Equilíbrio financeiro

Shot005

Foi publicado ontem, 21.10, no “Diário Oficial do Estado”, um generoso “Termo Aditivo” no valor de R$ 10.889.574,08, que a COSANPA concedeu ao “Consórcio Sanear”.

A justificativa do alentado aditivo é que o dito consorcio precisa de “Reequilíbrio econômico financeiro do contrato, referente à recuperação de perdas verificadas nos períodos de Julho de 2007 a Junho de 2010.” .

A legislação permite reajustes anuais em contratos públicos, para manter o equilíbrio financeiro dos mesmos.

Interessante, todavia, é observar que as partes passaram três longos anos sem notar que as finanças se estavam desequilibrando no contrato e resolveram equilibrar tudo, agora, neste exato e crucial momento.

É de se perguntar, então: equilíbrio financeiro de quem, cara pálida?

Abaixo, a colagem do DOE:

“DIÁRIO OFICIAL Nº. 31777 de 21/10/2010

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E REGIONAL

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARÁ

Termo Aditivo a Contrato

Número de Publicação: 169470

Termo Aditivo: 24

Data de Assinatura: 19/10/2010

Valor: 10.889.574,08

Vigência: a

Justificativa: Reequilíbrio econômico financeiro do contrato, referente à recuperação de perdas verificadas nos períodos de Julho de 2007 a Junho de 2010.

Contrato: 33/2005

Contratado: Consórcio Sanear

Endereço: R do Utinga, Bairro: Curió-Utinga, s/n

CEP. 66610-010 - Belém/PA

Ordenador: Sérgio Roberto Rodrigues de La-Rocque”

Comentários

  1. Dependendo da data da instauração do devido processo administrativo para reestabelecer o que foi pactuado inicialmente, pode-se afirmar que a pretensão pode estar fulminada pela prescrição. De qualquer forma, isso não é aditivo coisa nenhuma é uma patifaria, um escárnio com a população. A Sociedade está anestesiada e o Ministério Público ... ah! deixa prá lá.

    ResponderExcluir
  2. Deputado,
    estão assaltando a cohab também
    aditivo foi publicado hj no doe
    só que a obra já foi entregue desde o ano passado
    engenheiros q se recusaram a atestar a realização da obra fantasma foram afastadoa

    ResponderExcluir
  3. Você teria o numero do aditivo e o endereço eletronico do DO de hoje?

    ResponderExcluir
  4. Caro Dep Parsifal, convoque a Sead para explicar estas maracutaias nas licitações e contratos no Estado. Lá existe uma Coordenadoria de compras governamentais e uma gerência de aquisições e contratos que deveriam estar acompanhando estas patifarias em conjunto com a AGE. parece que estão todos de braços cruzados enquanto o saque acontece às claras no governo. A Tereza Cordovil é que estava certa, se ficasse nesse governo não poderia mais olhar de frente para seus pais.

    ResponderExcluir
  5. Caro Parsifal. Esse é o aditivo 24. em cinco anos de vigência do contrato (como não tem a data do início, não se pode afirmar que já ultrapassou o praxo máximo de validade, que é de cinco anos, mas isso é bem provável). Logo, há outros 23 aditamentos que precisam ser verificados. O resumo, como de regra, não fornece as informações elementares, exigidas pelo TCE em norma baixada na época em que Nelson Chaves o presidia. Por isso, é preciso ir mais fundo. No fundo, às vezes há lama. Um abraço, Lúcio Flávio Pinto

    ResponderExcluir
  6. Olá Lúcio,

    Tomei a liberdade de levar o seu comentário à ribalta.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro deputado,por favor,estás em exercício na ALEPA,tens poder,sim,de tentar acabar com essa patifaria criminosa,voce tem a Tribuna, CUIDE,GRITE, ESBRAVEJE, PUBLIQUE NA MÌDIA,conclame o povo que tá de prontidão pra agir em favor próprio e com todo o direito.Talvez assim o MP (Meu Deus,tá doente,morto ou dopado por que,não sei).Não deixe essa louca insana e seus comparsas vorazes por $$$$ arrazar com o estado !Como vc e a ALEPA junto com nosso próximo governador vão recuperar nosso Pará? Use seu poder,dep,USE SEU PODER !

    ResponderExcluir
  8. O povão já julgou este tipo de procedimento.

    Resta agora A justiça fazer o seu papel.

    ResponderExcluir
  9. Parsifal, sou um cidadão comum que gostaria que este fato não ficasse impune. Gostaria de saber como nós, sociedade civil, poderíamos agir para a punição de tal ato, quais os pasos que deveremos tomar, procurar a quem. E do Senho, que é Deputado Estadual, gostaríamos de saber como agirá na Assembléia Legislativa, contra este fato. Já que por definição,o Legislativo tem que fiscalizar o Executivo. Desde já agradeço, pois existem vários outros Contratos que devemos pedir vistas.

    ResponderExcluir
  10. Isto é uma sangria as cofres públicos, onde estão os fiscalizadores,TCE,AGE,MP, AL e outros que não lembro, passaram quase 4 anos sem fazer e querem se dar bem agora, os auditores da AGE estão de braços cruzados e a robalheira solta.

    ResponderExcluir
  11. NA COHAB UMA DOS BENEFICIADOS FOI A EMPRESA DO PRIMO DO CLAUDIO PUTY, QUE ESTA EM VARIOS CONSÓRCIOS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação