucuruí, que inclui 07 municípios, ultrapassou a linha do rés do chão e afundou na movediça areia da administração temerária.

O transbordo do que já vinha mal, teria sido a transferência de todo o serviço do Hospital Municipal - que provia atendimento materno-infantil - para o Hospital Regional, sem que a necessidade de adaptação física e de pessoal fosse providenciada.

O movimento, que segundo informações não teve a devida autorização da Secretaria de Saúde do Estado, embora possa ter sido um arranjo inevitável do governo municipal, se feito de forma puramente doméstico, denota conveniência que precisa ser revista, pois, à guisa de cobrir um santo, deixou dois sem lençol e centenas de milhares de pessoas com uma perspectiva de atendimento hospitalar abaixo do precário.

A SESPA deve urgentemente intervir no Hospital Regional de Tucuruí, com uma equipe especificamente formada para o trabalho emergencial de reestruturação e sistematização das graves questões que se apresentam em tão importante equipamento de saúde do Pará.

Não deve o governo atual esperar por consensos de disputas, que com certeza serão travadas, por indicar diretores para o Hospital Regional de Tucuruí: isto é apenas um detalhe que, no momento, não deve a SESPA com ele perder tempo.

Não há como equacionar a solução da falimentar situação do HRT com indicações políticas: a intervenção da SESPA, com técnicos do próprio quadro da secretaria, que não tenham maiores preocupações em agradar A ou B, mas compromisso em reabilitar os serviços hospitalares a um mínimo aceitável, é a atitude correta a ser tomada.


Ofício, assinado por mim, com o teor desta postagem foi enviado, esta manhã, ao secretário de Saúde do Pará.

Comentários

  1. olá Parsifal, os blogs de Tucurui escrevem que a indicação de Charles Tocantins para a secretaria municipal de saúde foi sua. Vc confirma?
    Ednilson

    ResponderExcluir
  2. O hospital não tem perfil definido. Ante desde resfriado à reposição de massa craniana
    Não tem médicos contratados regularmente.
    Tá pior que o pronto socorro da 14.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Deputado:
    Sua intervenção é oportuna.
    Essa é a verdadeira contribuição que um político presta a região.
    Alertar os responsáveis e exigir providências.
    Cesta básica, emprego, são ações para a ação social e secretaria de emprego.

    ResponderExcluir
  4. 09:43:00,

    Eu jamais fiz indicação alguma, para quaquer órgão, ao prefeito de Tucuruí.

    ResponderExcluir
  5. Senhor deputado:
    O Hospital Regional tem estrutura física para abrigar os dois hospitais, acontece que a prefeitura só mandou os pacientes, não contribuiu com nada, não mandou um frasco de anestésico nem um fio de sutura, além de não mandar o anestesista,que compromete as cirurgias do Hospital Regional que hoje represa sem realizar mais de 3 mil cirurgias eletivas indicadas.

    ResponderExcluir
  6. Parsifal;

    Volta e meia leio um comentário (lúcido) sobre saúde pública, onde parace haver um tangenciamento da(s) solução(ões) proposta(s) com aquilo que eu chamo de "carreira de responsabilidade técnica e social"; ou seja, o exercício profissional estimulado pelo governo para oferecer maior permanência, dedicação, compromisso técnico e social a um determinado local. Mas como sonhar com isso se até o dinheiro da GDI dos servidores o Duciomar trancou lá na SESMA?

    Mas os mandatários do nosso estado pensam muito diferente disto. O próprio Jatene elogiou, durante o programa eleitoral, aquela "caravana da saúde", proselitista, ocasional e sem raízes, levada à mídia com as iniciais do casal Vi e Va.

    Ana Júlia Carepa abusou das terceirizações, assessorada por uma secretária indicada por Jáder, que virava as costas para todos os pleitos de servidores querendo manutenção para determinados serviços.

    Por eles, a SESPA viraria logo uma "agência de políticas públicas", com seu bom cabide de emprego e distribuidora de dinheiro para terceirizados.

    ResponderExcluir
  7. O prefeito que já tinha acabado com a saude do municipio agora acabou com a do estado. Socorro urgente.

    ResponderExcluir
  8. O povo de Tucuruí agradece se alguma coisa for feita.

    ResponderExcluir
  9. Tá com febre parsifal? Dispensando cargos ou o HRT tá tão ruim mesmo que tu não quer?

    ResponderExcluir
  10. Dep. Asaúde de Tucurui, não existe mas ela já morreu, ambulancia nós só contamos com a do bombeiros, obrigado pela demuncia feita a SESPA.

    ResponderExcluir
  11. Nós de Tucuruí precisavamos da postagem de uma pessoa com a sua envergadura.
    Talvez agora, a SESPA vá tomar providências necessárias para solucionar o problema, que é grave.
    E o prefeito de Tucuruí ainda usa a mídia local tentando tirar proveito do caos que se instalou na saúde do municipio, e leva as imagens de uma pintura realizada no corredor do HRT e diz que reformou o Hospital.
    O que está acontecendo com a saúde do municipio de Tucuruí é algo sem precedentes na administração local.
    Sem contar Deputado, que a mudança teve o apoio total do Ministério Público, que nem sequer visitou o Hospital e não tem nenhum conhecimento a respeito de como funciona a estrutura do Hospital Regional.
    Nunca ninguém do Ministério Público esteve no Hospital Regional fazendo vistoria para verificar se a prefeitura estava cumprindo o que foi acordado.
    O jogo estava bem definido e todos na audiência pública tinham conhecimento de que lado esles estavam.

    ResponderExcluir
  12. PARABENS DR.PARSIFAL.
    Alguem tinha que falar alguma coisa por nós meros coadjuvantes desse senhor que hora esta a frente da PMT - Tucuruí - eles não tiveram a competencia de Administrar a Saúde do Municipio e joga a responsabilidade pro estado num acordo domestico e ainda quer indicar o Diretor do HRT - denuncie este abuso meu nobre deputado. muito brigado.

    ResponderExcluir
  13. Concordo inclusive com a parabenização do anonimo das 10;04, essa deveria ser sempre a posição de um político, em relação ao povo que o elegeu, enfim vocalizar as angustias do povo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, deputado. O tema é gravíssimo e merece toda a atenção. Vou reproduzir seu post no meu blog, com a sua licença.
    Aproveito para desejar-lhe um ótimo 2011 e sucesso em seu novo mandato.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Seria bom tambem o nobre deputado ajudar para que a policia federal investigasse aonde foi parar o dinheiro da saúde. Haja vista o conselho de saúde não saber nem os vereadores também a CPI está engavetada não anda pois a base politica do prefeito não deixa.

    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  16. Até que enfim apareceu alguém para ajudar. Eu pensei que iamos todos morrer aqui.
    Fuincionaria do HRT

    ResponderExcluir
  17. Parsifal, se tu começares a olhar de nvo para Tucuruí o povo que te ama te olha de novo. Nós ficamos só magoados porque tu nos abandonou mas todo mundo aqui te respeita por atos como estes.

    ResponderExcluir
  18. Este é o parsifal que eu sempre c onheci.
    Amanda

    ResponderExcluir
  19. Olá Franssinete,

    Fique à vontade. Um feliz 2011 para você também.

    ResponderExcluir
  20. a Fran já tá aqui querendo um DAS de leve rsrsrs......outra coisa, a culpa disso tudo é do prefeito e do vereador Titonho que se empenharam na campanha do Delei e esquceram da saúde....da CIdade....

    ResponderExcluir
  21. Deputado Parsifal,

    O Senhor acendeu uma luz no fim do túnel.

    A mudança da Maternidade de Tucuruí para o Hospital Regional vem acarretando uma série de problemas.

    A prioridade do Centro Cirurgico é sempre para partos.

    Só temos um anestesista na escala e sempre fica a disposição do municipio, sendo que ele é da escala do Regional, pois o prefeito nunca providenciou um profissional especificamente para a demanda do municipio.

    Há muito tempo a saúde do municipio de Tucuruí vem sangrando, porém só agora chega a óbito.

    O serviço de esterilização de todos os materiais cirurgicos do municipio de Tucuruí há muito tempo vem sendo feito no Hospital Regional e transportados a uma distância de 15 Km em ambulâncias sem cuidados necessários para o transporte.

    Os serviços de laboratório estão suspensos no municipio de Tucurui por falta de pagamentos.

    O Raio X do municipio de Tucuruí está quebrado há muito tempo.

    Os postos de saúde do municipío de Tucuruí estão abandonados.

    O hospital do municipio, além de fechar a maternidade, o serviço de atendimento não funciona.

    O paciente que precisa de Tomografia em Tucuruí tem que se deslocar para Marabá, foram cedidas 2 Tomografias por dia no Tomografo do Hospital Regional.

    O serviço de UltraSom do Municipio de Tucuruí está sendo feito no Hospital Regional por falta de filme no municipio.

    A lavanderia e refeitório do Hospital Regional está sobrecarregada atendendo o municipio.

    Alguns profissionais (médicos e enfermeiros) concordaram com a mudança da Maternidade do municipio de Tucuruí para o Regional pois estão ganhando e cumprindo duas escalas no mesmo local.

    Porém a maioria dos profissionais da área de saúde do Hospital Regional estão fazendo Milagres, pois o nível de stress do Pronto Socorro do regional é bastante elevado em função do abandono e da péssima gestão em Saúde do municipio de Tucuruí.

    Em Tucuruí está funcionando apenas, e de forma precária, o serviço de Ambulância, é a famosa "ambulânciaterapia".

    Pegam o paciente em Tucuruí e vão direto para o Hospital Regional.

    E ainda comentam que o Regional vai ser administrado pelo prefeito de Tucuruí.

    Que Deus tenha piedade de Tucuruí.

    ResponderExcluir
  22. Parsifal, manda a PF aqui em Tucuruí. Aqui tem muito o que fazer.

    ResponderExcluir
  23. Será que vai ter providencia. O secretario é do partido do prefetio.

    ResponderExcluir
  24. A culpa é dos incompetentes do PT que deixaram isto acontecer

    ResponderExcluir
  25. Concordo com o 14:56:00.

    ResponderExcluir
  26. O Hospital Regional tem estrutura física para atender tudo, o que está faltando é o financiamento disso.
    Com o financiamento equacionado, sistematiza-se o funcionamento e de boa qualidade.
    Não basta a prefeitura prometer,é preciso formalizar um acordo, estipular valores e reter na fonte, como já está sendo feito com os outros serviços que o HRT presta para o Município.

    ResponderExcluir
  27. ANONIMO DAS 16:06
    PARABENS MIGUEL PELA SUA EXPLANAÇÃO FOI BRILHANTE, PODERIA ATÉ ACRESCENTAR ALGUNS ITENS COMO A CONIVECIA DA DIRETORA GERAL E DA DIRETORA TECNICA DO HOSPITAL REGIONAL DE TUCURUI POIS AS MESMAS SÃO SERVIDORAS DO MUNICIPIO E QUEREM GARANTIR UMA FATIA NEM QUE SEJA PEQUENA DO BOLO

    ABRAÇOS

    DEP PARCIFAL

    ResponderExcluir
  28. Deputado Parsifal,

    no mês de novembro de 2010, quatro Vereadores da Câmara Municipal de Tucuruí entraram com pedido de abertura de CPI da Saúde e até agora o Presidente da Câmara e os Vereadores da base do prefeito, que formam a maioria parlamentar , aqui chamada de “Tropa do Cheque” do Prefeito, em alusão a Tropa de Choque, não colocou em votação.

    Em audiência pública, convocada pelo Ministério Publico em Tucuruí, através do Promotor Renato Belini - que só aconteceu porque a população foi para as rádios locais e denunciou que o Promotor “que chegou ontem em Tucuruí”, havia assinado um TAC com a Prefeitura, sem que fosse ouvido o Conselho Municipal de Saúde e a sociedade organizada, este mesmo Promotor expulsou da sala a representante do Conselho Municipal de Saúde porque ousou dizer-lhe o quanto a assinatura daquele TAC era prematura e sem cautela, assim como cassou a palavra de um Vereador que insistia e demonstrar o quanto a assinatura daquele TAC era irresponsável, mas permitiu que apadrinhados do Prefeito fizessem da reunião um palanque eleitoral, inclusive com agressões verbais aos Vereadores que propuseram a CPI, que se encontravam presentes.

    O TAC acima mencionado trata da transferência da maternidade do Município para o Hospital Regional, cuja finalidade é o atendimento de média e alta complexidade aos pacientes de Tucuruí e municípios circunvizinhos, que mesmo sem essa nova responsabilidade, já não vinha atendendo com eficiência aos pacientes.

    A Maternidade do Município foi fechada porque funcionava em condições precárias, apesar de Tucuruí arrecadar uma das maiores rendas no Estado do Pará e até hoje não se sabe o que está sendo feito com o dinheiro do município, pois o prefeito não presta contas de sua gestão, como determina a legislação.

    O Promotor ameaçou a todos os que ousaram demonstrar o quanto àquele TAC era nocivo para a sociedade como um todo, dizendo que os atacaria como um “pitbull” e que todo aquele que fosse contra o TAC seria “oposição” ao Ministério Público entre outras ameaças.

    Foi acintosa e vergonhosa a conivência do promotor de justiça com a procuradora do Município corroborando uma atitude que prejudica toda a população de Tucuruí, onde o atendimento a saúde básica não existe, apesar dos milhões de reais destinados a este fim.

    Na realidade o que está faltando em Tucuruí não é somente uma intervenção da SESPA, mas, principalmente, uma ação urgente e enérgica da Polícia Federal, o mais rápido possível e uma nova audiência pública com a Corregedoria do Ministério Público, já que a anterior não surtiu efeito positivo para a sociedade de Tucuruí que continua a mercê da impunidade e das injustiças.

    ResponderExcluir
  29. Quando será que Tucurui vai ter uma saude que preste? Deputado, diga pro Jatene olhar pelo HRT, pelo amor de Deus. Não deixe o prefeito mandar lá.

    ResponderExcluir
  30. Só tu mesmo parsifal. pois aqui nem os vereadores e nem o prefeito, nem o ministerio publico e nem ninguem olha por nos.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns deputado, pela a sua intervenção, mais o senhor tem que fazer chegar a Tucurui essa equipe da SESPA para administrarem ate aparecer o diretor,nunca vi este Hospital desta Forma que esta ,absurdo da maternidade ir para o Regional, não havia necessidade,o município tem recursos para mantê-lo aqui,é melhor para as gestantes,que muitas vai ate a pé para o municipal. E agora corre serio risco de gestantes ganharem bebes na BR,o promotor não sabia nem onde ficava o hospital Regional, fez o TAC e nem sabia a localização do mesmo. Audiência publica era uma vergonha quem mandava era assessoria jurídica da prefeitura e o promotor obedecia. Quem tentava defender a não saída da maternidade, acontecia, como a Dona Vera, conhecida como Vera da Pastoral era expulsa, outro como o Wanderlei Dourado era cortado o microfone. Mais faça isso deputado urgente, tem que tomarem providencia o governo, e tomara que não seja entregar a saúde estadual para o prefeito, só quem vai sair perdendo e a população e o governo que vai ser criticado todo tempo.é uma vergonha o ministério publico do nosso município,principalmente Dr. Renato Belili e Dra clesom parente.

    ResponderExcluir
  32. Eu duvido que isto aconteça. Está tudo dominado. O Sancler é do partido do vice que não vai deixar o parsifal mandar. o promotor está dominado. só quem não viu a atal audinecia publica nao acredita. o secretario de saude é do partido do sancler. parsifal tu está parabens pela iniciativa mas acho que agora é tarde. Tucuruí está na m.

    ResponderExcluir
  33. Parsifal vem aqui e vai lá no reginal e tu vai ver que está pior do que estás pensando.

    ResponderExcluir
  34. A CPI da saúde até hoje e nao vai sair nunca porque o prefeito manda na câmara.

    ResponderExcluir
  35. Pela repercursão 31 comentários está na hora de a população agir vamor fazer um enorme abaixo assinado para denunciar a policia federal e ao ministério da saúde para investigar essa situação.

    Eng civil José Wellington Mourãoi Véras
    CREA 9177 D PA

    ResponderExcluir
  36. As contas da prefeitura municipal de tucuruí que nenhum vereador tem acesso num total desrespeito a lei. A única lei que esse pessoal da pmt segue é a lei de Gerson

    ResponderExcluir
  37. Quando os bebês morreram lá na Santa Casa, fato amplamente noticiado pela imprensa local e nacional, as autoridades se mexeram e foram a público mostrar o trabalho de recuperação.

    Em Ananindeua, a crise na saúde pública ganha repercussão nacional, onde até recém-nascido é parido em vaso sanitário, e nada parece provocar uma iniciativa própria do prefeito Hélder Barbalho.

    O que mais precisa acontecer?

    ResponderExcluir
  38. Voce como deputado e principalmente filho de Tucuruí tem que assumir a liderança desta luta contra o descaso do prefeito sancler contra o povo. o que este rapaz está fazendo com o dinheiro público é um absurdo e precisa ser investigado. Policia federal nele!

    ResponderExcluir
  39. Pedido de Intervenção agora é jogo politico pra platéia, nada mais!

    ResponderExcluir
  40. esses promotores corruptos de tucuruí
    é mandar para forra.só faz o que assesora juridica quer.ela é quem mandar

    ResponderExcluir
  41. teveram entidades que receberam o decimo terceiro salario para aplaudir o tac.olha que era uma mulher que é vice e secretaria de saúde.inagina se não fosse mulher.nada contra elas.mais ate agora só fizeram burece

    ResponderExcluir
  42. A audiência pública com o ministèrio público foi uma vergonha e não teve nenhum efeito bom para a saúde do nosso município de tucurui. Os profissionais de saúde, o conselho, a comunidade não teve chance de manifestar as precárias condições de atendimento do hospital regional do estado que é da SESPA. Tem muitos anos que várias denúncias já foram feitas para os órgãos competentes e até hoje nada, só a população sofrendo e morrendo sem atendimento. A parte de tratamento de câncer nunca funcionou, os pacientes tem que ir para belém. Os antigos diretores do hospital zé maria gonçalves e francisca antunes foram denunciados na imprensa, nos órgão, toda comunidade sabe a corrupção feita dentro do hospital por essas pessoas, que são apadrinhadas do ex-prefeito cláudio furman, mas não adiantou. Corre comentário na cidade que essas pessoas vão voltar para o hospital regional de tucuruí. Por favor, não faça isso governador simão jatene. Elas ficaram ricas depois que passaram pelo hospital, são empresários e donos de clínicas em Belém. As contas deles estão engavetadas no tribunal de contas do estado processos 2007509002 e 2008508366, o ministério público também não faz nada e eles batem no peito dizendo que nada pega para eles porque eles tem amigos nesses órgãos. Enquanto isso, pessoas continuam morrendo por falta de atendimento e outras pessoas ficando ricas com o dinheiro desviado da saúde do povo. Não adianta a SESPA colocar para dirigir o hospital pessoas corruptas indicadas por políticos que nada fazem para melhorar a saúde, tem que nomear pessoas técnicas. É uma vergonha!!

    ResponderExcluir
  43. Ninguém está pedindo intervenção. O que estamos pedindo é a prisão dos ladrões da coisa pública.

    ResponderExcluir
  44. Se em Tucurui, que mama os roalties da Eletronorte, a Saude Publica está um caos, imagina nos municipios que vivem só do FPM.

    Em Vigia, o hospital é verdadeira porcilga. Aquilo lá deveria ser explodido. Precisamos de um prefeito de coragem para enfrentar esse problema, e olha que nosso prefeito é médico. Meu Deus, quanto sofrimento! Até parece que as pessoas estão purgando a alma nesta terra chamada Pará.

    Em 2012, vamos eleger um prefeito que terá como primeira medida derrubar o hospital. Hospital não, é uma tal de UBS construida em 1965.

    ResponderExcluir
  45. O hospital refional de tucuruio vai ser pintadop de amarelo a cor do prefeito de tucuruí kakakaka trouxas

    ResponderExcluir
  46. Sempre confiei no senhor, Dep. parsifal e continuo confiando, pois sei que apesar da distancia nunca esqueceu seus "irmaõs de Tucuruí". peço que mais uma vez interceda por nós, filhos e moradores desta cidade, que estamos sofrendo com a situação da FALTA DE SAÚDE ao nosso povo.
    Nunca houve um desgoverno tão grande em relação a saúde publica nesta cidade. A falta de conhecimento, respeito, compromisso e responsabilidade por parte dos gestores (prefeito e secretária) acarretaram na falencia da saúde municipal, então jogaram a bomba para a SESPA, que por CONVENIENCIA da direção aceitou. É muito fácil receber o salários que os me´dicos e enfermeiros recebram (altissimos) para cumprirem suas escalas e trabalharem só uma (?) até me eprgunto se trabalham uma pois tem médico no HRT que tem 9 empregos, não iamgin o como é feita a mágica, enfim. Não pensaram na polução pobre que muitas vezes não tem como comprar um pão pra comer imagina para pagar o onibus e ir ao HRT, pois as ambulancia da PMT se tranformaram em sucatas.
    Dep. Parsifal Pontes contamos com seu apoio e pedimos encarecidamente que seja prvocado uma AUDITORIA séria da SAÚDE MUNICIPAL E DO HRT. Interceda junto a PF para sabermos onde foi aplicado o dinheiro da saúde do municipio, pois com o MP local não podemos contar.
    Parabéns por sua conduta e mais uma vez depositamos no senhor as nossas esperança ...Um homem honrado não foge a luta...
    Um grande abraço e que Jesus te abençõe ilumine.

    ResponderExcluir
  47. Sou um advogado Dr. Parsifal,quero ficar anônimo, falo para vossa excelência que está na hora da corregedoria do ministério publico estadual tomar as medidas cabíveis, fazendo a transferência dos promotores DR. RENATO BELILI E GRACE KANEMITSU PARENTE
    Por mais que essa medida não seja tomada a credibilidade destes promotores no município foi atingida,hoje a população e comunidade de Tucuruí debocham deles,não mais os respeitam, e nem acreditam nos mesmos,em todos os lugares só falam na atuação deles.
    Podem ate ficarem, mais acabou o respeito por eles, a não ser a gestão, o caso do conselho Tutelar e da Conferencia municipal de Saúde foram também um absurdo,onde a Dra Grace Kanemitsu Parente ficou do lado da gestão.
    Isso toda a população comentam, nos bares, nas esquinas,nas comunidades e a palhaçada da audiência publica, foi à gota d’água para tirar a credibilidade deles. E muitos casos que acontecem e ficam engavetados. Eu nunca tinha visto esses anos todo que morro aqui, promotor ficarem desacreditado e sendo debochado desta forma.

    ResponderExcluir
  48. No ano passado a Corregedora Geral do MP Pará, Dra. Ubiragilda Pimentel esteve fazendo inspeção em Tucuruí. A audiência pública ocorreu no Auditório da ACIT, e na ocasião, ela solicitou que a sociedade se manifestasse a respeito da atuação do MP, e a avaliação feita por entidades e associações presentes foi negativa, e que o MP em Tucuruí é moroso e deficitário. E na mesma ocasião foi solicitado a vinda do Dr. Augusto Sarmento para Tucuruí, profissional competente e destemido, que está fazendo um excelente trabalho no município de Breu Branco. Esta tranferência não ocorreu, mas ainda há esperança. Deputado, ajude-nos neste sentido.

    ResponderExcluir
  49. Cuidar de pulítica, é pior que cuidar de cÂncer .Essa doeça já tem cura e política cada dia pior.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação