De como o algoritmo do STF pinçou quem a Corte queria para relatar a Lava Jato

Shot 004

O STF, assim como os demais tribunais do país, tem um sistema eletrônico de distribuição de processos que, alimentado pelas regras do procedimento, determina quem será o relator de cada entrada: é o que a imprensa resolveu chamar nos últimos dias de “algoritmo do STF”.

Na verdade, o sistema não é movido por um algoritmo que roda aleatoriamente, pois diversas regras de distribuição fazem com que magistrados sejam incluídos, ou não incluídos, no sorteio e há pesos específicos para cada ministro que podem fazer com que o sistema carregue mais em um do que em outro.

A ida do ministro Luiz Edson Facchin para a Segunda Turma do STF, onde caminha a Lava Jato e a posterior e imediata escolha do nome dele, no sorteio do “algoritmo do STF”, para ser o novo relator, levantou suspeitas de uma teoria da conspiração dentro do STF de que teria havido manipulação no sorteio para que o algoritmo “acertasse” Facchin.

É fato que Facchin já estava pré-escolhido, mas não é verdade que o sistema foi manipulado para indicá-lo.

A Segunda Turma é composta por um pequeno número de ministros: Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e desde a sua ida para lá, o próprio ministro Facchin. Portanto, as probabilidades de cada um já era maior do que se o sorteio fosse feito em toda a composição da Corte, como queriam alguns membros. De antemão o ministro Celso de Mello, o primeiro preferido para a relatoria, declinou, sobrando quatro, o que aumentou ainda mais a probabilidade de cada (25%).

Uma das rotinas de carregamento do sistema, que faz a agulha da roleta apontar mais para um que para outro, é a quantidade de processos que cada possui na Turma e foi este o ponto crucial que fez com que o algoritmo acertasse o que estava pré-definido: como Facchin era recém-chegado na Turma, obviamente o sistema, sem maiores cálculos, chegaria nele primeiro.

Até mesmo se o sorteio fosse feito com todos os membros, as chances de Facchin seriam maiores percentualmente do que todos os outros, pois quando Joaquim Barbosa deixou o STF quase um ano se passou para a escolha do seu sucessor, que foi exatamente Luiz Edson Facchin.

Nesse interim em que a Corte funcionou desfalcada, o sistema de distribuição foi carregando os demais ministros e quando Facchin chegou, o peso específico dele para receber processos passou a ser mais alto que os dos demais, para compensar os carregamentos anteriores.

Foi assim que se deu a fome com a vontade comer e o algoritmo elaborado muito antes de Sergio Moro converter o primeiro esguicho da Lava Jato talhou, de revestrés, mas dentro das regras, a beca costurada para Facchin.

Comentários

  1. O lado insólito da violência no Pará:

    Toda vez que o assunto em pauta é a chacina do início deste ano, a sociedade em pânico se pergunta onde está o governador do estado - o chefe da segurança pública... mas ele nunca aparece; ora sendo representado pelo seu general, ora pelo seu pastor protestante.

    Mas o que impede Simão Robson Jatene de mostrar a cara em público e prender os culpados por esta barbárie?

    Desde que a população do Pará aprendeu a só votar em libaneses para governar o estado - e já se vão 22 anos, com promessa de pelo menos mais 6 - a figura do 'Anhangá", uma entidade satânica amazônica, que segundo Almir Gabriel guiava o ex-governador Jáder Barbalho (aquele que lhe fez trocar o jaleco pelo paletó), foi substituída por um 'Djinn', o astuto e sombrio homenzinho que as lendas contam como autor de maliciosas traquinagens, sempre se escondendo em lamparinas e garrafas.

    Simão Jatene é o cara... o 'Djinn'... Era ele que guiava Almir Gabriel, que traiu o 'Anhangá' e fez um pacto com as entidades das trevas para se dar bem na política por tato tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação