Dilma Rousseff deverá contar com folgada maioria no Congresso: 311 deputados federais e 52 senadores pertencem a partidos da base aliada do governo.
A oposição, composta por PSDB e DEM, vai administrar 52,3% do eleitorado brasileiro: o PSDB elegeu 8 governadores e o DEM 2. Os 10 estados conquistados pelas duas siglas, totalizam o percentual de eleitores referido.
Os tucanos governarão São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, Alagoas, Pará, Goiás e Roraima. Os democratas governarão Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
O PT governará cinco estados: Acre, Bahia, Rio Grande do Sul, Sergipe e Distrito Federal.
O PMDB, maior partido do Brasil, apesar de ter vencido no Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rondônia, diminuiu em número de eleitores se comparado ao desempenho de 2006.
Como eu já havia postado aqui, se confirmou o ótimo desempenho do PSB, que conquistou o comando de seis estados: Paraíba, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo, Piauí e Amapá.
Este é o núcleo espargidor do mapa politico brasileiro saído das urnas de 2010.
O PSB se tornou grande e se revela um novo fenômeno eleitoral no Brasil, consolidado com a eleição dos 06 (seis) governadores. Partido do CIRO GOMES, que sob a liderança do EDUARDO CAMPOS, Governador de Pernambuco, se projeta imprescindível à governabilidade do Governo DILMA e ao jogo sucessório de 2014.
ResponderExcluir00:55, parabéns,realamente é um grande avanço para o seu partido, mas fenômeno mesmo, é eleger a Primeira Mulher para governar nosso País. FHC "inventou" a reeleição mas nunca conseguiu que um tucano voltasse à comandar o Brasil. Vejam vocês!!!
ResponderExcluirO PMDB a partir de Janeiro não é mais o maior partido do Brasil...pq insiste?
ResponderExcluirA nível nacional, o PMDB continua sendo o maior Partido do Brasil. Só as eleições municipais de 2012 poderão mudar este contexto.
ResponderExcluir