Vade retro!

perf

Os deputados e prefeitos, até pouco tempo, precisavam rezar o responso de Santo Antônio, ou fazer promessa de ir à corda, para tentar o ar da graça da governadora Ana Júlia em uma audiência: o responso nunca funcionava e a corda era cortada antes de se colocar as mãos nela.

 

Presença dos áulicos na Assembléia Legislativa, também era procedida de bandas, fanfarras, plumas e paetês. Falar ao fone com alguns deles? Nem que a vaca tossisse por três vezes em noite de plenilúnio.

 

Agora, em o Palácio dos Despachos desejando ardentemente que os deputados assinem um cheque ao portador, de R$ 366 milhões, e o entreguem para o governo distribuir porcelanas e faianças a quem lhe aprouver convidar para o jantar, o comportamento mudou.

 

Deputado não mais bate na porta: pode entrar sem continência. Prefeitos recebem convênios como couvert, e são açoitados ao encalço dos deputados, para que estes lhes liberem o prato principal.

 

Na mais perfeita tradução do estilo insidioso da República, o Palácio dos Despachos faz o que bem sabe: dissimula a perfídia para se valer dos incautos.

 

Quem ainda acreditar nas vírgulas postas no texto que o governo traça, vai, ao final, descobrir-se com as mãos cheias de reticências.

Comentários

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação