Cadbury Hill

somer

Chegamos em Somerset com o dia já caindo. O pequeno condado é um dos pontos altos do circuito arturiano, na Cornualha inglesa, que, há três dias, percorríamos.

Fiz-me até ali para escalar a colina de Cadbury, em cujo platô é suposto que o lendário Rei Arthur fez construir o seu quartel general, o castelo de Camelot.

De 1960 a 1964, em um projeto denominado “A busca de Camelot”, arqueólogos britânicos escavaram a colina de Cadbury. As escavações revelaram a existência de uma cidadela diversas vezes usada como fortaleza ao longo de 5 mil anos.

Após várias paradas na subida chegamos ao platô, de onde se descortina uma espetacular vista dos vales de Somerset, e se pode caminhar pelo que sobrou da cidadela que teria sido Calemot: um muro circular, construído no século VI – o período arturiano - com madeira e pedra, medindo cerca de 5 metros de espessura e pouco mais de 1.200 metros de extensão.

cad

A construção do muro seguiu padrões celtas e não foi, até hoje, encontrada estrutura similar em toda a Bretanha, o que sugere, segundo os arqueólogos, que o mesmo foi mandado construir por um governante que dispunha de imensos recursos em trabalhadores e dinheiro.

“A conclusão inevitável é que Cadbury Hill foi a fortaleza de um grande líder militar, um homem em posição única, com enormes responsabilidades e uma mentalidade especial.” – escreveram Leslie Alcock e Geoffrey Ashe, dois arqueólogos e historiadores envolvidos nas escavações da “Busca de Camelot”.

Comentários

  1. Caro deputado Parsifal, as notícias sobre o processo por corrupção e outros crimes contra Jatene (CASO CERPA) não parece somente como matéria requentada. Somente ano passado foram conscluídas a perícia no computador da empresa, que aponta para claro indício de caixa 2 para a campanha Jatene, que seria em seguida recompensado por monumental isenção de imposto para a Cerpasa. Não será surpresa, se o processo for conduzido com seriedade, e sem interferência política pró-Jatene, que o governador seja impedido do cargo. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  2. No Pará, o blog da Ana Célia Pinheiro (Perereca da Vizinha)e nacionalemnte o blog do Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada) estão repercutindo o escândalo Jatene/Cerpasa. Dêem uma olhada.

    ResponderExcluir
  3. Quando o senhor esteve lá deputado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação