Libelo definitivo

Shot002

Apoiei a campanha de Ana Julia no segundo turno das eleições de 2006: mais que uma opção partidária, eu acreditava que seria de boa monta interromper o ciclo que o PSDB vertia no Pará.

Eu não tinha divergências substancias com o PSDB, mas, por conceito político, entendia, e ainda acredito, que um mesmo grupo politico não se deve manter por mais de oito anos no poder: a democracia se deve oxigenar por mudanças na estrutura política que a maneja, ou tende ao aparelhamento, transformando-se em uma ditadura eleitoral.

O governo de Ana Júlia, inobstante ter satisfeito o conceito da oxigenação, bastou-se nisto e foi um desastre administrativo: a equipe que a sequestrou no governo mostrou-se incompetente na condução política e desaguou no insucesso do escopo governamental.

Eu adverti, por varias vezes, o governo de que o caminho que este trilhava rumava ao abismo: as secretarias eram feudos de tendências partidárias que se aparelhavam conforme as conveniências estruturais da corrente e não de acordo às necessidades funcionais do órgão.

Certa feita, na presença do então chefe de gabinete Charles Alcântara, eu adverti a governadora que cada bureau da administração estava a serviço exclusivo do seu ocupante e urgia o restabelecimento da engrenagem essencial ao funcionamento do todo que já se comprometia seriamente.

A queda de Charles Alcântara foi a consequência da tomada de poder pela facção do seu substituto, Cláudio Puty, atrelado à invasão neurológica dos irmãos Monteiro aos quais se rebocavam ainda André Farias e Carlos Botelho: este grupo sitiou o Palácio dos Despachos e selou o fim do governo Ana Júlia antes mesmo dele se estabelecer como regularmente consequente.

Ana Júlia jamais conseguiu comando administrativo e nunca entendeu o tamanho da cadeira em que sentava: limitou-se a imitar genericamente programas sociais do lulismo e a apostar nas intervenções do governo federal no Pará como elementos de carenagem da sua avaliação.

As secretarias principais do governo, ocupadas por auxiliares sem envergadura político administrativa, não conseguiram executar os respectivos orçamentos e se perderam em divagações típicas das academias de onde eram egressos: acharam que apresentações de “Power Point”, poderiam fazer as vezes de inversões estruturais de fato.

O relacionamento soberbo com o Parlamento e a total incapacidade de solver compromissos completou a sopa quente que ninguém no governo foi capaz de assoprar ou comer pelas beiradas: o governo de Ana Júlia dissolveu-se em um mar de alta salinidade, onde se tornou impossível qualquer tipo de formação inteligente.

A população paraense, em pouco tempo, sentiu a fraude a qual se submetera e impôs altos índices de rejeição ao governo e à governadora, o que culminou com a sua inviabilidade eleitoral.

Neste domingo dever-se-á selar o melancólico final de um governo que nunca começou: que voltem as suas respectivas insignificâncias os áulicos que na empáfia de achar que eram timoneiros do progresso, afundaram o Pará em quatro anos de atraso.

Comentários

  1. Como de hábito, uma análise perfeita. Que sirva de norte ao futuro Governador SIMÃO JATENE.

    Parabéns Governador SIMÃO JATENE!

    SUCESSO!

    O povo não perdoa o mau gestor, mas é extremamente generoso com o bom gestor.

    Eduardo Campos, Governador de Pernambuco, será reeleito com 80% dos votos, segundo as pesquisas do IBOPE e do DATAFOLHA. Esse reconhecimento popular honra uma gestão em que a MORAL PÚBLICA sempre foi a prioridade das prioridades.

    "A MORAL PÚBLICA NO EXERCÍCIO DA GESTÃO, LEGITIMA A CONFIANÇA NO BEM COMUM E NA JUSTIÇA SOCIAL."

    ResponderExcluir
  2. Perdoa sim, se não perdoasse muitos inescrupilosos políticos já teriam deixado a vida pública e esse País evoluido. Nem necessitariamos da Lei da Fixa Limpa.

    ResponderExcluir
  3. M A G N Í F I C O!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Parsifal,
    Como sempre, bastante lúcidas e competentes, além da ausência do travo do rancor, são as suas críticas, parabéns pela a sua análise deste governo, que tão bem aqui neste lhe deram o nome correto, DESGOVERNO. Virgílio

    ResponderExcluir
  5. Parsifal, ja cumpri o meu dever e votei em voce pelas suas posições, até a vitória! Penso que a Ana ja sifu.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é ANTONIO PAULO, estou saindo para votar, e quero declarar meu voto em Parsifal. O Pará necessita de pessoas que pensem, e elevem este Estado ao seu verdadeiro potencial.

    ResponderExcluir
  7. Como dizia a minha avó,quem não comeu mel,quando prova se lambuza...
    Também votei em Ana em 2006,más foi uma experiência ingrata,PT no Pará nunca mais.

    ResponderExcluir
  8. Deputado,

    Esse texto me parece apressado. Seu dia adequado de publicação seria amanhã, se algum adversário de ANA JÚLIA tivesse ganho em primeiro turno.

    Tudo pode acontecer e, em política, como diz aquela velha "máxima": "só não vi boi voar" (as vezes ele voa)!

    Quero deixar claro que concordo com todas as críticas a primeira governadora do Pará.

    Em suma, foi uma lástima esse caricato governo, bom apenas para quem se deu bem.

    Mas, e se houver segundo turno?

    E se a DILMA ganhar de primeira?

    Virá com tudo para "ressuscitar" sua cumpanhêra!!

    E o pior, deputado, V. Exa. terá, se o seu partido PMDB resolver apoiá-la, seguir a linha do partido. E o senhor já aventou essa hipótese anteriormente neste blog. Vai apoiar aquela ora renegada.

    Que seu vatício se cumpra!


    Roberto Pimentel

    ResponderExcluir
  9. Não sei porque esta tua empafia, se no segundo turno com certeza estarão de novo juntos, a famosa dobradinha, PT e PMDB, aguardem.], quem sobriviver verá.

    ResponderExcluir
  10. Olá Roberto,

    O texto, como diz o título é apenas um libelo e não um vaticinio. Este, o vaticinio, quem dá é o eleitor: eu fiz apenas uma peça acusatória, apresentando as minhas razões para pedir a condenação.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá Virgilio,

    Amanhã tomaremos um café, enfim.

    ResponderExcluir
  12. Parsifal!

    Sua esposa fez parte deste desgoverno. Ela comandou a Paratur. Eu penso que o governo AJ e Jatene foram 0x0. Nenhum foi melhor que o outro. Esperava uma 3ª via. Infelizmente o PMDB disponibilizou um laranja que foi transformado em suco. Agora o voto de protesto ser o amarelo? Realmente é entregar os pontos de vez. Tenho a impressão que o PMDB nunca mais vai governar este estado, nem se o Jader vier algum dia a ser candidato. Espero que você seja eleito, e mantenha uma posição independente, pois o os tucanos não precisaram do PMDB para montar o governo.

    ResponderExcluir
  13. O cara não sabe nem o que é libelo nem vaticínio...

    ResponderExcluir
  14. Olá Joel,

    A minha esposa jamais fez parte do nucleo administrativo do governo. Apenas presidiu a Paratur, uma autarquia que jamais teve sequer o seu orçamento repassado a contento pela Secretaria de Finanças.

    ResponderExcluir
  15. Parodiando o Silvio Santos: 2º Turno vem aí! lá lá lá lá lá lá...; 2º Turno vem aí! lá lá lá lá lá lá lá...
    Não se deve nunca, mas nunca anunciar ou cantar vitória antes do tempo! as urnas são uma caixinha de surpresas...
    às 22:03 , matematicamente o 2 turno vem ai!

    ResponderExcluir
  16. Parsifal, tudo bem. Agora que teremos o 2º turno, pelo menos não fique do lado daqueles que pisaram no PMDB durante 12 anos.

    ResponderExcluir
  17. Vai ter segundo turno, mas a governadora apanhou de quase 500 mil votos!!! Adeus Ana Júlia!!! Nem o Jáder vai te socorrer!!

    ResponderExcluir
  18. Rubenita Pimentel03/10/2010, 23:02

    Parabéns Deputado!

    Com 97% da apuração concluída, 22.069 votos, já se pode comemorar.

    Espero q. no 2º turno não haja alianças com a Sra. A.Julia, pois seria uma grande decepção de seus eleitores!

    Um grande abraço,
    Rubenita Pimentel

    ResponderExcluir
  19. PARSIFAL SEUS COMENTARIOS SÃO PERFEITOS, VOCÊ COMO PORTA VOZ DO PMDB, DISSE COM CLAREZA O PORQUE DO DESASTRE DO GOVERNO DA ANA JULIA, MAS..FALHOU EM PREVER O FIM DO GOVERNO NESTE DOMINGO..VAMOS AO SEGUNDO TURNO.SERÁ QUE A HISTORIA SE REPETE?POR TUDO QUE VOCÊ FALOU QUERO ACREDITAR QUE NÃO.DO CONTRARIO SERÁ A COMPLETA DESMORALIZAÇÃO DO PMDB E DO TITULAR DESTE ESPAÇO.

    ResponderExcluir
  20. QUERO PRIMEIRO PARABENIZAR PELA ELEIÇÃO, ESPERO QUE NÃO SEJAMOS TRAIDO POR VOCÊ E PELO PMDB.CONVÉM LEMBRAR QUE MUITOS DOS QUE VOTARAM NO PMDB FOI PELA POSTURA DE OPOSIÇÃO AO GOVERNO DO PT.ESTÁ NA HORA DO PMDB A PARAR DE PENSAR SÓ NOS SEUS..E O POVO ONDE FICA.

    ResponderExcluir
  21. Deputado Parsifal! Parabens!!!!
    Admiro seu trabalho, sou seu eleitor, votei na Ana Julia pq sinceramente acredito da mesma forma que o amigo Joel Soares, foram 12 anos de mandos e desmandos do PSDB. A governadora está tendo uma segunda chance de se redimir dos desacertos que cometeu,espero sinceramente que agora se afine com PMDB e o Sr, é preciso evitar que o Pará vire uma Tucanolândia! monopolio
    Cláudio Facho

    ResponderExcluir
  22. aceitem que não se deve cantar vitória antes da hora, para quem dizia "IBOPE 53 X 32", varitate/UFPA "45 x 24", engulam os "48 X 36", os quase 20 % de vantagem que queriam nos empurrar goela abaixo não existia eleitor, e olha que a ana em 2006 ficou com 37 % no primeiro turno e no segundo todos sabem o que deu...agora ela já está com os seus 36 % de novo,sempre disse que a ana não estava morta...segundo turno será uma nova eleição! E PMDB já apoiando dilma, como apoiar jatene aqui? ficará meio contraditório, não? será uma bela disputa!

    Bruno Costa

    ResponderExcluir
  23. A Ana Julia pode até não ter feito bom governo mas votar em Jatene é ter regredido, temos é que ver novas opções e não continuar na mesmice. Se Jatene ganhar essa eleição vou ver se em 2014 ele não irá se reeleger, pois segundo ele é contra a reeleição (aplica na jugular!!!!)

    ResponderExcluir
  24. "as secretarias eram feudos de tendências partidárias que se aparelhavam conforme as conveniências estruturais da corrente e não de acordo às necessidades funcionais do órgão"; "cada bureau da administração estava a serviço exclusivo do seu ocupante"; "As secretarias principais do governo, ocupadas por auxiliares sem envergadura político administrativa, não conseguiram executar os respectivos orçamentos e se perderam em divagações típicas das academias de onde eram egressos"; "o governo de Ana Júlia dissolveu-se em um mar de alta salinidade, onde se tornou impossível qualquer tipo de formação inteligente".

    Parsifal;

    A sua crítica está certíssima, porém oculta um detalhe que a torna incompleta: se o objetivo era comentar o dessastroso aparelhamento das grandes secretarias de estado pelas facções do PT no poder... então mandou bem! mas... por quê não incluir neste bojo a longa estadia da Dra. Laura Rossetti na SESPA (indicada por Jáder barbalho)? Foi tudo isso que você criticou. O que se viu foi uma suspeita terceirização de serviços - diga-se no atacado (cujo beneficiário foi o médico pedófilo Luiz Seffer) e no varejo outros tantos políticos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação