Pular para o conteúdo principal

Uma verdadeira história de pescador

peixe

"O Diário do Pará" deste domingo espreme um carnegão que há muito se comenta no Estado: supostas fraudes perpetradas contra o erário federal através do seguro defeso pago a pescadores.

"O Estado teria hoje 130 mil pessoas cadastradas como pescadores", diz a reportagem assinada pelo jornalista Carlos Mendes.

Em o Ministério Público Federal e a Policia Federal investigando este numero a fundo, poderá vir a constatar uma das maiores fraudes envolvendo falsos pescadores em todo o Brasil.

Houve-se falar disto em qualquer esquina há mais de dois anos, inclusive dando nomes aos bois, mas nada acontece com as pessoas que usam o esquema.

"As quadrilhas fazem a festa com os recursos federais em municípios como Ponta de Pedras, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru, Breu Branco, Tucuruí, Abaetetuba, Chaves, Muaná, Cametá e Moju.", diz a reportagem.

Carlos Mendes revela a simplória mecânica da fraude: o presidente da Colônia de Pescadores da respectiva zona, "recolhe os documentos das pessoas que são pescadores e também de pessoas que não têm nenhum vinculo com a pesca".

Carteiras de pescadores são emitidas e a partir daí, cadastrado no sistema, o "pescador" passa a receber um salário mínimo durante toda a época do defeso, que é o período em que a pesca é proibida.

A reportagem cita, como fazendo parte do suposto esquema, o deputado estadual Miriquinho Batista, PT, o ex-superintendente da pesca, Paulo Sergio Souza.

Leia aqui a matéria completa.

Comentários

  1. publiquei uma denuncia sobre isso a cerca de 4 meses

    ResponderExcluir
  2. Já tem um monte de problemas em terra, agora vem os do mar...daqui a pouco vão descobrir que os helicópteros de brinquedo estão superfaturados ou não servem pra nada.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Deputado:

    há indícios de que o esquema é muito maior. Chega aos bairros de Belém, onde são cadastradoas pessoas como se fossem moradores de Bagre, Baião, Ponta de Pedras, etc. Aqui, sem sair do Telégrafo ou do Guamá, e conhecendo o peixe na banca do mercado, como eu, recebem a carteira e esperam o pagamento com o acerto: parte para o cadastrado, parte para o agenciador e parte para o padrinho da tramóia.

    As quadrilhas assaltam os órgãos públiicos, especialmente os federais que têm atuação direta na concessão de benefícios à população: INCRA (através das cestas básicas e recursos para as associações, os créditos fundiários) e com mais intensidade, de 2008 para cá, a Secretaria de Pesca.

    Um governo que se compromete direta e indiretamente com a bandidagem e afirma com cinismo e empáfia que "não rouba e não deixa roubar" imobiliza-se e perde o prumo com uma ou duas dúzias de caixas?

    Na CPI da Biopirataria - de novo, pois memória não se joga fora - ficamos sem saber como dona Joana ganhou depósitos de dois milhões em duas contas em 2004. Sabemos, porém, que quando a corrupção é ampla e democrática, até senadores de partidos adversários são capazes de serem aliados, para livrar a cara de companheiros, temendo que a cusparada caia na sua.

    Penso muitas vezes olhando minha neta de 8 anos - a dona do apelido - o que explicar sobre ética, valores, honestidade e respeito. E hoje fiquei reprovada num teste.

    No almoço ela nos ouviu comentar que Belém é governada por um campeão de processos no Ministério Público Federal. Entendeu o que dizíamos e perguntou: Vó, porque o Dudu ainda é prefeito?

    Minha explicação foi tão longa, tão cheia de justificativas sobre consciência, voto e providências para os seus 8 anos, que ela me deixou falando só e foi fazer outras coisas. Não, ela não é uma menina mal educada. Eu é que não sei como responder a ela uma pergunta tão simples.

    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia,

    Ao que parece, como não se moralizou a República, locupletaram-se todos...

    E eu respondo um processo porque o DNIT me passou recursos para fazer um cais, eu o fiz, mas o TCU constatou que a dotação era da eclusa: desvio de finalidade.

    Outro porque a minha secretária de finanças não cobrou R$ 150 mil de INSS de prestadores de serviço.

    Seria melhor, talvez, ao invés de ter sido prefeito, que eu fosse presidente de alguma colônia de pescador ou presidente de associação rural: e eu sei pescar, pois fui criado em beira de rio...

    ResponderExcluir
  5. so papo furado pra boi dormir esse parsifal ele embolsou sim recursos quando era prefeito de tucurui e nao foram poucos esse ai e so mais um e por essas e outras que o povo aqui de tucurui nao quer nem mais ver falar desse tal observacao ele e da quadrilha do jader barbalho aluno dele ha muito tempo entao so podia dar nisso

    ResponderExcluir
  6. Para que você se sinta imensamente feliz, e como eu acabo de receber uma ótima notícia, vou lhe dar o prazer de ver a sua inveja publicada.

    Pronto: leia o seu próprio despeito em forma de comentário.

    ResponderExcluir
  7. O Deputado Miriquinho, aquele que se faz passar por jegue, tá enfiado nessa "bandalha" até o talo. Aliás, qual é o Petista com cargo publico ou politico que não tá metendo a mãozona no erário público?
    Que o diga os documentos da AGE e a nobre Deputada Simone Morgado.

    ResponderExcluir
  8. Deputado;

    Preste atenção, esse negocio vai muito mais longe do que o Pará, é uma mafia a nível nacional, por isso acho que o senhor não vai levar muito longe, porque vai respingar no governo Lula, e isso afetará sua candidata a presidente, mas vamos lá.

    Se procurarmos saber melhor, muito melhor, acharemos tentaculos no Ministerio da Pesca, inclusive com financiamento de campanha via esse Ministério.

    Além do seu colega Deputado, Miriquinho e do ex-superitendente do Ministério da pesca no Pará, Chico, aqui no Estado tem um pessoal que é da mesma tendência no PT do Ministro da Pesca, Altemir Gregorim, esse povo tem em suas mãos o poder de realizar cadastro nas colonias e brincam de pescar falsos pescadores com esse mesmo esquema, divide-se por três o dinheiro do defeso.

    Grave ai o nome desse povo: Pere Peti, professor da UFPA; Marcelo Martins, Diretor na SEMA; Caritas, Diretora Na SEPAq, Alessandro Bastos, assesor na casa civil, entre outros da tendencia do PT, Articulação de Esquerda, a mesma do Ministro.

    Nazareno Fernandes

    ResponderExcluir
  9. _Em cametá nunca vir tantos pescadores como nos primeiros três meses do ano, quando eles estão todos na fila da caixa econômica federal, aguardando o dinheiro do seguro defeso, eu não só contra este beneficio, mas acho uma sacanagem o modo que ele é usado para garantir votos para seus dirigentes ou para os candidatos que eles apontam, e isso mesmo, a colônia usa esse beneficio para comprar eleitores, a colônia de pescadores de cametá tem cerca de 15.000 associados ou mais, todos dizendo ser pescador, o ex- presidente da colônia e vereador, teve uma senhora votação, também com todo o aparato da colônia a sua disposição quem não se elegeria? a quetão é o atual presidente da colônia que foi vereador na gestão passada, abril mão de uma cadeira no legislativo em troca do apoio do ex- presidente da colônia para a sua sucessão na colônia, porque será que um vereador apoiado pela colônia sento ele presidente da câmara municipal na época da eleição abriria mão de uma reeleição serta por um cargo de chefia em uma colônia de pescadores, não sei! mais ele ta andando em um carro corola vinho, sua família esta toda recebendo o seguro mais isso faz parte eles são pescadores, e uma outra historia e a de um candidato a vereador que não foi eleito, que é cabo eleitoral do deputado miriquinho, criou uma associação denominada colônia de pescadores atersanais de cametá, e diz para quem quiser escutar, que nas próxima eleição para vereador ele vai dobra sua votação , ele será o mas votado porque agora ele tem uma maquina de voto, que é a sua colônia, e a maioria de seu associados são moradores da sede do município e o prédio da colônia e alugada e pertence a família dele.PS cametá seria um lugar perfeito para a PF começa suas investigações a pescaria teria em sua rede, peixes que iria de ex-vereador a candidato a senador.

    ResponderExcluir
  10. Acrescento mais os nomes do pessoal da Unidade na Luta, do Paulo Rocha, a Socorro Pena da SEPAQ , pois eles mandam na Secretaria Especial da Pesca em Brasilia. É só ver quantas carteiras foram emitidas no periodo que o Miriquinho era o chefe da pesca no Pará. Só isso.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia deputado.

    Esqueceram de incluir Afuá na relação dos municípios envolvidos nas falcatruas dos pescadores fantasmas.

    Veja só, o pai de um dos maiores comerciantes de Afuá é pescador, donos de serrarias são pescadores.

    Muitas pessoas ja pediram dispensa de seus empregos de carteira assinada só para se cadastrar na colônia como pescador, pois se tiver registro em carteira não pode receber o benefício.

    Enquanto isso:
    O Presidente da colônia só vive mamado, sua secretária do nada esta construindo uma bela casa e o povo ribeirinho verdadeiro necessitado esta a ver navios.

    E ainda vem a governadora dizer que seu governo não rouba e não deixa roubar.

    É uma vergonha.

    Só peço que o Dr. Jader não nos faça pedir votos para um partido que ja mostrou não ter escrupulos.

    O PT é tão complicado que onde estiver dois petistas certamente tera três alas.

    Precisamos dar um basta e colocar esses petistas no lugar deles, inclusive aqui em Afuá.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. é meu caro Parsifal tem muita sacanagem neste esquema até o dono do palacio dos bares esta cadastrando para tirar carteirinha de pescador?? imagina eu acho que vou lá pedir a minha também.RSRSRSR

    ResponderExcluir
  13. Dep Parsifal denuncie isso na Tribuna da Alepa tem muita gente que já sabe desse esquema inclusive com provas e fica com medo de falar mas se alguém começar tenho certeza que esse escandalo vem a tona... o cara quer se eleger federal com essa fraude!! Isso é um absurdo...

    ResponderExcluir
  14. Parsifal fiz dois comentários que seriam anonimos mais saiu o meu nome por favor coloque como anonimo por favor para não me comprometer

    ResponderExcluir
  15. Deputado coloque também nessa lista de Municipio ITUPIRANGA, Aqui não tem apenas fraude do DEFESO DO PESCADO, PRONAF e olha que a policia federal já prendeu essa quadrilha. Mas como essas pessoas fazem parte do PT especificamente da equipe LTDA da deputada Bernadete e Zé Geraldo todos já estão soltos. Quero ver a votalção desses 2 deputados aqui. Vai ser uma decepção.

    ResponderExcluir
  16. dep tu deverias ter vergonha pricipalmente por que tu conheces mas do niguem a triste historia da populaçao da regiao tocantina deveria lembrar muito bem da onde tu vieste quem foi teu pai e aonde esta ate hoje a maioria dOS TEUS FAMILIARES SE E QUE TU AINDA CONHECE ALGUM!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. A matéria se refere a pessoas sem escrúpulos que não são pescadores e fraudam o seguro defeso para receber no lugar destes. Os verdadeiros pecadores acabarão ficando sem a ajuda caso as fraudes não parem.
    Há comerciante e pessoas com emprego público cadastrado no seguro defeso: são estes que a PF deseja pegar. Quem for, de fato, pescador, não precisa temer.

    ResponderExcluir
  18. Amig@s,

    Vamos separar um pouco as coisas.
    Pra falar sobre os registros de pesca é necessário que se entenda que somente o Ministério MPA é quem realiza o cadastro em questão.

    Sejamos ao menos inteligentes para pesquisar sobre isso.

    Digo, por que não há qualquer outro órgão Estadual ou Municipal que o faça, incluindo por exemplo a SEPAq que nem ao menos tem cadastro próprio que dirá cadastro para benefício financeiro! (...) Da mesma forma, as Prefeituras não dispõem de recurso ou qualquer tipo de infraestrutura para a mesma ação. Até o apoio às colônias de péscadores é escasso, perguntemos para os pescadores.

    Nesse sentido, pergunto se as citações acima que incluem os órgãos, tem de fato algum bom argumento, pois pra mim, não passa de opinião pública que os jornais manipulam para a mentalidade das massas.

    Quanto aos nomes citados, como vi, no que diz respeito à tendência do Ministro Altemir Gregolin, admiro a intriga feita pelo fulano Nazareno ao apontar sujeitos e cargos. Gostaria mesmo é que ele provasse isso, pois se ele sabe alguma coisa que a população não sabe, ele como cidadão deveria fazer a denúncia ao local correto. Pra mim, não passou apenas de uma provocação interna do PT de outras tendências que ainda se rivalizam... (até porque sabemos que as tendências conflituam por seus próprios membros, que dirá com outras tendências - sem falar na ilusão de que os dirigentes nacionais são "amigos camaradas" que falam com tudo e todos a volta, como se tivessem tempo livre pro país inteiro, no caso do ministro...

    Por fim, reitero algumas das palavras acima, solicitando como boa cidadã que as falcatruas sejam literalmente descobertas e apuradas. Mais ainda, gostaria que esse assunto fosse realmente discutido por pessoas que entendem do assunto como o setorial de pesca e seus movimentos sociais, colônias, organizações e representantes e não por AMADORES que juram estar por dentro do assunto mas não entendem nem mesmo como funcionam as políticas públicas do Estado em que reside...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.