Belém: a 10ª cidade mais violenta do mundo

Shot003

Contou-me, semana passada, uma atendente da padaria onde sempre tomo café, que uma pessoa foi esfaqueada ao seu lado, em um ônibus, porque resistiu a entregar o celular ao assaltante.

A jornalista Lilian Sobral, da Exame.com, reporta o ranking, organizado pela instituição mexicana Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal, das 10 primeiras cidades mais violentas do mundo.

> Belém é mais violenta que Medellín

O resultado não é bom para o Pará: a capital do Estado, Belém, aparece na 10ª posição da lista, na frente, por exemplo, de Medellín (14ª), na Colômbia, famosa como sede de célebres carteis de produção e distribuição de cocaína para todo o mundo.

Segundo a matéria, “o estudo considerou a taxa de homicídio per capita no ano de 2011, calculada a cada 100 mil habitantes. Além disso, entraram no ranking apenas cidades com, pelo menos, 300 mil habitantes.”.

> Necessidade de uma política de segurança pública específica

É angustiante constatarmos um olhar internacional que nos ratifica uma realidade doméstica.

Evidencia-se que o drama da violência urbana é uma eventualidade local que tem rebatimento na conjuntura nacional e não pode dela ser apartada.

Todavia, não é possível, diante das constatações com as quais há muito convivemos, que não se providencie uma efetiva política de segurança pública voltada exclusivamente à mitigação do problema.

> As 10 mais

Abaixo o ranking das 10 primeiras cidades mais violentas do mundo, segundo os critérios específicos citada instituição:

01. San Pedro Sula – Honduras
02. Juárez – México
03. Maceió (AL) – Brasil
04. Acapulco – México
05. Distrito Central – Honduras
06. Caracas – Venezuela
07. Torreón – México
08. Chihuahua – México
09. Durango – México
10. Belém (PA) – Brasil

Clique aqui e veja a lista das 50 cidades mais violentas do mundo.

Pauta enviada por um comentarista do blog.

Comentários

  1. Misericórdia Nazica. E ainda tem candidato prometendo que unido com o governador Belém ficará uma belezura.

    ResponderExcluir
  2. A questão é muito mais grave do que se faz supor, pois é óbvio,ou não há competência ou há intresses em não resolver o problema.

    ResponderExcluir
  3. Pesquisa totalmente furada!
    Belém não tem 2,1 milhões de habitantes! Tem (2010) 1,39 milhão.
    Não interessa se é ou não região metropolitana: a informação está furada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua conclusão é precipitada. Verifique que, em todas as cidades, o estudo foi feito considerando a população da Região Metropolitana, portanto, se retirar a população das áreas conurbadas de todas, o resultado se manterá na mesma proporção e ordem.
      Não é correto elaborar estudos de cidades que sediam regiões metropolitanas apartando a conurbação, pois, aí sim, o resultado estaria comprometido.

      Excluir
    2. Claro que não! Suponhamos que os outros municípios da RMB concentrem a totalidade dos homicídios e Belém tenha zero homicídios. Então, Belém é a 10a. cidade mais violenta? Não! Repito, a pesquisa está furada! O registro da ocorrência é feito no bairro do município tal. Pense!

      Excluir
    3. A base da sua lógica não é a mesma base da lógica da pesquisa daí porque a sua crítica a ela é equivocada. Nenhuma pesquisa de indicadores macrossociais isola cidades em áreas metropolitanas porque elas são conurbadas, ou seja, as suas divisas são puramente geo administrativas e nunca geopolítico-sociais. Os problemas das áreas metropolitanas são comuns e não pode haver soluções isoladas, por isso mesmo são criadas as áreas metropolitanas por leis que as diferenciam de outros municípios e as tratam como uma unidade federativa una.
      O critério da pesquisa, portanto, está absolutamente correto, pois ela trata área metropolitana como uma só unidade em todo o objeto da sua busca (todas as cidades pesquisas consideram a população da região metropolitana). O que poderia ser contestado seriam os dados e quantitativos, mas chequei no sistema de Segurança Pública do Estado e a quantidade de homicídios está correta.
      Só a título de esclarecimento para a sua alegação de que os delitos poderiam estas concentrados em outras cidades da região metropolitana: 78% das ocorrências estão no município de Belém.

      Excluir
  4. Belém está linda, limpa, segura, com o povo educado que não joga lixo na rua, a prefeitura promove campanhas educativas para que o trânsito seja maravilhoso como é, o prefeito é de uma dignidade assustadora (tanto que elegeu o sucessor kkkk). Não tenho mais palavras no mento para mentir mais. Eu vivo aqui e gostaria que a pesquisa fosse realmente furada.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18 de outubro de 2012 08:13


    é a noticia deve estar muito furada e isso é uma nota plantda por alieniginas que querem dominar belém ou talvez seja dor de cotovelo de noruegueses, suiços e suecos com inveja da nossa paz social e segurança exemplar!!!! deputado essa noticia é um absurdo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu duvido que Belém, seja mais violenta que cidades do IRAQUE ou do AFEGANISTÃO.
    Acho que estas pesquisas, tem a intenção de vender uma imagem ruim de Belém.
    Sei que Belém não é uma CALIFÓRNIA, mais a violência daqui, jamais pode ser pontuada como a décima no ranking

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidades em áreas de conflitos não podem entrar na pesquisa pois, logicamente, elas não são índices de parâmetros que possam ser cotejadas com cidades consideradas "normais".
      Não há como ver interesses em prejudicar Belém em uma pesquisa feita por um acreditado órgão internacional. Os critérios são claros e os índices podem ser checados pois são públicos.

      Excluir
  7. Nada que os tres S nao resolva. Surra, Surra e Surra no prefeito e no candidato do prefeito.

    ResponderExcluir
  8. Essa foi verdade e aconteceu durante a trasladacao. O cunhado do meu irmao, que estava acompanhando a trasladacao, meteu a mao no bolso, ja tinham levado a carteira dele, pediu para a irma ligar sua casa, a irma meteu a mao na bolsa, tinham roubado o celelar. Tristes resolveram voltar pra casa. Quando chegaram o local onde tinham deixado o carro a CTBEL já tinha levado. Assim, nem a Nazica da jeito! Mas o prefeito e o candidato do prefeito, Zenaldo, fazem questão de apoiar a galera das aparelhagens, Faz Um Z, Faz um Z!

    ResponderExcluir
  9. O grande problema de nossa sociedade é o abismo social que separa alguns poucos, que detem o poder economico-financeiro-político de nosso Estado, da maioria miserável e ignorante das camadas mais pobres de nossa população!!! E a história nos mostra que não se deve construir castelos no meio da miséria!!! Chega a ser repugnante ver uma meia dúzia de "socialites" e políticos profissionais, usurpadores do dinheiro público, ostentando a riqueza adquirida mediante a corrupção que assola esse País, enquanto a imensa maioria do povo sofre nas piores condições de vida imagináveis!!! Só nos resta esperar que um dia a derrubada de Versailles possa se repetir por aqui, e que a guilhotina volte a fazer a verdadeira justiça social!!! Liberté, Igualité e Fraternité...Viva a Revolução Francesa!!! Abaixo a corte e sua nobreza podre e corrupta!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ei Marcio Vasconcelos, o Brasil não está em guerra. Mas Maceió e Belém vivem uma guerra urbana sem fim. Parece uma guerra civil. As balas e as facas não escolhem cara, mas deixam órfãos, viúvas e pais infelizes, pra não falar da dor da perda de alguém. E o pior é ver o seu pouco ganho suado, sendo levado por bandidos. Marcio, faça uma pesquisa na sua Belém e veja o quanto aumentou a segurança particular. Culpa de quem ? Da inoperância do estado (segurança pública). Vá até a aprazível Salinópolis em final de semana (fora do veranico) e veja o medo que dá sair nas ruas.

    ResponderExcluir
  11. Os Estados Unidados são uma terra de oportunidade e pouco desemprego. Ainda assim, os americanos predrem muito, até por pequenos delitos. De cada 37 americanos um já foi preso. No programa Tolerância Zero os americanos ensinaram para o mundo que nenhum deliquente chega ao grande crime, sem passar pelos pequenos. O Tolerância Zero atacou os pequenos crimes e conseguiu realmente diminuir a violência. Precisamos de um Plano assim urgente para Belém, com construção de presídios, delegacias e mais investimentos na capacitação policial. O bolsa família trará resultados a longo prazo, por enquanto é copiar o que deu certo pelo mundo para combater a alta criminalidade de Belém. Afinal será que perdemos nossa capacidade de nos indignar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação