Adivinhe quem vai para um café

jader[1]

Almir Gabriel declarou hoje, oficialmente, o seu apoio à candidatura de Domingos Juvenil para o governo do Estado.

 

O anuncio se deu nas paginas de o "O Diário do Pará" deste domingo, em matéria assinada por Rita Soares, escrita a partir de entrevista concedida à mesma por Almir.

 

Durante toda a semana que passou, Domingos Juvenil já recebia pessoas da confiança de Almir Gabriel, para se perfilarem na campanha que se aproxima. Almir faz ligações telefônicas para os quatro cantos do Pará, conclamando os almiristas, a se juntarem na lide do PMDB.

 

Nesta quarta-feira, 23, Domingos Juvenil e Jader Barbalho tomarão café com Almir Gabriel na residência deste, selando o acordo de apoio e fornecendo à imprensa paraense uma cena que até um mês atrás alguns julgavam impraticável.

 

A democracia forniu estas carenagens, e o seu exercício pleno é somente para aqueles que entendem que a política de alianças, único meio de chegar ao poder no pluripartidarismo, não é uma função hepática: não é feita pelo fígado.

 

Alexis de Tocqueville afirmou que "na política, os ódios comuns são a base das alianças", mas, não basta isto para que as alianças sejam efetivas: para tal, faz-se necessário ouvir Napoleão III, que aconselhou que "em política é preciso curar os males e nunca vingá-los.".

 

Jader Barbalho e Almir Gabriel, embora possam estar, por via das circunstâncias, tangendo Alexis de Tocqueville, de certo estão também ouvindo Napoleão III.

Comentários

  1. Folha de S.Paulo - TSE barra quem renunciou, mas não quem foi cassado - 19/06/2010
    ... São Paulo, sábado, 19 de junho de 2010 Texto Anterior | Próximo Texto | Índice PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010 TSE barra quem renunciou, mas não quem foi cassado Para ministros, ... parlamentares que renunciaram por envolvimento no mensalão, como Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Paulo Rocha (PT-PA), por exemplo. Ou do ex-senador Joaquim Roriz (PSC-DF) ...
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1906201002.htm

    ResponderExcluir
  2. Robertinho Nagibão20/06/2010, 23:12

    Almir quem diria, depois de ser o melhor governador do Pará, candidato com mmais chances de vencer em 2010, por conta de um capricho pessoal doentio, Almir em detrimento a uma biografia invejavél, prefere acabar com uma história de coerência, onde pregou uma diferença inaceitável com o então arco inimigo Jader Barbalho. Quem é este Almir? aquele que disse que no seu palaque não subia bandido, se referindo ao Jader, que credibilidade tem este Almir? será se alguém lhe dará ouvido?
    A história politica do nosso estado a cada dia que passa, envergonha o povo paraense. Politicos sem palavras, desmoralizados pelas suas biografias. Até onde podemos aceitar tantas incoerencias praticadas por aqueles que se dizem o aralto da moralidade. Até quando?
    Velho Almir, antes sempre acreditei na sua trajetória, agora tem que concordar com aqueles que dizem qie o Almir não passa de um velho gagá.

    ResponderExcluir
  3. Olá Robertinho,

    Permita-me não concordar com a sua análise que, pedindo a sua vênia, está carregada de tendenciosidade: talvez fosse diverso o seu pensamento se Almir se bandeasse para Ana Júlia, como desejou o chefe de gabinete civil do governo, Everaldo Martins, quando o visitou.
    Até concordo que a politica de alianças que os partidos se veêm obrigados a perseguir no atual sistema político, leva a estes desenhos de incoerências eventuais, mas, daí a negar o bem, ou o mal, dos personagens envolvidos, parece-me fora de lógica.
    O fato é que o Almir Gabriel tem os seus seguidores políticos, detém uma parcela não desprezível de trasnferência (cerca de 3%) e, em uma eleição apertada (se esta for), quem estiver com ele terá conseguido vantagem eventual.

    ResponderExcluir
  4. Olá nobre deputado. Apoio do Almir é mais do que bem vindo, com certeza, até porque foi ele que proporcionou grandes avanços ao nosso Estado, como exemplo o linhão de Tucuruí e a macrodrenagem entre outros...
    Teremos apoio do DEM e do PTB??
    Outra pergunta: No "Ficha Limpa" o deputado Jader é atingido pelo fato de ter renunciado??? e o deputado Paulo Rocha??
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo Esclarecimento,
    Mas e a Democracia?? Ideologia? Plano de Governo?
    Aa tá o unico plano que uni os dois é chegar o poder pelo simples poder e quanto pode faturar nisso.
    Realmente, nem o PT, PSDB, PTB, PMDB.. não atingiram nivel de amadurecimento etico e intelectual pra respeitar suas ideologias, pelo que a politica local, nem devem saber o que significa isso. Muitos acham que é uma palavra que o tal do "comunistas inventaram pra criar a russia (URSS)".
    Parsifal, é otimo o seculo XXI e a ultilização de BLOGs, a cada dia todos vocês que escrevem na net mostram coisa que o povo sabe, mas tem medo de aceitar, politico é tudo farinha do mesmo saco, numa eleição podem se acusar de ser os piores criminosos do mundo, mas se na proxima, pagando bem que mal tem? tá tudo é esquecido.
    Interessante, realmente, quem faz esse tipo de politica assume e reassume, não vale a pena confiar no que se fala.
    Além disso, dão exemplo a toda população: PERDOE SEUS ADVERSÁRIOS, MESMOS QUE LHE MANDEM PREDER E OS ACUSEM DE ROUBAR, AMANHA PODE SER VC.
    A cada dia que passa me decepciono mais com a politica, principalmente no Pará, todo dia acha que aqui já se chegou ao fundo do poço, aparece uma novidade. Realmente, acho que politico paraense deveria trabalhar na Petrobras, todo dia vai um pouco mais pro fundo, até um dia beter no inferno, acho que em Belém, alguém ja fez isso.
    Vergonha receber apoio logo do ALMIR.
    Mas obrigado assim mesmo por nos ensinar que se tratando de politica etica, moral, respeito, ideologia, coerencia pouco importa, o que importa mesmo é PODER pelo PODER, na sua forma mais pura. E o Povo?
    "Quem se importa.. to no poder."
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Ao povo cabe julgar, meu caro. Eu não posso falar por "ele", tão pouco você, nesta eventualidae.
    Se "o povo", tiver o mesmo pensamento seu, com certeza ele rejeitará a aliança nas urnas e quem a propos terá que se conformar com o veredito.
    O perigo mesmo é nós nos pormos a querer ser o mentor moral da nação: isto tende à ditadura, pois estariamos sendo inclinados a achar que o eleitor não tem discernimento para escolher e os "iluminados" devem desenhar os seus destinos.
    Respeito a sua opinião, mas, seria de bom tamanho deixarmos que "o povo" emitisse a sua.
    Por isto, você deve ter notado nos textos, eu jamais me arvorei em colocar "o povo", como substantivo.

    Obrigado e volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. 01:37:00,

    Saber se teremos apoio do DEM e/ou do PTB é algo imponderavel, mas estamos conversando com ambos.
    O deputado Jader renunciou há mais de 8 anos do seu mandato no Senado, por isto não seria atingido pela inelegibilidade escrita no "Ficha Limpa". No caso do deputado Paulo Rocha, com certeza ele terá problemas ao pedir o registro, mas, creio que terá sucesso no STF, pois, o entedimento do TSE, ao meu ver, atenta contra a constituição.

    ResponderExcluir
  8. Deputado....As vezes esta politica que está aí me envergonha e repuguina!
    Quem diria um dia ver juntos Almir, Jader e Macarrão. Esqueceram o real objetivo da politica que é em beneficio do povo. Mas o que esta bem evidente pra quem conhece Almir e Macarrão, o que esta prevalecendo é a vaidade própria.

    ResponderExcluir
  9. do blog do noblat, de hoje...
    eu em O Globo
    Ficha Limpa: burocracia atrapalha punição

    No TSE, decisão pune políticos condenados, mas lentidão da Justiça poupa os que são alvo de lista de processos

    Carolina Brígido

    O Supremo Tribunal Federal (STF) guarda em suas prateleiras milhares de processos ainda não julgados contra políticos brasileiros – que, se não forem condenados por nenhum outro tribunal, poderão ficar livres para concorrer às eleições deste ano, sem serem afetados pela Lei da Ficha Limpa. Alguns desses políticos colecionam ações na mais alta Corte do país sem nunca terem sido condenados por lá.

    O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), por exemplo, responde a cinco ações penais e a cinco inquéritos. Entre os crimes dos quais é acusado estão desvio de dinheiro público, peculato, falsidade ideológica e formação de quadrilha. A mais antiga ação penal contra Jader chegou ao STF em 2003. O inquérito mais antigo, em 1997.

    o q o nobre deputado diz sobre isso?

    ResponderExcluir
  10. 12:23:00,

    O próprio STF, meu caro, ainda não soube o que dizer sobre isto. Impetrar ações contra políticos é a coisa mas fácil do mundo. Comprová-las e emitir juízo sobre elas é um processo demorado, pois a maioria, no fundo, não passa de jogos de interesses para tentar cortar o pescoço de quem conseguiu colocá-lo acima do comum.

    ResponderExcluir
  11. 11:17:00,

    É complicado falar em nome do povo quando se trata destas avaliações éticas. O povo que elegeu, duas vezes o macarrão não tem, por exemplo a sua opinião. A mesma coisa quanto a Almir e Jader.
    Na verdade, este "povo", só irá se manifestar sobre isto em outubro e todos nós deveremos nos submeter ao veredito. Por enquanto, é a sua opinião e a minha: a do povo ainda virá.

    ResponderExcluir
  12. O STF tem o que dizer.
    Se nao existisem evidencias nao haveria inquerito, nem esses inqueritos teriam chegado ate la.
    O Tribunal nao tem e tempo, afogado pelos recursos protelatorios.
    Tenho certeza q o nobre deputado sabe, no seu intimo, quem tem razao quando se fala sobre etica na politica.

    ResponderExcluir
  13. Contra o Paulo Rocha, o PSOL só está esperando ele tentar registra sua candidatura ao senado. Além d eimpetrar comtra o registro baseado no ficha limpa, o partido vai mobilizar uma ampla campnha contra o mensaleiro!

    ResponderExcluir
  14. Meu caro, se você acompanhasse como são feitos estes inquéritos, a sua pena se voltaria a quem os faz, independente de golpear quem os deu causa.
    Quanto a ética na política, isto é uma discussão assaz complicada: existem uns 100 tomos sobre o assunto e nem um dos autores chegou, até hoje, há uma conclusão consequente, e, infelizmente, ou casualmente, a politica não tem sido, desde que o homem se organizou para exerce-la, um exercicio de poder de quem tem, ou não tem razão, mas uma refrega constante de quem tem, ou não tem, poder.

    ResponderExcluir
  15. Menos Parsifal, menos.
    Invocar Tocqueville para justificar essa lassidão de carateres e prostituição partidária é o enfim. Enganam alguns; não todos.

    ResponderExcluir
  16. lembras dos professores em protesto caro deputado? pois é, nosso sala´rio base é o menor do Brasil, pq?
    deixem o povo na santa ignorância, assim é mais fácil domar a fera adormecida, que um dia ira acordar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação