Longa jornada deserto adentro

Shot 005

Acima, na mais perfeita tradução da road war, uma composição iraquiana avança à nordeste de Mossul, em uma campanha que já toma mais de 40 dias para tomar a cidade dominada pelo Estado Islâmico e proclamada a capital do seu califado.

Pouco se tem noticiado sobre a Batalha de Mossul, a saga iniciada em 16.10.2016, protagonizada pela coalizão internacional dos EUA, França, Reino Unido, Austrália, Dinamarca, Turquia, Alemanha e Itália.

Na postagem de 21.10.2016, escrevi que a Batalha de Mossul era liça para mais de metro e hoje, depois de mais de 40 dias de escaramuças, a coalizão ainda não conseguiu tomar a cidade.

Shot 004

Na foto acima, as famosas guerrilheiras peshmerge, do curdistão iraniano, em uma das trincheiras armadas, 25 km a nordeste de Mossul.

Abaixo, descem o deserto, rumo ao Sul, refugiados de Mossul que conseguem atravessar as colunas de fumaça causadas pela queima de poços de petróleo nos quais o EI ateia fogo para impedir o avanço da coalizão.

Shot 006

Como escreveu o grande romancista francês Victor Hugo,  “as guerras e as revoluções semeiam almas à esmo pelos campo do velho mundo”.

As fotos são da AFP.

Comentários

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação