Por que Janot pede a prisão de alguns políticos e de outros não?

O título da postagem é o mesmo título de matéria publicada ontem (12) na revista ISTOÉ, cujo preâmbulo assevera:

“Ao pedir a prisão por obstrução de Justiça de Renan, Jucá, Sarney e Eduardo Cunha e poupar Dilma, Mercadante, Lula e Cardozo, que cometeram o mesmo crime, o procurador-geral da República Rodrigo Janot demonstra parcialidade, provoca reações no Congresso, no STF e coloca em risco a própria Lava Jato”.

Não compartilho da opinião do jornalista Sérgio Pardellas, que assina a matéria, quanto as preferências prisionais do Procurador-Geral da República colocarem em risco a Lava Jato, pois as investigações, há muito, ganharam vida própria e o único risco que correm são a perda de foco, que começa a permeá-las.

Mas as obtusas preferências de Janot merecem reflexões, e abaixo estão as asserções, em quadros elaborados pela revista em comento.

O núcleo do que se sabe e é tido como supostos crimes de obstrução perpetrados por Jucá, Sarney e Renan:

01

O núcleo do que se sabe e é tido como supostos crimes de obstrução perpetrados por Lula, Mercadante, Dilma e José Eduardo Cardozo:

02

E por que, afinal, os pedidos de prisão assinados por Janot se referem apenas aos primeiros?

A matéria da ISTOÉ pode ser lida aqui.

Comentários

  1. Ismael Moraes13/06/2016, 22:04

    Acredito que, porque a Dilma só pode ser presa por ordem do Senado presidido pelo presidente do Supremo; e, os demais, são de competência dos procuradores que oficiam junto ao Moro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilma, presidente, Mercadante e Cardozo, ministros, tinham foro especial no STF (Dilma ainda tem), portanto caberia a Janot o pedido. Lula teve o seu processo enviado ao STF e Janot, inclusive, se manifestou sobre ele e deveria ter aproveitado para fazer o pedido.
      Mas isso é mero exercício, pois eu não enxerguei, pelo menos no que foi publicado das escutas, nada que autorizasse prisões.

      Excluir
  2. Como voce é bem informado, quando Janot vai denunciar o Senador Jader?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Peça ao bom Deus pela saúde de seu inimigo só assim deras mais tempo para odia-lo"

      Excluir
  3. Mestre Chico Barão, o seu protetor foi denunciado mais uma vez por Janot. Penso que agora vai!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação