Morre Leonard Nimoy, o Mr. Spock de Jornada nas Estrelas

Screen 006

Eu sou um fã incondicional da franquia “Jornada nas Estrelas”: assisti a todos os filmes produzidos até hoje e toda a série televisiva.

Gene Roddenberry, o criador da franquia, está na minha galeria da fama ao lado de ícones da cultura, e contracultura, correlata.

Portanto angustiou-me a morte, ontem (27), aos 83 anos, do ator que representava uma das mais singulares personagens da franquia: Leonard Nimoy, o sisudo Mr. Spock, recrutado pela “USS Enterprise” na longínqua Confederação de Surak, do planeta Vulcano, cujos habitantes eram peculiares pelo raciocínio lógico desprovido de quaisquer emoções.

spock

Leonard Nimoy era um bostoniano, filho de imigrantes ucranianos. Teve infância e juventude pobres e começou a carreira de ator nos anos 50, fazendo pontas em séries para a TV americana. Entre as filmagens, que não lhe davam renda suficiente, fazia bicos diversos, como entregar jornais.

Em meados da década de 60, Nimoy conheceu outro ícone da franquia “Star trek”, William Shatner, o capitão Kirk, e juntos atuaram na série que os alçaria à fama: "The Man from U.N.C.L.E", que no Brasil foi distribuída como “O Agente da UNCLE”.

Screen 003

A forte atuação de Nimoy como Mr. Spock dificultou-lhe trabalhos fora da franquia, mas ele fez incursões em “Missão: Impossível” (não os filmes recentes com Tom Cruise, mas uma série televisiva do final da década de 60 até meados da década de 70), fez um episódio no “Agente 86” (eu não perdia um) e até atuou na série de farwest, "Bonanza".

Nimoy também foi diretor de “Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock” e de “Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa”, em 1984 e 1986.

Como a franquia “Star Trek” não é o tipo que chama atenção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que promove e entrega o prêmio máximo do cinema mundial, o Oscar, Nimoy nunca pisou no tapete vermelho do Dolby Theatre, mas, pelo Mr. Spock, Nimoy recebeu três indicações ao Emmy, o principal prêmio da televisão americana.

Screen 004

O último trabalho de Nimoy em Star Treck foi uma participação especial em "Além da Escuridão”, em 2013, que também foi o mais recente filme da franquia.

Abaixo, uma das últimas aparições de Nimoy com a famosa saudação dos vulcanos, que significava "Vida longa e próspera". Ele viveu muito e foi próspero.

Screen 001

Comentários

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação