Os Awá-Guajá

Shot 017

“Em 1992, eu era um jovem fotógrafo, recém-chegado à Folha. Um repórter e eu fomos para o interior do Maranhão juntos com funcionários da Funai, afim de entrar em contato com uma tribo dos awá-guajá.

Foram vários trechos de viagem. Avião, jipe, barco, a pé. Até que chegamos a um posto avançado da fundação e fizemos o primeiro contato com os índios da região.

A partir dali, acompanhados por alguns deles, fomos visitar aldeias que ficavam no meio da mata. A gente já tinha a informação de que a amamentação de animais era comum na tribo. Chegando lá, a cena realmente acontecia o tempo inteiro. Tenho várias outras imagens de amamentação para a mesma reportagem, mas nenhuma tem a potência que essa tem. Talvez pelo bebê, talvez pelo momento, pela sutileza, pela delicadeza.”

O depoimento é do jornalista fotográfico Pisco Del Gaiso, que teve a fotografia referida como uma das escolhidas para ilustrar o caderno especial da Folha de S. Paulo deste domingo (28), que comemorou 95 anos no dia 19.02.2016.

Shot 012

O filhote (o que está mamando) é um caititu, também conhecido como porco-do-mato.

Comentários

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação