Os ETs estão todos mortos

Shot001

A edição de janeiro do periódico científico “Astrobiology” publicou um artigo, assinado pelos astrobiólogos australianos, Aditya Chopra e Charley Lineweaver, opinando que não encontramos nenhum sinal de vida extraterrestre porque os que existiram, muito provavelmente, “estão todos extintos”.

O artigo tenta explicar o famoso paradoxo de Fermi sobre o assunto, que diante da afirmação de que dentre as centenas de milhões de planetas do universo, alguns, estatistcamente, abrigam vida inteligente, propôs a pergunta: “se ETs são comuns, onde eles estão que não conseguimos achá-los e nem eles nos conseguem achar?”.

Divirjo de Fermi nessa especificidade, opinando que o paradoxo é falso, pois o fato de não acharmos e não sermos achados não significa a inexistência “deles” e muito menos a nossa.

Mas, voltando ao artigo de Chopra e Lineweaver, opinam eles que a vida pode até ter surgido em outros planetas, mas apenas “a Terra teve a sorte de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa”, o que, longe de ser uma proposição cientifica é um mero palpite.

O palpite de Chopra e Lineweaver prossegue: “na Terra a vida teria tomado as rédeas do planeta bem cedo, regulando o ambiente para favorecer sua contínua existência”.

Não há nada de novo aí: essa é a teoria formulada por James Lovelock e Lynn Margulis, chamada de “Hipótese Gaia”, para explicar a gênese da vida na Terra, mas pelo menos a dupla não se rogou a afirmar que Gaia deu certo apenas na Terra, como sugerem Chopra e Lineweaver.

Depois de ler o artigo, no qual os autores até se esforçam na elaboração de modelos analíticos para demonstrarem a hipótese elaborada, sem contudo conseguir, ao cabo, destituir a mera teoria da probabilidade, fiquei a me perguntar se não seria mais interessante, diante de tanta confusão que temos arrumado na Terra, descobrir se, de fato, existe vida inteligente por aqui mesmo.

Se você se interessa pelo assunto, pode ler o artigo aqui (em inglês).

Comentários

  1. A cada dia eu me faço a mesma pergunta..existe?

    ResponderExcluir
  2. How good test my English reading about there is living off the land!

    ResponderExcluir
  3. Patricia Bittencourt Neves31/01/2016, 07:08

    A vaidade humana...Considerando a imensidão do Universo é muita pretensão achar que apenas na Terra existe "vida inteligente".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação