Prince

Shot 004

Michael Jackson foi o maior astro pop gestado nos anos 80. Mas a indesejada das gentes levou ontem (21), aos 57 anos, um dos mais completos gênios musicais dos mesmos anos que criaram Jacko: Prince, que passeava em estado de arte entre o soul, o pop, o rock e até uma espécie de precursor do funk.

Com aqueles gêneros bem manejados, Prince não apenas fez moda: fazendo o que é comum aos gênios, criou um estilo. O estilo Prince, seguido, a partir dos acordes finíssimos da sua guitarra, por todo o decorrer do século XX.

O raiar do século XXI não foi bom para Prince, menos pelo seu talento inato com a música e mais pela sua casmurrice com as gravadoras (brigou com todas) e não se ter conseguido atualizar com as formas modernas de distribuição de mídias.

Mas, o artista manteve um público cativo, que o acompanhava desde os anos 80, quando ele levava multidões delirantes para os grandes espaços onde se apresentava.

Eu era um desses admiradores do Prince dos anos 80, uma década musical ainda mal estudada e difundida, porque ainda recente, mas uma das mais ricas e prolixas eras musicais do mundo.

Abaixo, a mais conhecida música de Prince: a genial Purple Rain, cujo solo de guitarra é um clássico digno de Jimmy Hendrix.

Comentários

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação