Asdrúbal Bentes acusa!

asdrubal O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) fez, de improviso, um duro pronunciamento hoje à tarde na Camara Federal.

 

Respondendo a um pronunciamento feito ontem na Assembleia Legislativa pela deputada estadual Bernadete Ten Caten, Asdrúbal disse que o PT do Pará tem memória "muito curta, porque se hoje Ana Júlia Carepa é Governadora, deve agradecer ao PMDB.".

 

O deputado narra que "o candidato do PT não era a Senadora Ana Júlia Carepa, era o Deputado Mário Cardoso", e conta que "o nosso líder (Jader Barbalho) veio aqui, conversou com o Presidente Lula, com a direção nacional do PT e conseguiu emplacar o nome de Ana Júlia Carepa como candidata do PT ao Governo do Estado do Pará.".

 

Continua Asdrúbal que em uma "coligação desta natureza há compromissos assumidos. Decorridos 3 anos, 4 meses e alguns dias, os compromissos não foram cumpridos.".

 

E ratifica a falta de confiança em Ana Júlia que é sentimento generalizado na classe política paraense: "não dá para aceitar que, depois de 3 anos e 4 meses de compromissos não cumpridos pelo Governo do PT, venhamos a acreditar que, na futura gestão, vão cumprir os compromissos.".

 

Denuncias contra o INCRA de Marabá

 

Em uma segunda parte de seu pronunciamento, o deputado Asdrúbal Bentes carrega a fala com graves denuncias contra desmandos no INCRA no Pará: "o INCRA tem dono no meu Estado. Os donos são os Deputados Zé Geraldo e a Deputada Bernadete. Nada se faz lá que não passe pelo crivo desses 2 Deputados, particularmente na minha região, na Superintendência do Sul do Pará, a maior superintendência do Brasil, que envolve maiores recursos financeiros.".

 

Vaticina o deputado que o INCRA do sul do Pará, "é uma corrupção desenfreada". E enumera: "é no PRONAF, no superfaturamento da construção de casas e até em casas para as quais foram liberados os recursos e não foram construídas.".

 

Refere-se à Operação Saturnos, ontem desencadeada pela PF, a pedido do Ministério Público Federal, afirmando que o desvio de 30 milhões do PRONAF "é um pingo d’água.".

 

Omissão do corregedor geral da União

 

Asdrúbal Bentes chama às falas o corregedor geral da União: "Onde está Jorge Hage? O corregedor-geral da União, tão zeloso em correr atrás de pequenas coisas em outros órgãos, não vai ao INCRA do Estado do Pará, onde a corrupção é aberta, franca, solta, os recursos são desviados, as obras não são executadas.".

 

E lança um desafio: "Sr. corregedor-geral da União, onde está o senhor? Dê uma chegadinha ao INCRA do Pará. Lá o senhor vai encontrar coisas muito sérias, graves mesmo, que precisam ser apuradas, se é que são para ser apuradas. Ou será que o senhor está recebendo ordem de alguém para não ir ao INCRA do Estado do Pará.".

 

Asdrúbal Bentes emite o cotidiano coloquial da corrupção: "existe na gíria de lá aquilo que se chama ‘rachachado’: um pouquinho para cá, um pouquinho para lá. E o trabalhador fica chupando o dedo. O dinheiro não chega ao trabalhador.".

 

E volta a dar nomes aos bois: "no Sul e Sudeste do Pará, se não for com a ordem dos donos do INCRA - Deputada Bernadete Ten Caten e Deputado Zé Geraldo -, nada é feito. Deixo claro que nós precisamos apurar esses fatos. A denúncia é grave e não podemos mais continuar liberando recursos que seriam destinados à infraestrutura nos projetos de assentamento, ao projeto de regularização fundiária, mas que acabam enriquecendo campanhas eleitorais de alguns candidatos a deputado ou de alguns deputados".

 

Encaminhando o fechamento do seu duro pronunciamento: "as pessoas responsáveis por todos esses atos que mencionei são as que costumam nos agredir".

 

E faz o seu epilogo antes de descer da tribuna admoestando que "eles pensem bem antes de falar, porque quem tem rabo de palha não ateia fogo na casa do vizinho.".

Comentários

  1. A Bernadete, o Zé Geraldo e o Beto Faro ainda vão gozar muito no INCRA de Marabá. Eu duvido que aconteça alguma coisa. Isto aí que o Asdrubal disse toda mundo sabe aqui e em todo o Sul do Pará, acontece há muito tempo e até agora o único que foi preso virou deputado federal que é o Beto Faro.

    ResponderExcluir
  2. Com a palavra o corregedor da União que não corrige nada.

    ResponderExcluir
  3. Tem comerciante enricando com esta mamata.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Marabá para espirrar dentro do Incra tem que pedir pra Bernadete. Por que a PF só prendeu os bagrinhos.

    ResponderExcluir
  5. Tem um ex vereador do sudeste do Pará que tem 12 lotes na região de Eldorado do Carajás e fez PRONAF pra todos eles.

    Solon

    ResponderExcluir
  6. Não pode ser só o Jader o Flexa o Beto Faro o Gabrielsinho e etc algemado. Tem que algemar também a Bernadete o Zé Geraldo.
    Algemas pra Bernadete e Zé Geraldo URGENTE!!!!

    ResponderExcluir
  7. E Paulo Rocha não faz parte disto também? Por que o Asdrubal não colocou ai o Paulo Rocha?

    ResponderExcluir
  8. E a turma que faz conluio pra vender o material? Tem empresario grande aqui em Marabá que faz parte da bandalheira.
    O INCRA de Marabá é mesmo uma grande bandalheira.

    ResponderExcluir
  9. Deputado, as denúncias são gravíssimas e a muito tempo que são ventiladas, inclusive na blogosfera, mas ninguém faz nada. Tenho certeza que se o MP entrar pra valer nessas investigações. muita coisa ruim envolvendo o pífio governo do PT e seus asseclas virão à tona.

    Abraços depuato

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação