Port Stanley, a pacata capital das Malvinas
Há 177 anos em poder de Sua Majestade, as Ilhas Malvinas são novamente palco de desinteligências entre a Inglaterra e a Argentina.
Em 1982, o General Leopoldo Galtieri, então presidente da Argentina, declarou guerra à Inglaterra e atacou as Malvinas alegando o direito sob o território.
A Inglaterra, em 70 dias, encostou uma força tarefa na borda da armada portenha, colocando-lhe a pique.
O saldo foi a derrocada da ditadura militar argentina e a reeleição de Margaret Thatcher ao cargo de Primeira ministra britânica.
Agora, a presidente Cristina Kirchner, quer impedir os ingleses de explorar petróleo nas Malvinas, e assinou atos que restringem embarcações britânicas a alcançarem a região por mar territorial argentino.
O Reino Unido faz ouvido de mercador, mas, o Almirante Nelson deve ter tremido de medo em seu túmulo, com o mais recente apoio obtido pela Argentina na contenda.
É que o bufão venezuelano, Hugo Chaves, declarou total suporte à Argentina e intimou Sua Majestade a entregar as Malvinas a presidente Kirchner.
Comentários
Postar um comentário
Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.