Incidentes de percurso

Shot 006

Os fatos, e até mesmo as versões, têm conspirando contra a candidatura à reeleição do atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB).

Primeiro foi a denúncia do empresário Washington Lima, de que Zenaldo teria recebido R$ 2,15 milhões do Sindicato das Transportadoras de Belém para a sua campanha, que não foram declarados à Justiça.

O prefeito conseguiu, judicialmente, retirar do ar a matéria da Veja que reporta o assunto, mas ato contínuo, o mesmo juiz que deu o dito lavrou o não dito e, confessando-se equivocado, suspendeu a restrição, voltando a reportagem ao portal da revista.

Na quarta-feira (19), embora sem efeito jurídico imediato, Zenaldo sofreu o mais duro golpe da campanha, ao ter o registro da sua candidatura cassado pelo juiz da 97ª Zona Eleitoral, Antônio Cláudio Cruz, que aceitou os termos da representação feita pela coligação que tem Edmilson Rodrigues (PSOL) como candidato a prefeito.

Segundo a representação, julgada procedente pelo referido juiz, "os réus vêm promovendo propaganda institucional em período vedado, pela Internet, em diversos meios de comunicação oficial da prefeitura municipal de Belém, o que caracteriza a conduta vedada pelo artigo 73, inciso VI, b, da Lei das Eleições e artigo 37, § 1º, da Constituição Federal de 1988”.

É provável que Zenaldo, em grau de recurso, modifique a decisão que lhe cassou o registro, mas o estrago eleitoral que tal tipo de incidente causa no moral da tropa e no humor do eleitor, pode vir a ser o quociente que lhe tire tentos a ponto de consolidar uma provável vitória de Edmilson Rodrigues no pleito.

Comentários

  1. O que acontecerá se o atual prefeito e candidato a reeleição chegar cassado ao dia da eleição...haverá eleição...seu nome será retirado da cédula da votação? Precisamos ouvi-lo melhor dizendo lê-lo a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, haverá eleição, pois a cassação do registro dele não estará transitada em julgado. O nome constará na "cédula" de votação. Os votos serão colhidos em separado e aguardarão o julgamento do recurso para serem contados, ou não.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação