Ansiedade

11Apreciando o pedido do ex-senador João Capiberibe (PSB-AP), que venceu a eleição para o Senado, mas está impedido de tomar posse por conta da aplicação da “Lei da Ficha Limpa”, o presidente do STF, Cezar Peluso, teceu críticas à demora na indicação do 11º Ministro à Corte.

Reportou a “Folha”, que “Peluso disse que o STF está desfalcado para definir a aplicação da lei” e que “não há condições de estabelecer a regra sem a indicação do 11º ministro.”.

As críticas do presidente do STF, que são totalmente procedentes, têm endereço certo: a presidente Dilma Rousseff, que há 28 dias no Planalto, ainda não se rogou a assinar a indicação ao Senado.

Segundo a “Folha”, a OAB já enviou correspondência à presidente cobrando a indicação.

As regras constitucionais de preenchimento das vagas nos tribunais precisam ser mudadas, para que as circunstâncias de tais indicações atendam somente aos interesses nacionais e não os de quem indica, ou aprova.

Faz-se necessário, também, estabelecer um prazo máximo para que a indicação seja feita, e, caso isto não ocorra, o Poder Executivo deve perder, eventualmente, a prerrogativa, passando esta para o próprio Poder Judiciário.

Comentários

  1. O Capeberibe tem condenação transitado em julgado do TSE, pela compra de votos. Por isso, acho que mesmo que o STF não aplique a Lei ficha limpa, Capeberibe não pode ser candidato por 4 anos, pela lei antiga.
    Salvo entendimento contrário.

    ResponderExcluir
  2. Maciel- Tucuruí28/01/2011, 13:38

    Isso é Brasil! País vivendo intensamente a "democracia" os três poderes em perfeita armonia. Só quero ver até quando a senadora biônica vai ficar no cargo

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que Capiberibe, foi presidente no Senado da CPI da soja transgênica.Por outro lado Jader Barbalho conseguiu na época formação contra o sistema financeiro nacional.Dois poderes harmônicos:agronegócio e sistema financeiro nacional.Jader enfrentou o falecido Antonio Carlos Magalhães e Capiberibe enfrenta José Sarney.Dupla poderosa e harmônica desfeita pelo falecimento do senador baiano.

    ResponderExcluir
  4. Caro Parsifal

    O mesmo blog que primeiro repercutiu as denuncias contra o ex do DF José Roberto Arruda, acaba de repercutir as denúncias da Perereca Ana Cláudia. Eu acho que alguém deveria colocar as barbas de molho, tá acontecendo como eu disse: primeiro o caso chega aos blogs de abrangência nacional depois chega à velha mídia.

    Abraços

    Otávio

    ResponderExcluir
  5. Mais um blog nacional trata do caso da cerveja, dessa vez é o do jornalista da Record Paulo Henrique Amorim, um dos blogs mais lidos do Brasil.

    Esse caso segue o caminho do Arrudagate.

    Acho que é hora do PMDB rever essa questão da Alepa. Vai lá que a situação de Jatene piore. Não há porque o PSDB deter os dois poderes. No pior dos cenários possíveis, se advir uma crise que, hipoteticamente é claro, culmine com a queda de Jatene não faria sentido o PSDB comandar a Alepa, afinal, o partido sequer tem a maior bancada.

    Otávio

    ResponderExcluir
  6. Deputado Parsifal:
    No assunto, o jatene cerpa está no Blog Conversa Afiada.
    Por falar em tucanos, como está o processo do Senador Flexa Ribeiro?
    Será que deram fim nele (no processo, né)

    ResponderExcluir
  7. AMIGO parsifal,

    passei acompanhar seu blog por entender que há uma evidente transparencia na postangem e na liberação dos comentários. por isso peço que aborde o caso CERPASA que envolve o JATENE. o QUE HÁ DE VERDADE E SENSACIONALISMO NO CASO.

    ResponderExcluir
  8. Parsifal, sei que com a seriedade e inteligencia com que tratas a política, Jamais comentarias o que disso o Otávio 28/01/2011 17:47:00), porém, devo dizer que concordo com ele.

    É importante entender que os tempos mudaram do primeiro governo do Jatene para cá, não é mais possível esconder o sol - ou no caso as más notícias - com a peneira ou impedir que elas ultrapassem as fronteira dos estado. Simplesmente não dá mais.

    Tai o tal Julian Assange deixando o império nu. A velocidade com que caiu o governador do DF comprova isso. Mesmo que esse caso não tenha as chocantes imagens que acompanharam o caso Arruda, os valores mencionados no caso paraense chocam as pessoas. A sociedade mudou. A aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa comprova isso.

    Neste momento é preciso exercer uma coisa na qual você é excepcional: pensar estrategicamente e imaginar os inúmeros cenários prováveis para o breve futuro que se aproxima.

    É evidente que a volta do caso cerpasa (me dói isso, pela cerveja) deixa Jatene enfrequecido e por mais que nutras respeito e admiração por ele é preciso pensar estrategicamente e analisar todas as possibilidades, como, segundo alguns blogs, o próprio PPS (mesmo que movido por um sonho louco) começa a analisar e a desejar.

    Na política, muito mais que na vida, o cavalo encilhado só passa uma vez, perder a oportunidade é quase morte.

    Jábes
    Mocorongo

    ResponderExcluir
  9. Parcifal
    Esses Petistas não se remendam mesmo, nem bem começou o governo e já estão soltando a lingua(passaram 4 anos com ela "plesa", hehehe).
    Quando a árvore caí, os macacos se espalham!
    Luiz Cláudio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação