Então é Natal…

As pinturas do nascimento de Cristo têm foco na figura de Maria acalentando O Salvador. A figura paterna é dogmaticamente coadjuvante em razão da concepção de Maria sem Pecado Original e da Virgindade Perpétua de Nossa Senhora.

Shot 005

Muitos confundem esses dois conceitos.

O dogma da concepção de Maria sem Pecado Original não se refere à virgindade na concepção de Cristo e sim de Maria ter nascido e vivido pura, não tendo jamais pecado e sequer tendo tido a vontade de pecar. É o dogma que a Igreja Romana celebra como “A Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria”. O termo “conceição”, aí, significa a imaculabilidade como modo de vida, ou seja, Maria, desde sempre, optou por uma vida sem pecados.

Ao mistério do nascimento de Cristo, conservando, a Santíssima Virgem, a castidade, a Igreja denomina “A Virgindade Perpétua de Nossa Senhora”, atribuindo a paternidade de Cristo ao Próprio Deus.

Assenta-se nesse princípio a descoloração de José, o esposo de Maria, nos afrescos que retratam a Natividade, majoritariamente lida como a maternidade divorciada da figura paterna mundana. O Natal, portanto, além da festa do nascimento do Salvador, celebra a dedicação materna. Se Deus concebeu um homem para encarnar o Seu Verbo, a casta figura de Maria é a face feminina da Divindade, pois, dentre as mulheres, ela foi A Escolhida para gestar o Seu Bendito Fruto.

Shot 001

José não deveria ter ido ao segundo plano da mitologia Crística. Ele foi fiel à profecia, aceitou Maria como esposa sem a obrigação de conhecê-la, deu-lhe suporte incondicional na gestação e na Natividade e  adotou Jesus como seu Filho legítimo, tornando-se o pai terreno do Filho de Deus.

Quando muitos homens desatam os laços familiares, legando às mães a singular tarefa de prover material e espiritualmente os filhos, José é um exemplo de paternidade, um paradigma de pai de família dedicado, que doa a vida, o trabalho e a honra ao núcleo familiar. O Natal, na figura de José, é a celebração da paternidade na sua mais ampla e cativante concepção.

Um dos pouquíssimos afrescos da Natividade que retratam, em primeiro plano, a figura paterna, é obra do pintor barroco Guido Reni, que viveu na região da Emília Romana entre 1575 e 1642, hoje território italiano.

É belíssimo o seu “São José e O Cristo Criança”, que, com máxima vênia à Santíssima Virgem, escolhi para colar abaixo e desejar um

Feliz Natal a todos! 

Shot 003

Comentários

  1. Nós homens pais temos muito para dizer e poucos para nos escutar... feliz natal.

    ResponderExcluir
  2. Caro Parsifal, obrigado pala aula de teologia, e a correta interpretação do, para mim, o maior dogma da Igreja Católica. É um tema que me fascina, e um dia quem sabe, gostaria de conversar contigo, sobre várias coisas. Que bela homenagem, prestaste a São José, o humilde carpinteiro, o primeiro pai sócio afetivo, que o mundo conheceu, glorificado pelas bençãos de Deus. Um Feliz Natal à todos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Nunca tinha entendido o Natal assim.

    ResponderExcluir
  4. Wilson - Tucuruí24/12/2014, 20:08

    Lindo! Só posso dizer isso e isso é tudo!
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada. O meu Natal ficou mais lindo. Feliz Natal pra vocês!

    ResponderExcluir
  6. Jailson Rodrigues (JR)25/12/2014, 08:59

    Feliz Natal a todos(as)
    Obrigado pela aula gratuita.

    ResponderExcluir
  7. Espetacular postagem Excelência!
    Boas Festas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação