Embora eu seja radicalmente contra a dinastia chavista, do ponto de vista econômico tenho opinião favorável à entrada da Venezuela no MERCOSUL, mormente porque o Pará, como os demais Estados do Norte e Nordeste serão os maiores beneficiados com isto.
A entrada da Venezuela no bloco não formatará, por si só, uma conjuntura econômica favorável ao Pará: o empresariado e o governo precisarão estabelecer as bases em que as oportunidades serão equacionadas e, principalmente, avaliar os riscos que poderão advir de negociações comerciais com a instabilidade chavista.
Todavia, se bem aproveitadas as circunstâncias, a importação de produtos venezuelanos com tarifas especiais poderá ser mais vantajosa para o Norte que o intercâmbio com o Sul e Sudeste.
Por outra mão, em o Pará se preparando para produzir bens que a Venezuela necessita, haverá oportunidade de exportação não só para lá como se criarão condições de rotas de atendimento até o Caribe.
Para que isto ocorra, no entanto, o Pará precisa de governantes com visão estratégica e governo operacional, ou o Amazonas, mais bem colocado geograficamente para o tema, ficará com tudo.
passei para deixar uma pequena flor de final de ano!
ResponderExcluirabraços
Muito obrigado pela flor: está muito viçosa.
ResponderExcluirFeliz ano novo!