O mundo tem 65 milhões de refugiados

Segundo levantamento da ONU, em junho de 2016 o mundo tinha cerca de 65 milhões de refugiados, o que já é o maior êxodo absoluto desde a 2ª Guerra Mundial, formando uma enorme legião de desamparados, a maioria segregada em acampamentos em diversos países da Europa Oriental e nas bordas do Mediterrâneo.

Shot 011

Cerca de 60% daquela quantia, inobstante, é refugiada dentro do seu próprio pais, como é o caso da Síria, que vive uma das mais sangrentas guerras civis do mundo moderno, obrigando 7,2 milhões de sírios a abandonarem suas cidades e povoados de origem, para pontos diversos do território, fugindo da brutalidade da guerra intestina entre os rebeldes o regime de Bashar Al-Assad, que ainda tem como um dos efeitos colaterais, a invasão e tomada de alguns bolsões do território sírio pelos militantes do Estado Islâmico.

A União Europeia recebeu em 2015 cerca de 1 milhão de refugiados, fora aqueles que entraram ilegalmente. A repentina leva destes seres humanos em países do bloco abalou a zona de conforto que a maioria vivia, já tendo que lidar com as agruras da crise econômica que ainda faz marola no globo.

Shot 012

Esse caldo faz com que o sentimento anti-imigração tome corpo, o que depaupera ainda mais a situação daqueles que fogem dos seus países à procura de um lugar menos pior para viver. A pressão política interna sobre os líderes da UE, provoca o fechamento de fronteiras e, por consequência, nuvens humanas sem paragem perambulam sem ter onde fazer pousada.

Shot 013

Nesse apocalipse mal percebido, poucos tentam sensibilizar para a busca de uma solução, e no meio desses poucos, a artista espanhola Arantxa Lobera, famosa por seus grafites, apenas com um lápis, chamou a atenção em uma exposição de grafites de crianças sem pátria.

Shot 009

Clique na imagem acima para ver alguns grafites de Arantxa.

Comentários

  1. Porque será que em momentos tão perversos e graves como estes (genocídios, nazismo, fascismo...)nós humanos nos tornamos Avestruzes e enfiamos a cabeça na areia?

    ResponderExcluir
  2. discute-se muito sobre os refugiados. Estranho que ninguém solicita a russia, disparadamente o maior pais do mundo, a aceitar refugiados. É o maior e tem baixa densidade populacional. E também está envolvida em guerras que causam o surgimento de refugiados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação