Pular para o conteúdo principal

No quinto dos infernos

Shot010

Detalhe de “Ugolino e seus filhos”, de Carpeaux

Neste episodio do fechamento da Rádio Tabajara, após representação da coligação "Acelera Pará", que tem a governadora Ana Júlia como recandidata, misturam-se vertentes e conveniências dignas daquele samba de breque do Moreira da Silva, “Rei do Gatilho”: “Eu atirei, ele atirou e nós trocamos tantos tiros que até hoje ninguém sabe quem morreu. Eu garanto que foi ele, ele garante que fui eu.”.

Ambos poderiam estar certos, mas os dois estão errados. Ou ambos poderiam estar errados, mas os dois estão certos: a ordem da sintaxe não altera a morfologia do texto.

A Rádio Tabajara funcionava de forma irregular e, em assim sendo, estava passível de lacre, todavia, era tolerada por todos que desejavam que as suas vozes ecoassem pela planície, inclusive membros do governo, ou seja, a ordem das conveniências dos áulicos determina a trava do cadeado.

No resumo da bufa, o governo do PT trata o regimento da mesma forma que o dantesco Conde Ugolino tratou os filhos na “Torre da Fome”: primeiro, na expectativa de salvarem-se todos, poupou-os, mas, quando o aperreio bateu, o famigerado conde, para prolongar a própria vida, comeu os rebentos um por um, na esperança de escapar da sina.

Ocorre que a chave da torre fora jogada no Rio Arno, de onde não poderia ser resgatada para safa-lo e não adiantou a antropofagia: Ugolino também veio a fenecer.

Na sua “Divina Comédia”, Dante encontrou o Conde no mais baixo circulo do inferno: qualquer semelhança em 03 de outubro pode não ser mera coincidência.

Comentários

  1. A justiça ELEITORAL NO PARÁ JÁ MULTOU A AN JULIA E NA SUA OPNIÃO A JUSTIÇA FOI JUSTA, SE ESSA MESMA JUSTIÇA "JUSTA" FECHOU ESSA RADIO DEVE SER PORQ ELA NÃO ESTAVA FAZENDO ALGO DE JUSTO... COMO O SENHO É JUSTO DEVE CONCORDAR COM A "JUSTIÇA" CERTO?

    ResponderExcluir
  2. Gostei tb do título. Ótima sugestão de roteiro pra desgovernadora que se despede do Pará.

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, A Tabajara estava ilegal como tantas radios que existem no Pará, porque a Ana Julia não fecha todas? Porque somente a Tabajara? Parsifal, a maioria das radis comunitarias pertencem a gente ligada ao PT.

    ResponderExcluir
  4. Esse comentarista anônimo não entende nada de lei. Se fosse advogado não diria uma besteira dessa. Multa por crime eleitoral é uma coisa. Censura, cutelo, repressão ao direito de opinar é outra coisa. Será que não dá pra entender, rapaz? Ou tu és mesmo do PT? Se fores, então está explicada a dific uldade de entender as coisas.

    João Cláudio- Analista de sistema

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.