Financiamento público de campanha

Shot002

A “Folha de São Paulo” fez um levantamento das prestações de contas dos congressistas eleitos em 2010, para apurar quem foram os maiores doadores das campanhas, e, por conseguinte, quem vai influenciar as decisões parlamentares nacionais.

As empreiteiras foram as maiores doadoras e, segundo a “Folha”, elas “mais que triplicaram o volume de doações para os políticos que se elegeram para o Congresso neste ano em relação a 2006.”.

O levantamento mostra que 54% dos eleitos (264 deputados e 42 senadores) receberam recursos das construtoras.

Depois das empreiteiras vêm os bancos, as mineradoras e empresas ligadas ao agronegócio, em ordem financeira muito inferior àquelas.

Como as construtoras têm no governo os seus maiores clientes, o PT foi o partido com quem elas foram mais generosas.

Como o governo, também, costuma ser extremamente generoso com empreiteiras em anos eleitorais, fazendo aditivos e atualizações financeiras à toque de caixa, eu insisto: só falta oficializar, em uma reforma politica, o financiamento público de campanha, pois ele já existe, e, da forma que está, concentra-se na prestação de contas de poucos.

Abaixo, um gráfico, elaborado pela “Folha”, com o percentual com que cada partido foi brindado pelas construtoras, para as campanhas do Congresso Nacional:

Shot003

Comentários

  1. E o do estado, deputado, e o do estado?

    ResponderExcluir
  2. Não tenho o levantamento do Pará, mas, assim que tiver vou postar.

    ResponderExcluir
  3. Paulo Mendes08/11/2010, 11:33

    O pescador e a ventania

    Os governadores eleitos ou reeleitos já começam a se movimentar para receber a compensação das perdas provocadas pela lei Kandir, que prejudicou o Pará de forma cruel. Geraldo Alckmin, de São Paulo e Marconi Perillo, de Goiás, tucanos de carteirada, definiram que o assunto é prioritário na agenda. Mas na reunião desses dois ai, em São Paulo, faltou um tal de pescador loroteiro (existe pescador que não conta potoca?) que naquela hora estava pescando. É ele mesmo, o cara que nem bem assumiu e já está descansando. E vejam bem: estão em jogo 19,5 bilhões de reais, dos quais uma grande parte deve vir para o Pará. Pesque-se com uma ventania dessas...

    ResponderExcluir
  4. No Pará a grande financiadora da campanha da Ana Júlia e Puty foi a Delta Construtora.

    ResponderExcluir
  5. Lembram da campanha contra as saúvas? "Ou acabamos com a "saúva" ou a saúva vai acabar com o Brasil". É difícil determinar o autor dessa célebre frase, mas vamos adaptá-la para os dias de hoje e advinhe nessa estória de "doações" para campanhas políticas no Brasil, quem é a saúva? Um doce para quem acertar.

    ResponderExcluir
  6. E da Dilma? Quais os doadores que vão influir nas decisões do governo?

    ResponderExcluir
  7. A prestação de contas dos candidatos a presidente que concorreram em segundo turno ainda não estão disponiveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação