O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) fez, de improviso, um duro pronunciamento hoje à tarde na Camara Federal.
Respondendo a um pronunciamento feito ontem na Assembleia Legislativa pela deputada estadual Bernadete Ten Caten, Asdrúbal disse que o PT do Pará tem memória "muito curta, porque se hoje Ana Júlia Carepa é Governadora, deve agradecer ao PMDB.".
O deputado narra que "o candidato do PT não era a Senadora Ana Júlia Carepa, era o Deputado Mário Cardoso", e conta que "o nosso líder (Jader Barbalho) veio aqui, conversou com o Presidente Lula, com a direção nacional do PT e conseguiu emplacar o nome de Ana Júlia Carepa como candidata do PT ao Governo do Estado do Pará.".
Continua Asdrúbal que em uma "coligação desta natureza há compromissos assumidos. Decorridos 3 anos, 4 meses e alguns dias, os compromissos não foram cumpridos.".
E ratifica a falta de confiança em Ana Júlia que é sentimento generalizado na classe política paraense: "não dá para aceitar que, depois de 3 anos e 4 meses de compromissos não cumpridos pelo Governo do PT, venhamos a acreditar que, na futura gestão, vão cumprir os compromissos.".
Denuncias contra o INCRA de Marabá
Em uma segunda parte de seu pronunciamento, o deputado Asdrúbal Bentes carrega a fala com graves denuncias contra desmandos no INCRA no Pará: "o INCRA tem dono no meu Estado. Os donos são os Deputados Zé Geraldo e a Deputada Bernadete. Nada se faz lá que não passe pelo crivo desses 2 Deputados, particularmente na minha região, na Superintendência do Sul do Pará, a maior superintendência do Brasil, que envolve maiores recursos financeiros.".
Vaticina o deputado que o INCRA do sul do Pará, "é uma corrupção desenfreada". E enumera: "é no PRONAF, no superfaturamento da construção de casas e até em casas para as quais foram liberados os recursos e não foram construídas.".
Refere-se à Operação Saturnos, ontem desencadeada pela PF, a pedido do Ministério Público Federal, afirmando que o desvio de 30 milhões do PRONAF "é um pingo d’água.".
Omissão do corregedor geral da União
Asdrúbal Bentes chama às falas o corregedor geral da União: "Onde está Jorge Hage? O corregedor-geral da União, tão zeloso em correr atrás de pequenas coisas em outros órgãos, não vai ao INCRA do Estado do Pará, onde a corrupção é aberta, franca, solta, os recursos são desviados, as obras não são executadas.".
E lança um desafio: "Sr. corregedor-geral da União, onde está o senhor? Dê uma chegadinha ao INCRA do Pará. Lá o senhor vai encontrar coisas muito sérias, graves mesmo, que precisam ser apuradas, se é que são para ser apuradas. Ou será que o senhor está recebendo ordem de alguém para não ir ao INCRA do Estado do Pará.".
Asdrúbal Bentes emite o cotidiano coloquial da corrupção: "existe na gíria de lá aquilo que se chama ‘rachachado’: um pouquinho para cá, um pouquinho para lá. E o trabalhador fica chupando o dedo. O dinheiro não chega ao trabalhador.".
E volta a dar nomes aos bois: "no Sul e Sudeste do Pará, se não for com a ordem dos donos do INCRA - Deputada Bernadete Ten Caten e Deputado Zé Geraldo -, nada é feito. Deixo claro que nós precisamos apurar esses fatos. A denúncia é grave e não podemos mais continuar liberando recursos que seriam destinados à infraestrutura nos projetos de assentamento, ao projeto de regularização fundiária, mas que acabam enriquecendo campanhas eleitorais de alguns candidatos a deputado ou de alguns deputados".
Encaminhando o fechamento do seu duro pronunciamento: "as pessoas responsáveis por todos esses atos que mencionei são as que costumam nos agredir".
E faz o seu epilogo antes de descer da tribuna admoestando que "eles pensem bem antes de falar, porque quem tem rabo de palha não ateia fogo na casa do vizinho.".
A Bernadete, o Zé Geraldo e o Beto Faro ainda vão gozar muito no INCRA de Marabá. Eu duvido que aconteça alguma coisa. Isto aí que o Asdrubal disse toda mundo sabe aqui e em todo o Sul do Pará, acontece há muito tempo e até agora o único que foi preso virou deputado federal que é o Beto Faro.
ResponderExcluirCom a palavra o corregedor da União que não corrige nada.
ResponderExcluirTem comerciante enricando com esta mamata.
ResponderExcluirAqui em Marabá para espirrar dentro do Incra tem que pedir pra Bernadete. Por que a PF só prendeu os bagrinhos.
ResponderExcluirTem um ex vereador do sudeste do Pará que tem 12 lotes na região de Eldorado do Carajás e fez PRONAF pra todos eles.
ResponderExcluirSolon
Não pode ser só o Jader o Flexa o Beto Faro o Gabrielsinho e etc algemado. Tem que algemar também a Bernadete o Zé Geraldo.
ResponderExcluirAlgemas pra Bernadete e Zé Geraldo URGENTE!!!!
E Paulo Rocha não faz parte disto também? Por que o Asdrubal não colocou ai o Paulo Rocha?
ResponderExcluirE a turma que faz conluio pra vender o material? Tem empresario grande aqui em Marabá que faz parte da bandalheira.
ResponderExcluirO INCRA de Marabá é mesmo uma grande bandalheira.
Deputado, as denúncias são gravíssimas e a muito tempo que são ventiladas, inclusive na blogosfera, mas ninguém faz nada. Tenho certeza que se o MP entrar pra valer nessas investigações. muita coisa ruim envolvendo o pífio governo do PT e seus asseclas virão à tona.
ResponderExcluirAbraços depuato