O canto do cisne

Shot 004

A presidente afastada, Dilma Rousseff, fez ontem (29) aquele que está sendo tomado como o último discurso do seu segundo mandato no mais alto cargo do poder executivo da República, pois que poucos já, ou ainda, acreditam que ela possa reverter a quebra da onda do impeachment que a apeará do poder.

Dilma não manejou bem o tempo que lhe foi concedido, preferindo ler uma peça que em nada ajudou na sua defesa, mesclando momentos que traduziam dureza contra o ex-aliados, hoje por ela considerados como algozes, com a exaltação do próprio mandato, o que foi interpretado como um prelúdio da sua queda.

Extremamente desgastada como o presidente em exercício Michel Temer,  que ao final do processo de impeachment, e em sendo esse aprovado, será empossado definitivamente como presidente da República, Dilma Rousseff alcunhou-o de usurpador, insistindo no inepto discurso do golpe.

Foi um discurso muito longo para ser lido e isso prejudica o que o orador deseja auferir com a lógica escrita, pois a audiência não tolera, com a devida atenção, peças lidas que lhe tomem mais de 15 minutos, diferentemente dos bem fornidos improvisos que, se bem postos, com os devidos jeitos e trejeitos da oratória, são capazes de prender atenção por 60 minutos, pois o orador pode manejar as mudanças de rumos  e de tons, pronto note que a plateia se distrai, para chama-la de volta.  

Abaixo, uma compilação da Folha de alguns pontos cardeais do discurso:

Para ler a integra do discurso clique aqui.

Comentários

  1. Reproduzo aqui texto o simbolismo filosófico escrito pelo professor
    Junito Souza Brandão.
    "A imagem do cisne é hermafrodito. O cisne é feminino na contemplação das águas luminosas e é masculino na ação

    ResponderExcluir
  2. como será o resultado da votação do impeachment, caro Parsifal? o senhor tem alguma opiniao sobre quantos irão votar a favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avalio que votarão a favor entre 56 e 58 senadores.

      Excluir
  3. Mas foi enfrentar seus inimigos e amigos de ocasião.Collor que jurava ter aquilo roxo renunciou antes. Um rato fujão. Ela merece a minha admiração pela coragem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação