Prosa tucuruiense

Shot008

A Câmara de Tucuruí realizou, hoje, eleição para a Mesa Diretora que presidirá o segundo biênio desta legislatura, a iniciar em janeiro de 2011.

O resultado da eleição causou surpresa no município: tanto quanto eu conheça a politica de Tucuruí, é a primeira vez que um prefeito deixa de fazer sentar o seu candidato na poltrona da presidência do Legislativo.

O Vereador Bena Navegantes, apoiado pelo prefeito Sancler, perdeu a eleição para José Gomes, do mesmo partido do prefeito, mas por este preterido.

Embora o resultado da eleição não signifique mudança radical no relacionamento da Câmara com o Executivo, pois a composição, em seu conjunto, deve ser analisada do ponto de vista eventual e não substantivo, seria de boa prevenção o executivo ajustar a sintonia: derrotas parlamentares são indícios de desarranjos no governo e desarranjos no governo são prenúncios de esgarçamento politico.

Talvez o prefeito de Tucuruí tenha avaliado que a derrota pode ter sido a melhor forma de não ter que gerenciar uma vitória que, via de regra nestas ocasiões, tem um custo terrível que sempre se paga de costas para a República.

Se a nova Mesa se fez vencedora com os olhos voltados para o horizonte, terá sido o fim de um purgatório. Se mirou apenas o umbigo, continuar-se-ão os pecados.

Quero crer que o horizonte foi a meta e que o município possa romper uma página que se vem lendo há muito e que não agrada os olhos dos leitores.

Comentários

  1. Será, mesmo, que o prefeito Sancler, perdeu a eleição da Câmara Municipal de Tucuruí? Um homem com a sua envergadura e experiência política, inclusive local, deveria analisar maia amiúde e, com menos romantismo, esta pequena enviesada prosa tucuruiense.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, doutor Parsifal, mesmo distante, o senhor conseguiu demonstrar que ainda tem ingerencia, nas relações e nas decisões política dentro do municipio de Tucuruí.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Teles01/09/2010, 20:52

    O Jáder acaba de ser tornar inelegível no TSE, as 20:44 hs

    ResponderExcluir
  4. 19:27:00,

    O seu conceito de romantismo deve ter uma definição bem diferente do usado na literatura: a prosa pertence ao Realismo em todos os seus parágrafos.
    Leia de novo cada sentença e procure interpretar o texto com mais profundidade: é possível extrair dai tudo aquilo que você talvez desejasse ver lavrado.
    Quanto às derrotas e vitórias, no texto da postagem, em um só parágrafo, concluir que eu disse não ser tão simples marcar qualquer da duas, ou tres colunas.
    Aprecie também a imagem. É ali que eu quis dizer ao leitor que, aos olhos de quem os têm, as nuances do fato são de progressão geométrica.
    Enfim, eu quis levar os que se interessam pela política de Tucuruí a pensar e não simplesmente a ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ricardo,

    O Jader não está inelegivel, pois da decisão do TSE cabe recurso que tem efeito suspensivo da inelegibilidade declarada.

    ResponderExcluir
  6. 19:40:00,

    A ingerência que desejo ter não é mais nestas disputas locais: quero ajudar nas soluções e não causar problemas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação