Desventuras em série

jordy

O deputado Arnaldo Jordy, eleito deputado federal com expressiva votação, vive uma espécie de desventuras em série.

Primeiro as suas contas pessoais da campanha de 2010, foram rejeitadas, por unanimidade, pelo TRE-PA. Ontem as contas do PPS, partido de Jordy e do qual ele é o presidente no Pará, também teve as contas da campanha municipal de 2008 rejeitadas por unanimidade.

O TRE-PA tem sido extremamente rigoroso: releva algumas vírgulas, mas, não tem perdoado reticências.

Das decisões cabem recursos ao próprio TRE-PA e, caso permaneça a desaprovação, ao TSE.

Não procedem as insinuações de que Jordy corre o risco de não ser diplomado e empossado: não há este tipo de consequência ao candidato que teve as suas contas desaprovadas.

As consequências estão no campo da quitação eleitoral, ou seja, em persistindo a desaprovação Jordy poderá não obter a quitação eleitoral necessária, durante todo o seu mandato que se inicia em fevereiro de 2011, para se candidatar neste período.

Mas, até quanto a isto, há divergências de jurisprudência, e o próprio TSE já lavrou decisão favorável à quitação.

Comentários

  1. Eu não vim aqui falar de politica.Estou aqui lhe convidando a visitar o meu blogue, que é diversificado. Fala inclusive das vidas, e dos amores.E se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por voce lá
    Abraços de verdade

    ResponderExcluir
  2. Parsifal, acho que voce esta cometendo um equivoco. De acordo com um palestrante do seminário de direito eleitoral promovido pelo TRE ano passado, a não aprovação da prestação de contas enseja sim na não diplomação e na cassação do mandato. Observe o caso a que passa o Gilberto Cassab, que teve as contas reprovadas e se mantém no cargo a força de liminar nas instancias superiores.

    ResponderExcluir
  3. Se foi exatamente isto que disse o palestrante, ele está equivocado.
    Já é passivo no TSE que rejeição de contas de candidato, por si só, não impede diplomação e posse.
    Cassação de mandato é outra coisa: o MP, ou qualquer partido, com base na rejeição das contas, pode entrar com ação de cassação de mandato eletivo. Caso a Justiça Eleitoral decida pela cassação do mandato o eleito e empossado perderá a vaga para o 1o. suplente, pois não mais haverá novo cálculo que coeficiente.
    O caso Kassab foi exatamente isto: o MP entrou contra ele, pedindo a cassação do seu mandato pela rejeição das contas. Ele não foi impedido de ser diplomado e nem de tomar posse. O juiz cassou, mas, o TSE derrubou a sentença através de liminar, pois Kassab comprovou, no pedido, que o motivo da rejeição das contas não ensejaria cassação de mandato.

    ResponderExcluir
  4. Olá José Maria,

    O seu blog acaba de ser adicionado a lista do lado direito.
    Verifique a diagramação do seu blog, pois, pelo menos no meu browser, ele está abrindo com postagens montadas uma sobre a outra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Meu caro deputado Parsifal, é claro que por trás desse interesse todo em divulgar as desaprovações pelo TRE das contas de Jordy e do PPS, estão as eleições de 2012 em Belém, que tem o deputado federal Arnaldo Jordy, eleito com mais de 200 mil votos, como o grande favorito, não é verdade? E que o PMDB, quer o apoio de Jatene, para seu virtual candidato a prefeito, José Priante, que antes da eleição desse ano, era o franco favorito para 2012?Não é a toa que Jordy, o federal ficha limpa, é a grande surpresa dessa última eleição e a grande ameaça ao PMDB em 2012.
    Márcio Farias

    ResponderExcluir
  6. Tudo isto, me faz lembrar um grande e antigo locutor esportivo da Rádio Bandeirantes, que ao começar uma narração dizia:"abrem-se as cortinas do espetáculo, iniciada a grande peleja...........",ao final do jogo dizia :"crepúsculo de espetáculo, final da grande peleja".

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcio,

    Não acredito que o motivo das notícias sobre as contas do Jordy seja especificamente este. O fato é que para a imprensa, sucesso rima com evidência, e como o Jordy teve sucesso na eleição, como mais de 200 mil votos, é claro que a imprensa o coloca em evidência, e como ele fez campanha com o slogan "Ficha Limpa", querem descrendencia-lo deste dístico.
    O interesse eleitoral de 2012 é uma consequência e não a causa.
    Quanto a mim, não é nem um e nem outro: fiz a postagem para evidenciar que, diferente do que alegam, o Jordy não está impedido de ser diplomado e tomar posse.

    ResponderExcluir
  8. Caro líder: dizem q as contas do Wlad atestam um gasto total final nas proximidades dos 250 mil. Foi o Tre extremamente rigoroso?

    ResponderExcluir
  9. O valor que lhe foi repassado não é verdadeiro. A prestaçao de contas do deputado Wlad apresenta R$ 498.121,20 de receita.
    Além disto, o tribunal não aprova, ou desaprova, uma conta pelo valor final apresentado, e sim pela demonstração de como foi arrecadado e gasto este valor.

    ResponderExcluir
  10. "Injustificável

    A pergunta que não quer calar é: por que o empresário Antônio Carlos Vilaça e o músico Iury Guedelha não foram investigados pela CPI da Pedofilia, se já estavam respondendo a processo criminal por isto?

    Postado por Franssinete Florenzano às 08:20 DO DIA 08/12/2010."

    Ressalte-se 03 senões:

    1 - O empresário pedófilo supra citado é riquíssimo proprietário de poderoso conglomerado de empresas;

    2 - O "Ficha Limpa" ARNALDO JORDY foi o Relator da CPI da PEDOFILIA na Assembleia;

    3 - A milionária campanha eleitoral de ARNAKDO JORDY nas eleições de 2010."

    MERA COINCIDÊNCIA!

    ResponderExcluir
  11. Receita federal, tribunal de justiça e tribunal de contas são os mais enganados no Brasil. A mentira é a mola mestra de toda prestação de contas.

    ResponderExcluir
  12. "Injustificável"

    "A pergunta que não quer calar é: por que o empresário Antônio Carlos Vilaça e o músico Iury Guedelha não foram investigados pela CPI da Pedofilia, se já estavam respondendo a processo criminal por isto?

    Postado por Franssinete Florenzano às 08:20 do dia 08 de dezembro de 2010."

    Abaixo transcrição de comentário acerca do tema acima postado:

    "Anônimo disse...

    "FICHA LIMPA"?

    Está explicada a campanha milionária do ARNALDO JORDY, muito embora as "doações" recebidas e a prestação de contas dos gastos correspondentes não reflitam essa oculta realidade.

    "ATÉ SE PODE ENGANAR A MUITOS POR MUITO TEMPO, MAS JAMAIS A TODOS POR TODO TEMPO".

    Vida longa aos desmascaramentos DA POLITICALHA, DA DESFAÇATEZ E DA SÓRDIDA DISSIMULAÇÃO.

    9 de dezembro de 2010 10:30."

    ResponderExcluir
  13. Prezado Parsifal:
    Faz tempo que eu não “entro” na internet e nem olho para os jornais.
    Hoje, de fianco pela rede, por pouco tempo, leio, surpreso, essas notícias sobre as contas do Arnaldo e do PPS, em todos os blogs importantes que eu costumo visitar.
    Vou fazer um comentário sucinto, que obviamente é a minha opinião (e não se refere às suas, também):
    Acho que até preciso, para espairecer um pouco e encontrar forças para enfrentar as adversidades.
    Não conheço os fatos com detalhes, não posso adivinhar os motivos dessas rejeições de contas, não costumo raciocinar por hipóteses (exceto no mundo acadêmico) e muito menos prejulgo qualquer pessoa.
    Além do mais, o princípio do contraditório e a ampla defesa são direitos constitucionais.
    Devemos sempre dar o benefício da dúvida a quem merece.
    Aguardemos, pois, para nos manifestarmos depois que tudo se esclarecer.
    Conheço o Arnaldo há décadas, e pelo seu comportamento, suas atitudes durante toda a sua vida pessoal e política, o considero um homem digno, honesto, até prova em contrário. E essas “histórias de rejeições”, em princípio, não são provas, nem pró, nem contra.
    Não tenho procuração para defender o deputado (acho que ele nem precisa), não devo favores a ele e não lhe peço nada. E tudo isso é recíproco.
    Mas acho que não seria em uma prestação de contas eleitoral, principalmente neste momento de “fichas limpas, sujas, imundas” da política, e a surpreendente votação que ele teve, e isso o coloca em destaque, que o deputado Jordy faria uma maracutaia. Não seria burrice?
    Sinceramente, não dá para entender essa grande bulha. A escassez de notícias é tão grande assim?
    Ou, então, o que estará recôndito, politicamente?
    Já é dificílimo neste país encontrarmos políticos sérios. E querem sujar o nome destes com sordidez?
    “Pera lá”!
    Tenho dito.
    Um abraço
    Marcos Klautau

    ResponderExcluir
  14. Porra... Égua... Votei nesse cara!

    Acreditei que fosse Ficha Limpa. Esse jargão deu porrada no meu voto; me iludiu; me enganou e me fez votar errado.

    CARAMBA!

    NUNCA MAIS!

    NÃO ASSISTO MAIS PROPAGANDA ELEITORAL NA TELEVISÃO!

    ResponderExcluir
  15. Olá Klautau,

    Há um peso específico político substancial nas notícias: a imprensa tem por procedimento turbinar a versão que mais lhe convém dos fatos e assim reputações são destruídas. Alguns já não as tinham, uns as tinham de forma duvidosa e outros, por deslizes eventuais não subjetivos, acabaram dando elemetos para a própria exposição negativa.
    O fato é que não se tem sucesso sem evidência e a votação do Jordy para deputado federal foi um sucesso e deve esperar que a campanha para prefeito tenha largado.
    Concordo com você quanto à opinião sobre ele e rejeição de contas eleitorais,ou de qualquer outra prestação de contas, não incide necessariamente em corrupção.
    Todavia, para a imprensa, o "pera lá" não tem eco.

    ResponderExcluir
  16. Garoto esperto, cedo já começou enganando.Poderia ser definido como o Wlad dos "intelectuais".

    ResponderExcluir
  17. Ficha Limpa, mas de cassino.

    ResponderExcluir
  18. Na linguagem jornalistica policial, seguramente as manchetes seriam: A CASA CAIU ou A MASCARA CAIU.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação