Estado Islâmico tenta recrutar jovens no Brasil

Shot 005

Matéria do Estadão revela que “setores de inteligência do governo brasileiro detectaram tentativas de cooptação de jovens no País pelo Estado Islâmico (EI) para atuar como ‘lobos solitários’”.

A alcunha “lobo solitário” designa recrutas treinados para agirem sozinhos, cuja principal característica é nunca ter agido, o que dá mobilidade e potencial para cometer atentados imprevisíveis.

A preocupação do governo brasileiro e dos organismos antiterror internacionais é que o EI pode estar preparando ataques no Brasil durante a Olimpíada de 2016.

O Estadão afirma que o assunto tem sido pauta em reuniões no Planalto e que policiais especializados europeus estiveram em Brasília no mês passado para tratar o assunto.

O Brasil, sem nenhuma tradição de atentados terroristas, estará amplamente vulnerável caso células do EI se instalem no país, pois sequer uma legislação antiterrorismo há, o que limita a atividade da PF na prevenção.

Um dos principais instrumentos de recrutamento de “lobos solitários” do EI é a internet. Através da rede o EI tem conseguindo arregimentar jovens na Europa e na América do Norte e agora, segundo o relatório vazado, estende os seus tentáculos até a América do Sul.

Comentários

  1. Setores de inteligência do governo brasileiro, cof ...cof...

    ResponderExcluir
  2. Parsifal;

    Certa vez vi uma charge feita com inteligência e bom humor, em que um sentinela americano perguntava quem se aproximava. Veio a resposta: sou iraniano! e ele continuou numa dúvida enorme e perguntou: "friend or foe"? Acho que muita gente no Brasil vai ficar em dúvida se os terroristas do EI são "friend or foe"; afinal terroristas italianos são bem-vindos, militantes do bolivarinismo também, iranianos talvez sejam, então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que os "friends" do EI têm uma maneira literalmente explosiva de se revelarem "foe".

      Excluir
  3. so pode ser brincadeirinha de 1 de abril ó governo nao conseguiu detectar,o roubo de milhoes em uma estatal sobre o seu comando, debaicho do seu nariz.vai solucionar um problema deste muito mais complexo,isto e so conversa pra boi dormir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação