O analista político britânico Stephen Castle, escreve no "The International Herald Tribune" que o primeiro debate de televisão da historia política da Grã-Bretanha embaralhou as eleições do próximo dia 6 de maio.
Revela Mr. Castle um detalhe que eu não conhecia sobre as eleições no reino: não havia, até este ano, debate televisionado no Império Britânico.
Acostumados às disputas entre os partidos Trabalhista e Conservador, os britânicos, há quase um século, não percebiam a existência de um terceiro partido na ilha: o Liberal.
Com a televisão, Nick Clegg, 43 anos, líder dos liberais, acabou virando celebridade no primeiro debate, ofuscando o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, líder dos trabalhistas, de centro-esquerda, e David Cameron, líder dos conservadores, de centro-direita.
Segundo Mr. Castle, alguns analistas políticos acham que o encanto de Nick Clegg poderá se quebrar nos dois próximos debates (um está ocorrendo agora), quando Brown e Cameron, refeitos do susto, poderão explorar o conhecimento acumulado nas mais profundas questões britânicas.
Enquanto isto, os britânicos respiram a possibilidade de poder despejar Gordon Brown de Downing Street, sem serem obrigados a entregar a chave da casa para David Cameron.
Pode ser que aquilo que alguns eleitores paraenses desejariam ver na próxima eleição, tenham os britânicos encontrado: a tal terceira via.
Deputado, não é bem assim.
ResponderExcluirO Partido Liberal já chegou a ter 30% dos votos, quando agregados nacionalmente. Em 1975 foi a segunda força eleitoral, ficando 2% acima dos trabalhistas.
Acontece que o sitema eleitoral inglês é majoritário e distrital. Por isso o pouco peso dos liberais no parlamento.
Além desses três há mais 14 organizações partidárias na Inglaterra, a maioria do porte de nosso PSTU.
Até 2002 o equivalente à DS inglesa comandou o que seria a Cãmara de Vereadores e, por consequencia a municipalidade (equivale à prefeitura e eleito pelos conselheiros municipais).
No mais, parabéns pela sua sempre brilhante verve e me deixe dar um palpite: o jogo do poder inglês só será modificado se os eleitores dos distritos se virem como membros de uma nação, o que desde os tempos de Burke não acontce nas terras da rainha.
Olá Humberto,
ResponderExcluirÉ verdade que os liberais sempre estiveram no parlamento, inclusive hoje, têm cerca de 60 cadeiras. O problema, como você mesmo coloca, é o pouco peso deles na pauta, devido aos ingleses não lhes perceberam a presença conjuntural.
É verdade também que há mais partidos, todavia, na prática, o parlamento tem sido pautado há muito pelos dois que agora se viram para segurar a terceira via.
Ontem, no debate, Nick repetiu a performance, mas os Gordon e Cameron reagiram.
Obrigado pelo ótimo comentário e volte sempre.